Page 33 - Revista da Armada
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Navios Hidrográficos

8. O NAVIO HIDROGRÁFICO ALBACORA

   Foi construído na Noruega, nos estaleiros Lindate & Son, propo-                                                     rias, Casablanca e Gibraltar, prestando apoio aos estudos nas áreas
sitadamente para dar apoio à investigação oceanográfica, concreta-                                                     de oceanografia, biologia marinha e pescas.
mente nas áreas da oceanografia física e da biologia marinha. É, por
esse facto, considerado o primeiro navio oceanográfico português.                                                         Em 1937 foi integrado na Estação de Biologia Marítima pas-
                                                                                                                       sando a dispor de guarnição civil, mas usufruindo dos privilégios,
   As suas características principais eram as seguintes:                                                               vantagens e isenções idênticos aos navios da Armada, facto que
   Deslocamento máximo..........................................................335 toneladas                          deu à Estação autonomia para desenvolver a sua actividade sem a
   Comprimento (fora a fora)......................................................22,5 metros                          qual não era possível realizar um estudo contínuo e sistemático no
   Velocidade........................................................................................5 nós             domínio da oceanografia física e biológica.
   Construído em ferro, dispunha
de um conjunto de semi-dieseis com                                                                                                                          Em 1940 o “Albacora” foi desar-
a potência de 60 cavalos e um só hé-                                                                                                                     mado e em 1942 abatido ao Efectivo
lice. A sua guarnição era constituída                                                                                                                    dos Navios da Armada continuando
por 15 elementos.                                                                                                                                        porém integrado na Estação de Bio-
   O biólogo Dr. Magalhães Rama-                                                                                                                         logia Marítima até 1948, ano em que
lho, notável cientista, acompanhou a                                                                                                                     o Ministério da Marinha procedeu à
sua construção tratando do respecti-                                                                                                                     sua entrega, por doação, à Junta Cen-
vo apetrechamento científico, tendo                                                                                                                      tral das Casas dos Pescadores para ser
nele vindo, posteriormente, a partici-                                                                                                                   afectado ao ensino ministrado na sua
par em diversas missões.                                                                                                                                 escola profissional de pesca.
   O “Albacora” foi entregue à Ma-
rinha em finais de 1924 e no ano seguinte prosseguiu os estudos que                                                                                         O “Albacora“ contou no seu histo-
haviam sido realizados, entre 1896 e 1907, sob o patrocínio do rei D.                                                                                    rial com a realização de 1.400 estações
Carlos I nos iates “Amélia”. Até 1931 efectuou vários cruzeiros na                                                     oceanográficas em cruzeiros organizados pelo Dr. Magalhães Rama-
costa continental portuguesa, arquipélagos da Madeira e das Caná-                                                      lho o que lhe permitiu publicar importante estudos como a “Crise da
                                                                                                                       Pesca da Sardinha”, o “Problema da Sobrepesca” e a “Carta Litológi-
                                                                                                                       ca Submarina da Costa de Portugal”.

9. O NAVIO HIDROGRÁFICO BÉRRIO

   Foi construído, em 1897, nos estaleiros “Ateliers et Chantiers de                                                   drográfica da sua costa como também criasse condições para a
La Loire”, da cidade francesa de Nantes, tendo chegado a Lisboa                                                        construção de infra-estruturas com vista ao respectivo fomen-
em 6 de Dezembro desse ano.                                                                                            to marítimo. Tratava-se de uma exigência para assegurar uma
                                                                                                                       soberania eficaz e um necessário desenvolvimento económico.
   Tinha as seguintes características:
   Deslocamento máximo............................................................498 toneladas                           Assim, em Janeiro de 1930, o “Bérrio” passou ao estado
    Comprimento ( fora a fora ).....................................................40,5 metros                        de armamento completo, tendo sido apetrechado com um
   Boca........................................................................................................6,85 “  aparelho de sondagem por ultra-sons, sistema Langevin-Flo-
   Velocidade........................................................................................12 nós            risson para fundos até 350 metros e uma máquina de prumo
   Construído em aço, dispunha
de duas máquinas verticais com-                                                                                                                             com fio metálico, para fundos
pound de 1.070 cavalos. Enver-                                                                                                                              até 5.000 metros.
gava um latino quadrangular e
largava, à proa, uma bujarrona. A                                                                                                                               Foi então classificado como
sua guarnição era de 40 homens.                                                                                                                             navio hidrográfico e atribuído
   Inicialmente classificado como                                                                                                                           à missão hidrográfica de Mo-
rebocador prestou socorro a na-                                                                                                                             çambique, que havia sido cria-
vios, efectuou operações de rocega                                                                                                                          da no ano anterior.
de ferros e reboques, com desta-
que o de um pontão para a Guiné onde serviu de navio- farol. Das                                                                                                Após a chegada a Louren-
várias comissões que cumpriu nos Açores cite-se a realizada, em 1901,                                                                                       ço Marques, em Agosto de
quando da visita régia ao arquipélago. Esteve presente no rio Tejo em                                                                                       1930, iniciou a sua activida-
5 de Outubro de 1910, mas só aderiu à República na última fase da                                                      de com o levantamento hidrográfico do Porto de Naca-
revolução. Em breves períodos foi empregue na fiscalização da pesca                                                    la. Até 1947 participou nos levantamentos efectuados ao
e durante a Grande Guerra fez serviço de vigilância à barra de Lisboa.                                                 longo de 600 milhas de costa com batimétricas definidas
   Foi desarmado em Dezembro de 1920.                                                                                  até aos 1.000 metros, tendo dado origem a seis cartas hi-
   Entretanto, eram escassas e pouco fiáveis as cartas náuticas                                                        drográficas abrangendo a costa moçambicana desde o
da costa de Moçambique, baseadas nos reconhecimentos ocea-                                                             Cabo Pequeno até à Ponta do Oiro.
nográficos do Captain Owen, de 1824. Havia pois necessidade                                                               Em Julho de 1947 o navio hidrográfico “Bérrio” foi
de se proceder a um exaustivo levantamento hidrográfico do                                                             abatido ao Efectivo dos Navios da Armada e cedido ao Go-
território que permitisse não só a construção de uma carta hi-                                                         verno de Moçambique, tendo sido rebaptizado com o
                                                                                                                       nome de “Lusitano”.

                                                                                                                                   Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
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