Page 7 - Revista da Armada
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da guarnição, tendo em vista a manutenção Os voos de reconhecimento efectuados transferência, por helicóptero, dos cerca de
de padrões, foi estabelecido um plano de pelo Fenix nesta área confirmaram a intensa 300 kg de alimentos através do método de
treino interno que envolve, nomeadamente, actividade junto aos campos de piratas, ob- carga suspensa.
a prontidão das armas do navio, a execução servando-se a deslocação de muitos meios lo-
de exercícios no âmbito da limitação de ava- gísticos e a presença de muitas embarcações Durante a execução desta operação foi
rias, como sejam o combate a incêndios, ala- e pessoas junto desses campos. Foi durante possível obter do comandante do MV Dover
gamentos e acções com a equipa médica no a patrulha nesta área e a poucas milhas da algumas informações importantes sobre a
apoio a feridos ou vítimas de naufrágio. costa que, na manhã do dia 30 de Setembro, forma como foi efectuada a acção de pirata-
se verificou a libertação do navio mercante ria e o comportamento a bordo dos grupos
Em 20 de Setembro, o NRP D. Francisco Dover, de bandeira do Panamá e com uma de piratas ao longo dos diversos meses em
de Almeida dirigiu-se para o interior do porto tripulação constituída por 24 pessoas, que que se encontraram sequestrados. O seques-
do Djibuti, onde, através da utilização das tinha sido objecto de uma acção de pirataria tro ocorreu na manhã de 28 de Fevereiro
suas semi-rígidas recebeu de terra vários ar- em Fevereiro deste ano e que desde então e quando, a navegar para um porto do Iémen,
tigos importantes vindos de Portugal, para até ao pagamento de um resgate se encontra-
manter a sustentação logística e operacio- va na posse dos piratas somalis. foram surpreendidos pela aproximação
nalidade dos equipamentos de bordo. de uma skiff a alta velocidade e a efectuar
Logo após a sua libertação, o comandan- diversos disparos. Como resposta, o "Do-
Seguidamente efectuou patrulha ao te deste navio mercante entrou em contacto ver" efectuou diversas manobras evasivas
longo do IRTC em direcção ao porto de com o NRP D. Francisco de Almeida tendo con- para escapar deste ataque e, após várias
Salalah no Sultanato de Oman, tendo per- firmado que já não se encontravam piratas a tentativas de subir a bordo, os piratas
corrido mais de 700 milhas náuticas (apro- bordo, que estava a navegar em segurança conseguiram-no e rapidamente subiram
ximadamente 1.300 km). com todos os sistemas disponíveis e solicita- à ponte do navio ameaçando com armas
va apoio médico e alimentar para o pessoal e aprisionando a tripulação. O navio foi
A 23 de Setembro, o NRP D. Francisco de da sua tripulação, de modo a permitir o seu então conduzido para perto de um dos
Almeida chegou ao porto de Salalah, para trânsito em condições minimamente adequa- campos de piratas existente na zona
efectuar uma escala logística, após 22 dias das desde a costa da Somália até ao porto de Nordeste da Somália onde se manteve
de patrulha na área de operações. Salalah, no Sultanato de Oman. Prontamente fundeado desde então. Os tripulantes se-
foi elaborado um plano de apoio, que consis- questrados tiveram, durante todo o perí-
O Sultanato de Oman é um país situa- tiu no fornecimento de alimentos e água para odo, uma alimentação precária, comendo
do na extremidade oriental da Península mais de 3 dias, projectado através do helicóp- principalmente ervas e algumas vezes
Arábica, cuja capital é Muscat, tendo como tero orgânico, e o envio de uma equipa do também arroz, sendo que a água forneci-
Chefe de Estado o Sultão Qaboos Bin Said destacamento de helicópteros e de socorristas da era de qualidade muito duvidosa. De-
Al Said. Com cerca de 3,3 milhões de ha- através das embarcações semi-rígidas para pois de serem libertados dos piratas, após
bitantes, a população é maioritariamente prestar apoio médico-sanitário. A bordo, esta o pagamento do resgate, estavam agora
muçulmana, tem como o árabe a língua equipa de apoio chefiada pelo 1TEN Almeida aliviados e ansiosos por comer uma boa
oficial deste país e a sua economia está e Silva, preparou a área do navio destinada a refeição e acima de tudo com o pensa-
essencialmente assente na exploração do receber os mantimentos por reabastecimento mento de voltarem para casa.
petróleo. Salalah situada no sul do país, é vertical (VERTREP) e avaliou as condições de
conhecida como um destino popular para saúde a alguns elementos da tripulação que, Após prestado o apoio necessário pelo
o turismo, devido à característica natural apesar do seu estado debilitado devido fun- NRP D. Francisco de Almeida, o comandan-
da conjugação das montanhas envolventes damentalmente à carência de alimentos, não te do navio mercante "Dover" endereçou os
com as suas praias de areia branca. É a segun- inspiravam cuidados de maior, tendo apenas seus sinceros agradecimentos à fragata por-
da maior cidade do país com cerca de 200 mil um elemento sido medicado em conformi- tuguesa, tendo prosseguido viagem até ao
habitantes e o seu porto é um dos mais im- dade. Após verificadas todas as condições de porto de Salalah, com um trajecto previsto de
portantes da península Arábica, com ligações segurança a bordo do Dover, foi efectuada a cerca de três dias.
marítimas a África, Médio Oriente e Ásia. O Nesta mesma tarde e após mais um voo
apoio logístico em Salalah foi mais uma vez de reconhecimento e vigilância por parte
garantido através dos agentes designados do Fenix, foi detectada uma embarcação de
pela NAMSA, onde se incluiu uma prolon- pesca suspeita vinda de costa e, no sentido
gada faina para abastecimento de géneros de se investigar indícios de estar ligada a
alimentares. Esta estadia no porto foi tam- actos ou grupos de pirataria, foi efectuada a
bém importante para a realização de diversas sua abordagem e consequente vistoria. Para
manutenções aos equipamentos e sistemas este efeito foram empenhadas as equipas de
de bordo, fundamentais para manter a sua segurança do navio que, a bordo, recolheram
operacionalidade ao longo da missão. o máximo de informação possível, não tendo
sido detectados comportamentos suspeitos,
Neste porto a guarnição teve ainda opor- equipamentos ou armas passíveis de serem
tunidade de poder visitar a cidade de Salalah utilizadas em actos de pirataria.
e alguns locais históricos e pitorescos nas re- Terminada esta acção de abordagem, o
dondezas, tais como as montanhas com flo- NRP D. Francisco de Almeida prosseguiu mis-
restas de árvores de incenso e onde também são na mesma área de patrulha junto à costa
se podia encontrar o túmulo do profeta Job. leste da Somália.
No dia 26 de Setembro logo após o nas- Colaboração do Comando do
cer do sol, o navio apitou à faina e largou do NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA
porto a fim de iniciar o seu segundo período Notas:
de patrulha. Foram inicialmente atribuídas
as tarefas de patrulha nas áreas do IRTC e, 1 NATO Maintenance and Supply Agency.
posteriormente, a partir do dia 28, o navio 2 International Recommended Transit Corridor.
dirigiu-se para a costa Nordeste da Somália 3 TF 508 correspondente ao Standing NATO Maritime.
tendo contornado o corno de África e inicia- 4TF 151 correspondente à Combined Maritime Forces
do o acompanhamento e vigilância dos mo- (CMF)
vimentos dos campos piratas ali localizadas 5 TF 465 correspondente à European Union Naval Force
tendo como recurso fundamental o helicóp- (EUNAVFOR)
tero orgânico (Fenix).
7REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2011