Page 9 - Revista da Armada
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navegação; professores em terra para ajudar é cedo, é certo, mas os cinco meses que a guar- rapidamente a “cara” de adolescente, de quem
a construírem uma força regional capaz de se nição passou junta, fixa a um objectivo, uma chegou agora aos 20 anos.
opor a esta ameaça e advogados para zelar missão, é algo que ainda está para ser descrito.
pelo cumprimento das leis internacionais. Dia 20 de Agosto, a “Vasco da Gama” atraca Quando finalmente atingimos a costa
em Sousa Bay, na ilha de Creta. O nosso pri- Algarvia sabemos que estamos de regresso.
Finda a cerimónia, a “Vasco da Gama” meiro porto logístico, que foi o adeus à Europa, É como chegarmos ao portão da nossa casa e
iniciou os preparativos para o tão desejado recebe-nos agora novamente na chegada. No sentirmos que tudo nos é familiar. A brisa e a
trânsito de regresso a Lisboa. O sentimento dia seguinte recebemos de braço dado a “D. costa são únicas e indissociáveis. Resta agora
de missão cumprida alia-se á ansiedade de Francisco de Almeida”, que se encontra a dirigir- só mais um dia, que se inicia cedo como é há-
um rápido retorno a casa, mesmo que a via- -se para a mesma área de operações, embora sob bito. Dia 27 de Agosto, o Ministro da Defesa
gem demore uns longos... 14 dias! um comando diferente, o da NATO, mas com Nacional, acompanhado pelo Almirante
o mesmo objectivo, combater a pirataria. Para CEMA e restantes comitivas, são recebidos
21ª Semana a bordo. O objectivo é conhecer a execução
alem do material transferido, ambas as guarni-
Concluído assim a passagem de tes- ções trocam informação, sob forma de reuniões e os resultados da missão e falar ao
temunho, agora assumido pela fragata sectoriais, pequenos briefings, ou simplesmente Comandante e guarnição da “Vasco
alemã “Bayern”, a “Vasco da Gama” á frente de uma mesa e de um café quente a dis- da Gama”. Durante a formatura, enal-
apita à faina, de forma a realizar a lar- cutir e trocar experiências, conhecimento, tudo o tecendo o desempenho do navio que
gada do último porto da área de opera- que possa servir para ajudar aqueles, que como afirmou, mais uma vez, Portugal e a
ções, que curiosamente, também tinha nós, vão para uma missão real naquela área de Marinha além-fronteiras, é notório o
sido o primeiro - o Djibouti. Durante a operações pela primeira vez. sentido de orgulho pelo significado
largada prevaleceu um misto de emo- que este gesto acarreta. Os reconheci-
ções, onde estava perfeitamente visível Dia 22 de Agosto, é hora de ambas as fraga- mentos são sempre marcante e uma
a satisfação da guarnição quer pelo tas regressarem ao mar, em rumos opostos. Aos prova clara do empenho e disponi-
sentimento de missão cumprida, quer nossos camaradas de armas desejamos toda a bilidade permanentes da “Vasco da
pelo facto de estarmos de regresso a sorte do mundo, assim como reiteramos a dis- Gama”.
Portugal. ponibilidade de em qualquer momento auxi-
liarmos no que for possível. Agora, para nós, é Chegados à entrada da bacia de ma-
O saldo destes 122 dias de operação tempo de regressar a casa. nobra, são vários aqueles que tentam
é extremamente positivo, e como tal vislumbrar familiares e amigos entre
bastante recompensador, pelo esforço, O trânsito final, até á chegada a Lisboa, é a massa humana que circunda o cais.
dedicação e profissionalismo que todos demorado. Não pelo tempo em si, ou pelas Ao atracar, a banda da Armada toca a
os militares da “Vasco da Gama” sou- condições meteorológicas, que se encontram “Marcha dos Marinheiros” e todos sen-
beram empreender nas suas tarefas. A extremamente favoráveis, mas pelo emperrar tem um enorme sentimento de felicida-
participação da “Vasco da Gama” teve dos ponteiros do relógio. Uma hora parece um de e paz de espírito. Ao atracar, exacta-
a duração de 4 meses, contabilizando dia, um dia uma semana. Durante este período mente no mesmo cais donde largámos
87 dias no mar, executando diversas é fundamental manter o foco na missão, pois há cinco meses atrás, após a saída do
tarefas onde se destaca as escoltas ao esta só acaba quando forem concedidas licenças Ministro da Defesa Nacional e de dar
navio de apoio logístico à força da na Base Naval de Lisboa. Assim, foram efectua- volta à faina, são vários os que se pre-
AMISOM, as patrulhas no IRTC e mis- das diversas acções de treino, tal como algumas cipitam para o cais para dar o primeiro
sões de reconhecimento e recolha de acções de beneficiação, num navio que mesmo olá, o primeiro abraço, o primeiro beijo,
informações junto à costa da Somália. com o passar da idade impressiona pela sua com um sorriso nos lábios e uma lágri-
Foram ainda efectuadas duas acções permanente fiabilidade. Merece em retorno o ma no olho. Chegou a hora do regresso.
de erupção e diversas acções de abordagem, tratamento adequado e com uns retoques ganha Missão cumprida.
que contribuíram de forma significativa para
o combate à pirataria na região, sendo teste- COMENTÁRIO FINAL
munho destes resultados o facto de não ter
sido pirateado nenhum navio nos últimos três Esta missão foi mais um testemunho que
meses, o que acontece pela primeira vez desde Portugal e a Marinha mantêm não só o cum-
o início da operação em 2008. primento dos compromissos internacionais
assumidos, como também o interesse nacio-
Desta forma a Vasco da Gama despede-se nal nas mais diversas (e longínquas) regiões
desta operação prosseguindo viagem rumo do globo, sendo mais uma prova cabal que as
a Portugal, passando pelo Mar Vermelho ao nossas guarnições e navios estão prontos para
largo de países como o Iémen, Eritreia, Sudão, cumprir missões “fora-de-área”.
Arábia Saudita e Egipto, até alcançar o sinuo-
so canal do Suez onde a par do Mar Vermelho Mesmo face às condições adversas existen-
são registadas as temperaturas mais elevadas tes, nomeadamente, as elevadas temperaturas
na água do mar durante toda a missão, que do ar e da água do mar, tal como a humidade,
em termos de consequências internas para o que prejudicam o rendimento dos sistemas e
navio leva a que muitas vezes os equipamen- equipamentos, como também as condições
tos funcionem sujeitos a condições extremas, de habitabilidade da guarnição, a fiabilidade
segundo o padrão para os quais foram pro- global da “Vasco da Gama” foi bastante satis-
jectados. No entanto, devido às acções manu- fatória. O contributo de todos os departamen-
tenção efectuadas pelo pessoal de bordo de to de bordo foi crucial. Os Departamentos
forma cuidada, foi possível superar todas as de Propulsão e Distribuição de Energia e de
adversidades em termos de operacionalidade Armas e Electrónica, garantiram uma rigorosa
dos equipamentos, sem qualquer impacto na manutenção a todos os sistemas e equipamen-
missão. tos de bordo, o Departamento de Logística,
assegurou a satisfação de todo os materiais e
22ª Semana sobressalentes necessários à operacionalidade
dos referidos sistemas e equipamentos, assim
Passado o Canal do Suez, entrando como o Departamento de Operações, geriu a
Mediterrâneo fora, fala-se em despedida. Ainda sua utilização de forma a garantir uma eficaz
9REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 2011