Page 273 - Revista da Armada
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VADO) DO PANAMÁ
 VADO) DO PANAMÁ

                                                           Foto “El Canal de Panama”  metros, que é o nível daquele lago, tem que se passar três com-
                                                               Quando se entra do lado do Atlântico, para se alcançar os 26
                                                              portas, chamadas Gatun. Neste lago a navegação faz-se duran-
                                                              te cerca de 32 milhas, descendo-se pela comporta Pedro Miguel
                                                              para o pequeno lago de Miraflores, do qual se alcança o nível do
                                                              Oceano Pacífico através de mais duas comportas chamadas Mi-
                                                              raflores. Assim, a travessia de cada navio implica a utilização de
                                                              seis eclusas, todas elas em via dupla.
                                                               O canal, que se estende entre Colón, no Mar das Caraíbas, e
                                                              a cidade de Panamá, no Pacífico, tem o comprimento de 64.4
                                                              quilómetros. A largura das comportas é 33.5 metros, tendo sido
                                                              fixada em 32.31 metros a boca máxima  dos navios. Assim nes-
                                                              te caso extremo, apenas fica pouco mais de meio metro de folga
                                                              para cada um dos bordos. É por isso que os navios atravessam as
                                                              comportas amarrados a pequenas “locomotivas” que garantem
                                                              uma navegação rigorosa, evitando o perigo dos costados serem
                                                              arranhados.
                                                               As outras limitações no que respeita às dimensões dos navios
                                                              são: comprimento: 294.13 metros e calado: 12.04 metros. Es-
                                                              tes valores têm limitado, ao longo dos tempos, a travessia dos
                                                              maiore s navios, designadamente, os navios de combate norte-
                                                              -americanos, como os porta-aviões que estão assim impedidos
                                                              de atravessar o canal.
                                                               Assim como aconteceu no Suez , a remoção de terras no istmo
                                                                                        2
                                                              do Panamá foi uma operação ciclópica. Aqui, a escavação atingiu
                                                              os 150 milhões de metros cúbicos o que dava para perfurar um
                                                              túnel no globo terrestre, com cerca de quatro metros de diâmetro,
                                                              do pólo Norte ao pólo Sul!
                                                               O canal foi inaugurado em 3 de Agosto de 1914 e, no dia 15, o
                                                              S.S. Ancon teve a honra de ser o primeiro navio a atravessá-lo.
                                                               Desde 1979 que o governo americano foi diminuindo a auto-
                                                              ridade que exercia no canal. A transferência total foi feita às 12
                                                              horas de 31 de Dezembro de 1999.
                                                               Todavia, o aumento constante do tráfego e as dimensões sempre
                                                              crescentes dos navios porta contentores aconselharam a abertu-
                                                              ra de uma terceira via que  permita, não só o aumento do tráfego
                                                                                    3
                                                              diário de 38 para 43 navios , como também o crescimento das
                                                              suas dimensões. Assim, será possível a passagem de cargueiros
                                                              com 386 metros de comprimento, 49 de boca e 15 de calado.
                                                              Mas, para além da construção desta gigantesca obra, teve de ser
                                                              considerado um problema que se tem agravado com o aumento
                                                              do tráfego.
         tituir a anterior. Negoceia com a Colômbia a cedência, por 100   De facto, cada navio que passa o Canal, obriga ao enchimento
         anos, de um corredor com a largura de seis milhas ao longo  das seis eclusas, com água do lago Gatun que é alimentado pelo
         do canal, ficando com autoridade absoluta, assim como a sua  rio Chagres e pela bacia hidrográfica que o rodeia. Ora acontece
         a dministração. Todavia o senado colombiano não ratifica esta  que esta enorme quantidade de água doce, se perde completa-
         concessão.                                           mente, limitando a sua utilização para outros fins. Actualmente,
           Em 1903, sucede algo que, ingenuamente, poderemos chamar  58% dessa água é consumida no transito dos navios, restando
         inesperado: em grande parte do istmo estoira uma revolta. Nasce  apenas 36% para a produção de electricidade e 6 % para usos
         um novo país, que se separa da Colômbia, e que vai chamar-se  domésticos. Deste modo as novas docas de passagem serão con-
         Panamá. Neste mesmo ano, é assinado o tratado Hay-Bunau-Va-  cebidas de modo a que a água resultante do esvaziamento das
         nila, pelo qual os Estados Unidos garantem a independência do  eclusas seja reutilizada, como, aliás, já se faz em canais na Ale-
         Panamá e obtem a concessão perpétua de uma faixa de cinco mi-  manha e na Bélgica.
         lhas para cada lado do canal. O Panamá foi recompensado com   As autoridades do Panamá prevêem que a terceira via do Canal
         a soma de 10 milhões de dólares recebendo, além disso, a anui-  seja inaugurada no ano de 2015, precisamente um século após
         dade de 250 000 dólares a partir de 1913.            a sua inauguração.
           Em 1905, os trabalhos recomeçam mas houve que tomar uma                                             Z
         medida indispensável, que consistiu em sanear o local para evitar                        A. Estácio dos Reis
         a elevada mortandade na população de trabalhadores que chegou                                       CMG
         a atingir os 45 000 homens. O projecto também sofreu alterações   Notas
         e a mais importante foi, sem dúvida, a mudança do nível do canal,   1  O primeiro navio português que passou o Canal de Suez, alguns dias após a inau-
         concebido por Lesseps (o que obrigaria a um túnel de 6 kilómetros   guração, foi a galera Viajante. Ver a Revista da Armada nº293, de Dezembro de 1996
                                                               2  É curioso notar que os dois mais famosos canais do mundo (que não são os mais
         de extensão) para uma solução utilizando comportas. Para o efei-
         to foi criado um lago artificial, que ficou com o nome de Gatun e   longos) tem um tráfego equivalente. Em 1996, o Panamá foi atravessado por  13 721
                                                              navios enquanto pelo Suez passaram 14 731.
         que é alimentado pelas chuvas e pelo rio Chagres.     3  Actualmente, o tempo médio da travessia do canal é 24 horas, incluindo o período
                                                              de espera. O trânsito previsto situa-se entre as 8 e 10 horas.
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