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VADO) DO PANAMÁ
VADO) DO PANAMÁ
Foto “El Canal de Panama” metros, que é o nível daquele lago, tem que se passar três com-
Quando se entra do lado do Atlântico, para se alcançar os 26
portas, chamadas Gatun. Neste lago a navegação faz-se duran-
te cerca de 32 milhas, descendo-se pela comporta Pedro Miguel
para o pequeno lago de Miraflores, do qual se alcança o nível do
Oceano Pacífico através de mais duas comportas chamadas Mi-
raflores. Assim, a travessia de cada navio implica a utilização de
seis eclusas, todas elas em via dupla.
O canal, que se estende entre Colón, no Mar das Caraíbas, e
a cidade de Panamá, no Pacífico, tem o comprimento de 64.4
quilómetros. A largura das comportas é 33.5 metros, tendo sido
fixada em 32.31 metros a boca máxima dos navios. Assim nes-
te caso extremo, apenas fica pouco mais de meio metro de folga
para cada um dos bordos. É por isso que os navios atravessam as
comportas amarrados a pequenas “locomotivas” que garantem
uma navegação rigorosa, evitando o perigo dos costados serem
arranhados.
As outras limitações no que respeita às dimensões dos navios
são: comprimento: 294.13 metros e calado: 12.04 metros. Es-
tes valores têm limitado, ao longo dos tempos, a travessia dos
maiore s navios, designadamente, os navios de combate norte-
-americanos, como os porta-aviões que estão assim impedidos
de atravessar o canal.
Assim como aconteceu no Suez , a remoção de terras no istmo
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do Panamá foi uma operação ciclópica. Aqui, a escavação atingiu
os 150 milhões de metros cúbicos o que dava para perfurar um
túnel no globo terrestre, com cerca de quatro metros de diâmetro,
do pólo Norte ao pólo Sul!
O canal foi inaugurado em 3 de Agosto de 1914 e, no dia 15, o
S.S. Ancon teve a honra de ser o primeiro navio a atravessá-lo.
Desde 1979 que o governo americano foi diminuindo a auto-
ridade que exercia no canal. A transferência total foi feita às 12
horas de 31 de Dezembro de 1999.
Todavia, o aumento constante do tráfego e as dimensões sempre
crescentes dos navios porta contentores aconselharam a abertu-
ra de uma terceira via que permita, não só o aumento do tráfego
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diário de 38 para 43 navios , como também o crescimento das
suas dimensões. Assim, será possível a passagem de cargueiros
com 386 metros de comprimento, 49 de boca e 15 de calado.
Mas, para além da construção desta gigantesca obra, teve de ser
considerado um problema que se tem agravado com o aumento
do tráfego.
tituir a anterior. Negoceia com a Colômbia a cedência, por 100 De facto, cada navio que passa o Canal, obriga ao enchimento
anos, de um corredor com a largura de seis milhas ao longo das seis eclusas, com água do lago Gatun que é alimentado pelo
do canal, ficando com autoridade absoluta, assim como a sua rio Chagres e pela bacia hidrográfica que o rodeia. Ora acontece
a dministração. Todavia o senado colombiano não ratifica esta que esta enorme quantidade de água doce, se perde completa-
concessão. mente, limitando a sua utilização para outros fins. Actualmente,
Em 1903, sucede algo que, ingenuamente, poderemos chamar 58% dessa água é consumida no transito dos navios, restando
inesperado: em grande parte do istmo estoira uma revolta. Nasce apenas 36% para a produção de electricidade e 6 % para usos
um novo país, que se separa da Colômbia, e que vai chamar-se domésticos. Deste modo as novas docas de passagem serão con-
Panamá. Neste mesmo ano, é assinado o tratado Hay-Bunau-Va- cebidas de modo a que a água resultante do esvaziamento das
nila, pelo qual os Estados Unidos garantem a independência do eclusas seja reutilizada, como, aliás, já se faz em canais na Ale-
Panamá e obtem a concessão perpétua de uma faixa de cinco mi- manha e na Bélgica.
lhas para cada lado do canal. O Panamá foi recompensado com As autoridades do Panamá prevêem que a terceira via do Canal
a soma de 10 milhões de dólares recebendo, além disso, a anui- seja inaugurada no ano de 2015, precisamente um século após
dade de 250 000 dólares a partir de 1913. a sua inauguração.
Em 1905, os trabalhos recomeçam mas houve que tomar uma Z
medida indispensável, que consistiu em sanear o local para evitar A. Estácio dos Reis
a elevada mortandade na população de trabalhadores que chegou CMG
a atingir os 45 000 homens. O projecto também sofreu alterações Notas
e a mais importante foi, sem dúvida, a mudança do nível do canal, 1 O primeiro navio português que passou o Canal de Suez, alguns dias após a inau-
concebido por Lesseps (o que obrigaria a um túnel de 6 kilómetros guração, foi a galera Viajante. Ver a Revista da Armada nº293, de Dezembro de 1996
2 É curioso notar que os dois mais famosos canais do mundo (que não são os mais
de extensão) para uma solução utilizando comportas. Para o efei-
to foi criado um lago artificial, que ficou com o nome de Gatun e longos) tem um tráfego equivalente. Em 1996, o Panamá foi atravessado por 13 721
navios enquanto pelo Suez passaram 14 731.
que é alimentado pelas chuvas e pelo rio Chagres. 3 Actualmente, o tempo médio da travessia do canal é 24 horas, incluindo o período
de espera. O trânsito previsto situa-se entre as 8 e 10 horas.
REVISTA DA ARMADA U AGOSTO 2007 19