Page 9 - Revista da Armada
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navegação; professores em terra para ajudar     é cedo, é certo, mas os cinco meses que a guar-    rapidamente a “cara” de adolescente, de quem
a construírem uma força regional capaz de se    nição passou junta, fixa a um objectivo, uma       chegou agora aos 20 anos.
opor a esta ameaça e advogados para zelar       missão, é algo que ainda está para ser descrito.
pelo cumprimento das leis internacionais.       Dia 20 de Agosto, a “Vasco da Gama” atraca            Quando finalmente atingimos a costa
                                                em Sousa Bay, na ilha de Creta. O nosso pri-       Algarvia sabemos que estamos de regresso.
   Finda a cerimónia, a “Vasco da Gama”         meiro porto logístico, que foi o adeus à Europa,   É como chegarmos ao portão da nossa casa e
iniciou os preparativos para o tão desejado     recebe-nos agora novamente na chegada. No          sentirmos que tudo nos é familiar. A brisa e a
trânsito de regresso a Lisboa. O sentimento     dia seguinte recebemos de braço dado a “D.         costa são únicas e indissociáveis. Resta agora
de missão cumprida alia-se á ansiedade de       Francisco de Almeida”, que se encontra a dirigir-  só mais um dia, que se inicia cedo como é há-
um rápido retorno a casa, mesmo que a via-      -se para a mesma área de operações, embora sob     bito. Dia 27 de Agosto, o Ministro da Defesa
gem demore uns longos... 14 dias!               um comando diferente, o da NATO, mas com           Nacional, acompanhado pelo Almirante
                                                o mesmo objectivo, combater a pirataria. Para      CEMA e restantes comitivas, são recebidos
21ª Semana                                                                                         a bordo. O objectivo é conhecer a execução
                                                alem do material transferido, ambas as guarni-
   Concluído assim a passagem de tes-           ções trocam informação, sob forma de reuniões             e os resultados da missão e falar ao
temunho, agora assumido pela fragata            sectoriais, pequenos briefings, ou simplesmente           Comandante e guarnição da “Vasco
alemã “Bayern”, a “Vasco da Gama”               á frente de uma mesa e de um café quente a dis-           da Gama”. Durante a formatura, enal-
apita à faina, de forma a realizar a lar-       cutir e trocar experiências, conhecimento, tudo o         tecendo o desempenho do navio que
gada do último porto da área de opera-          que possa servir para ajudar aqueles, que como            afirmou, mais uma vez, Portugal e a
ções, que curiosamente, também tinha            nós, vão para uma missão real naquela área de             Marinha além-fronteiras, é notório o
sido o primeiro - o Djibouti. Durante a         operações pela primeira vez.                              sentido de orgulho pelo significado
largada prevaleceu um misto de emo-                                                                       que este gesto acarreta. Os reconheci-
ções, onde estava perfeitamente visível            Dia 22 de Agosto, é hora de ambas as fraga-            mentos são sempre marcante e uma
a satisfação da guarnição quer pelo             tas regressarem ao mar, em rumos opostos. Aos             prova clara do empenho e disponi-
sentimento de missão cumprida, quer             nossos camaradas de armas desejamos toda a                bilidade permanentes da “Vasco da
pelo facto de estarmos de regresso a            sorte do mundo, assim como reiteramos a dis-              Gama”.
Portugal.                                       ponibilidade de em qualquer momento auxi-
                                                liarmos no que for possível. Agora, para nós, é               Chegados à entrada da bacia de ma-
   O saldo destes 122 dias de operação          tempo de regressar a casa.                                nobra, são vários aqueles que tentam
é extremamente positivo, e como tal                                                                       vislumbrar familiares e amigos entre
bastante recompensador, pelo esforço,              O trânsito final, até á chegada a Lisboa, é            a massa humana que circunda o cais.
dedicação e profissionalismo que todos          demorado. Não pelo tempo em si, ou pelas                  Ao atracar, a banda da Armada toca a
os militares da “Vasco da Gama” sou-            condições meteorológicas, que se encontram                “Marcha dos Marinheiros” e todos sen-
beram empreender nas suas tarefas. A            extremamente favoráveis, mas pelo emperrar                tem um enorme sentimento de felicida-
participação da “Vasco da Gama” teve            dos ponteiros do relógio. Uma hora parece um              de e paz de espírito. Ao atracar, exacta-
a duração de 4 meses, contabilizando            dia, um dia uma semana. Durante este período              mente no mesmo cais donde largámos
87 dias no mar, executando diversas             é fundamental manter o foco na missão, pois               há cinco meses atrás, após a saída do
tarefas onde se destaca as escoltas ao          esta só acaba quando forem concedidas licenças            Ministro da Defesa Nacional e de dar
navio de apoio logístico à força da             na Base Naval de Lisboa. Assim, foram efectua-            volta à faina, são vários os que se pre-
AMISOM, as patrulhas no IRTC e mis-             das diversas acções de treino, tal como algumas           cipitam para o cais para dar o primeiro
sões de reconhecimento e recolha de             acções de beneficiação, num navio que mesmo               olá, o primeiro abraço, o primeiro beijo,
informações junto à costa da Somália.           com o passar da idade impressiona pela sua                com um sorriso nos lábios e uma lágri-
Foram ainda  efectuadas duas acções             permanente fiabilidade. Merece em retorno o               ma no olho. Chegou a hora do regresso.
de erupção e diversas acções de abordagem,      tratamento adequado e com uns retoques ganha       Missão cumprida.
que contribuíram de forma significativa para
o combate à pirataria na região, sendo teste-                                                      COMENTÁRIO FINAL
munho destes resultados o facto de não ter
sido pirateado nenhum navio nos últimos três                                                          Esta missão foi mais um testemunho que
meses, o que acontece pela primeira vez desde                                                      Portugal e a Marinha mantêm não só o cum-
o início da operação em 2008.                                                                      primento dos compromissos internacionais
                                                                                                   assumidos, como também o interesse nacio-
   Desta forma a Vasco da Gama despede-se                                                          nal nas mais diversas (e longínquas) regiões
desta operação prosseguindo viagem rumo                                                            do globo, sendo mais uma prova cabal que as
a Portugal, passando pelo Mar Vermelho ao                                                          nossas guarnições e navios estão prontos para
largo de países como o Iémen, Eritreia, Sudão,                                                     cumprir missões “fora-de-área”.
Arábia Saudita e Egipto, até alcançar o sinuo-
so canal do Suez onde a par do Mar Vermelho                                                           Mesmo face às condições adversas existen-
são registadas as temperaturas mais elevadas                                                       tes, nomeadamente, as elevadas temperaturas
na água do mar durante toda a missão, que                                                          do ar e da água do mar, tal como a humidade,
em termos de consequências internas para o                                                         que prejudicam o rendimento dos sistemas e
navio leva a que muitas vezes os equipamen-                                                        equipamentos, como também as condições
tos funcionem sujeitos a condições extremas,                                                       de habitabilidade da guarnição, a fiabilidade
segundo o padrão para os quais foram pro-                                                          global da “Vasco da Gama” foi bastante satis-
jectados. No entanto, devido às acções manu-                                                       fatória. O contributo de todos os departamen-
tenção efectuadas pelo pessoal de bordo de                                                         to de bordo foi crucial. Os Departamentos
forma cuidada, foi possível superar todas as                                                       de Propulsão e Distribuição de Energia e de
adversidades em termos de operacionalidade                                                         Armas e Electrónica, garantiram uma rigorosa
dos equipamentos, sem qualquer impacto na                                                          manutenção a todos os sistemas e equipamen-
missão.                                                                                            tos de bordo, o Departamento de Logística,
                                                                                                   assegurou a satisfação de todo os materiais e
22ª Semana                                                                                         sobressalentes necessários à operacionalidade
                                                                                                   dos referidos sistemas e equipamentos, assim
   Passado o Canal do Suez, entrando                                                               como o Departamento de Operações, geriu a
Mediterrâneo fora, fala-se em despedida. Ainda                                                     sua utilização de forma a garantir uma eficaz

                                                                                                    9REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2011
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