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A “Jacinto Cândido” no Atlântico Nordeste
            A “Jacinto Cândido” no Atlântico Nordeste

             ram 10h00m do dia 15 de Maio do  orientação específicas, propondo ao coman-  sacos, os bonés substituídos por gorros e as
             corrente ano quando a bordo do NRP  dante a melhor condução das operações, sen-  mãos calçadas com luvas.
         E“Jacinto Cândido” se ouviu o seguin-  do estes os responsáveis por toda a actividade   Esta fase da viagem foi uma descoberta
         te aviso: “Atenção Guarnição Estabelecida  administrativa relativa aos processos de ins-  devido ao frio intenso, às chuvas repenti-
         Condição 8 – Faina Geral, Condição de Es-  pecção estabelecidos pela NEAFC.  nas, ao granizo e à neve que iam caindo e
         tanqueidade «Z»“.                                                                atraindo curiosos ao exterior.
           Com este aviso o NRP “Ja-                                                      A rotina resumia-se em quar-
         cinto Cândido” largou amar-                                                      tos, palestras sobre primeiros
         ras da BNL com destino ao                                                        socorros e sobre a melhor e
         norte do Oceano Atlântico                                                        mais rápida maneira de en-
         e com data de regresso em                                                        vergar os fatos térmicos ten-
         30JUN06, dando assim iní-                                                        do em conta a segurança.
         cio a missão NEAFC-06. A                                                         Sete dias depois da largada
         NEAFC é uma área de pes-                                                         de Lisboa avistámos, pelas
         cas situada em águas inter-                                                      16h28m, aquela que seria a
         nacionais, e por esta razão                                                      primeira de uma séria de em-
         todos os estados podem aí                                                        barcações de pesca que por
         pescar. Porém, em 1980 um                                                        ali navegavam numa «auto-
         grupo de países resolveu                                                         estrada» de dois sentidos e
         unir-se por forma a regular a                                                    muito ordenada. A nossa pre-
         pesca na região, tendo sido                                                      sença não pareceu atrapalhar
         assinada a Convenção para                                                        estas embarcações (que es-
         a Cooperação Multilateral                                                        tavam muito absorvidas na
         de Pesca no Atlântico Nor-                                                       sua actividade), nem as nu-
         deste (NEAFC) que entrou                                                         merosas gaivotas existentes
         em vigor em 1982. Os países que assina-  O período de aprontamento do navio  na zona, e só se desviavam para que não
         ram esta convenção acordaram entre si que  para a missão foi de aproximadamente um  passássemos por cima delas. Dez dias de-
         deveriam enviar um navio para controlar e  mês, e revestiu-se de cuidados específicos,  pois da partida e feitas duas fiscalizações a
         inspeccionar as embarcações que desen-  inerentes a uma missão longa em mares tão  duas embarcações portuguesas (Coimbra e
         volvem as suas actividades na área NEAFC.  diferentes do nosso. De realçar que durante  Cidade de Amarante), de acordo com o nor-
         Os pesqueiros que operam nestas águas po-  os preparativos houve uma especial aten-  mativo aprovado pelas partes que integram
         dem dividir-se em dois grandes grupos: os  ção em equipar o navio com material de  a NEAFC, o navio rumou à Islândia.
         pertencentes aos países que ratificaram o  trabalho adequado às baixas temperaturas   Chegámos a Reykjavík num dia frio e com
         acordo de pescas, países contratantes (to-  que se sentem em latitudes tão elevadas,  céu nublado. Estávamos todos ansiosos por
         dos os estados da União Europeia e a Rús-  sendo a segurança do pessoal um aspecto  sair de bordo e explorar esta ilha vulcânica
         sia), e os que não ratificaram, designados  prioritário. Nesta fase de preparação existiu  perdida no norte do Atlântico. Terminado o
         como partes não-contratantes (que incluem  sempre uma cooperação bastante acentua-  descanso e reabastecido (de géneros e com-
         qualquer outro país que decida pescar nas  da por parte dos órgãos de comando e de  bustível), o navio fez-se ao mar com o in-
         águas abrangidas pela convenção). Os                                      tento de dar seguimento às acções de
         navios destes últimos não são obriga-                                     fiscalização. Regressámos à «auto-es-
         das a receber os inspectores, mas em                                      trada» de embarcações de pesca e, en-
         contrapartida não podem descarregar                                       quanto aguardávamos por condições
         o pescado em nenhum porto dos es-                                         ambientais favoráveis para efectuar
         tados contratantes.                                                       fiscalizações, continuávamos a acti-
           Esta missão tinha por objectivo a                                       vidade de identificação das embar-
         verificação das normas definidas pelo                                       cações de acordo com as indicações
         Regime de Controlo e Vigilância para                                      dos inspectores. Na realidade, esta ac-
         Navios de Pesca que operam na Zona                                        ção de identificação de embarcações
         de Convenção, fora das áreas de ju-                                       é fundamental, pois permite informar
         risdição nacionais, quer por navios                                       todos os estados contratantes de quais
         de partes contratantes quer por navios                                    as embarcações que não devem ser
         de partes não contratantes e particu-                                     autorizadas a descarregar pescado nos
         larmente nas divisões XII e XIVb do CIEM  apoio técnico: Comando Naval, Flotilha,  seus portos. Quando as condições ambien-
         onde a presença de navios é mais intensa  Esquadrilha de Escoltas, DN, DA e AA. A  tais melhoraram, passando a ser possível
         nesta altura do ano já que o cantarrilho se  missão foi dividida em três fases: de 15/28  efectuar as fiscalizações foi decidido pas-
         encontra em abundância junto à linha das  MAI (Lisboa - Reykjavík), de 31MAI/15 JUN  sar o esforço de patrulha para outra área, a
         200 milhas da Islândia.            (Reykjavík - Dublin) e 18/30 JUN (Dublin  norte da Irlanda, pois estavam na área mais
           Portugal, como país membro, e com em-  - Lisboa).                   dois navios a efectuar fiscalizações, um is-
         barcações de pescas na zona, assumiu o com-  No dia 16 às 06h34m entrámos na área  landês e outro das ilhas Faroé.
         promisso de enviar de dois em dois anos um  NEAFC. O sol que brilhava ao sairmos de   A norte da Irlanda o tempo não esteve fa-
         navio para efectuar a patrulha da zona. Para  Lisboa rapidamente ficou encoberto pelas  vorável, o vento estava muito forte e a on-
         cumprimento da missão embarcaram dois  nuvens, o vento aumentou de intensidade  dulação era tal que atingia os 6 metros de
         inspectores da Direcção-Geral das Pescas e  e as ondas tornaram-se maiores à medida  altura, não tendo portanto sido possível  pro-
         Aquicultura (DGPA) – João Diogo e António  que o navio avançava para norte. As cami-  ceder a nenhuma fiscalização. Apesar disso,
         Miguel, que vieram contribuir com linhas de  sas rapidamente foram reforçadas com ca-  ainda foi possível proceder à identificação de

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