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ESCOLA NAVAL
“A Resiliência e a Perenidade
no Ensino Superior Militar”
No passado dia 20 de abril, realizou-se Conferência Foto Júlio Titomódulos: “Qualidade, Certificação e Acredi-
na Escola Naval a conferência intitula- tação” e “Modelos possíveis e futuro expetá-
da “Resiliência e Perenidade no Ensino transversalidade do tema às outras academias vel/desejado”.
Superior Militar”, tendo a sessão de abertura militares, mas sim ser o catalisador desta abor-
sido presidida por Sua Excelência, o Secretá- dagem temática, quiçá a primeira de muitas O primeiro painel, no módulo “Perspeti-
rio de Estado do Ensino Superior, Dr. João Fi- outras reflexões e encontros. Concluiu, real- vas Conceptual e Histórica” teve como mo-
lipe Queiró, contando com a çando que as instituições, por mais sólidos que derador o Tenente-general Paiva Monteiro e
presença do Chefe do Estado- sejam os pilares em que assentam a sua orga-
-Maior da Armada, Almirante contou com duas comunica-
Saldanha Lopes. nização, devem procurar adaptar-se às novas ções: “Perspetiva concetual
realidades por forma a resistirem aos desafios de Resiliência Organizacional
A conferência teve como que vão enfrentar no futuro e aproveitar para - principais elementos e como
objetivo iniciar uma reflexão se transformarem em conformidade.Terminou melhorar a Resiliência Organi-
abrangente da atual situação realçando que se pretende com a realização zacional”, proferida pelo Prof.
do Ensino Superior Militar, de da conferência, “…uma reflexão que permita Doutor Cruz Machado da Uni-
forma a perspetivar o futuro, contribuir para dotar a Escola Naval da neces- versidade Nova de Lisboa, e
assegurando que a Escola Na- sária Resiliência para reforçar a desejada Pe- “Perspetiva Histórica da Resili-
val se mantem alerta, dotada renidade…“ ência Organizacional – exem-
da necessária agilidade e com plos de Resiliência das Orga-
a capacidade de adaptação Finda a sessão de abertura, seguiu-se de nizações militares e fatores
que lhe permitirá estar alinha- distintivos”, proclamada pelo
da com os desafios presentes e imediato o primeiro painel. A título explicati- Prof. Dr. José Pacheco Pereira.
futuros e, assim, ser também a vo, refere-se que a conferência foi organizada
Instituição do Ensino Superior de modo a contemplar dois painéis, o primei- Na intervenção do Prof.
Universitário para o desejado reforço do papel ro designado por “Passado e presente do Ensi- Doutor Cruz Machado, foi re-
de Portugal no Mar. no Superior Militar em termos de Resiliência ferido que no atual ambiente
e Perenidade”, que se subdividiu em dois mó- de crise (social, de valores etc.) as organizações
Para garantir a qualidade e sucesso da confe- dulos: “Perspetivas Conceptual e Histórica” são alvos fáceis e frequentes das novas adver-
rência foi convidado um painel de conferencis- e “Ensino Superior Militar”. O segundo pai- sidades. Para garantir a sua sobrevivência, as
tas, formado por docentes do Ensino Superior nel designado por “Futuro do Ensino Superior organizações devem assentar em três pilares
Universitário, militares e civis e outras indivi- Militar” foi igualmente subdividido em dois fundamentais – Estratégia, Recursos e Estrutu-
dualidades de reconhecido mérito na matéria, ra de Controlo de forma a aumentar a compe-
possibilitando à audiência ficar a conhecer os titividade, acompanhada de uma diminuição
diferentes pontos de vista de uma temática de- do desperdício – atividades que não acrescen-
veras complexa, e atual. tam valor. Apontou que as organizações para
reagir à crise devem apostar numa resiliência
Entre a audiência, estiveram presentes individual alta (nas caraterísticas das pesso-
diversas personalidades e representantes as) que conduz a uma resiliência organiza-
de entidades nacionais do ensino superior, cional elevada. O Professor Cruz Machado
civis e militares, amplamente conhecedoras concluiu fazendo menção aos cinco princí-
dos desafios que o ensino superior militar pios de uma organização resiliente: Cultura
tem vindo a enfrentar, e dos que o futuro lhe e Ambiente de trabalho, Pessoas, Conheci-
poderá reservar, assegurando, desta forma, mento, Risco e Liderança.
que os períodos destinados a debate, no fim O Dr. José Pacheco Pereira, na sua in-
das intervenções dos oradores dos diversos tervenção, evocou alguns factos históricos
painéis, se tornassem ricos, diversificados reveladores da característica resiliente de
e pertinentes. determinadas organizações políticas e mili-
tares, mostrando preocupação, face ao atual
A sessão de abertura teve como orador contexto social, pelo futuro do “militar” e
o Comandante da Escola Naval, CALM não tanto pelo “Ensino Superior Militar” –
Seabra de Melo, que realçou o facto da O Ensino Superior Militar vale por se dife-
Escola Naval ser a única entidade do país renciar na sua identidade militar.
que forma oficiais da Armada, que o faz com Ainda no primeiro painel, no módulo “O
qualidade desde há 230 anos a esta parte, no Ensino Superior Militar”, foram proferidas três
entanto, este legado do passado não é garante comunicações: a “Situação atual da Acade-
suficiente para um futuro consentâneo, sendo mia Militar”, realizada pelo Coronel Vieira
esta uma das razões da realização da confe- Borges da Academia Militar; a “Situação atual
rência, face aos tempos de incerteza e da tão da Academia da Força Aérea”, proferida pelo
falada reforma do ensino superior militar. Mais Coronel Lourenço da Saúde da Academia da
afirmou o CALM Seabra de Melo que ao trazer Força Aérea; e por fim a “Situação atual da
este assunto a terreiro não quis a Escola Naval Escola Naval”, pelo CMG Custódio Lopes da
chamar a exclusividade da discussão, dada a
22 JULHO 2012 • REVISTA DA ARMADA