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ESCOLA NAVAL

“A Resiliência e a Perenidade
 no Ensino Superior Militar”

No passado dia 20 de abril, realizou-se                 Conferência                                  Foto Júlio Titomódulos: “Qualidade, Certificação e Acredi-
        na Escola Naval a conferência intitula-                                                      tação” e “Modelos possíveis e futuro expetá-
        da “Resiliência e Perenidade no Ensino     transversalidade do tema às outras academias      vel/desejado”.
Superior Militar”, tendo a sessão de abertura      militares, mas sim ser o catalisador desta abor-
sido presidida por Sua Excelência, o Secretá-      dagem temática, quiçá a primeira de muitas          O primeiro painel, no módulo “Perspeti-
rio de Estado do Ensino Superior, Dr. João Fi-     outras reflexões e encontros. Concluiu, real-     vas Conceptual e Histórica” teve como mo-
lipe Queiró, contando com a                        çando que as instituições, por mais sólidos que   derador o Tenente-general Paiva Monteiro e
presença do Chefe do Estado-                       sejam os pilares em que assentam a sua orga-
-Maior da Armada, Almirante                                                                                           contou com duas comunica-
Saldanha Lopes.                                    nização, devem procurar adaptar-se às novas                        ções: “Perspetiva concetual
                                                   realidades por forma a resistirem aos desafios                     de Resiliência Organizacional
  A conferência teve como                          que vão enfrentar no futuro e aproveitar para                      - principais elementos e como
objetivo iniciar uma reflexão                      se transformarem em conformidade.Terminou                          melhorar a Resiliência Organi-
abrangente da atual situação                       realçando que se pretende com a realização                         zacional”, proferida pelo Prof.
do Ensino Superior Militar, de                     da conferência, “…uma reflexão que permita                         Doutor Cruz Machado da Uni-
forma a perspetivar o futuro,                      contribuir para dotar a Escola Naval da neces-                     versidade Nova de Lisboa, e
assegurando que a Escola Na-                       sária Resiliência para reforçar a desejada Pe-                     “Perspetiva Histórica da Resili-
val se mantem alerta, dotada                       renidade…“                                                         ência Organizacional – exem-
da necessária agilidade e com                                                                                         plos de Resiliência das Orga-
a capacidade de adaptação                            Finda a sessão de abertura, seguiu-se de                         nizações militares e fatores
que lhe permitirá estar alinha-                                                                                       distintivos”, proclamada pelo
da com os desafios presentes e                     imediato o primeiro painel. A título explicati-                    Prof. Dr. José Pacheco Pereira.
futuros e, assim, ser também a                     vo, refere-se que a conferência foi organizada
Instituição do Ensino Superior                     de modo a contemplar dois painéis, o primei-                         Na intervenção do Prof.
Universitário para o desejado reforço do papel     ro designado por “Passado e presente do Ensi-                      Doutor Cruz Machado, foi re-
de Portugal no Mar.                                no Superior Militar em termos de Resiliência                       ferido que no atual ambiente
                                                   e Perenidade”, que se subdividiu em dois mó-      de crise (social, de valores etc.) as organizações
  Para garantir a qualidade e sucesso da confe-    dulos: “Perspetivas Conceptual e Histórica”       são alvos fáceis e frequentes das novas adver-
rência foi convidado um painel de conferencis-     e “Ensino Superior Militar”. O segundo pai-       sidades. Para garantir a sua sobrevivência, as
tas, formado por docentes do Ensino Superior       nel designado por “Futuro do Ensino Superior      organizações devem assentar em três pilares
Universitário, militares e civis e outras indivi-  Militar” foi igualmente subdividido em dois       fundamentais – Estratégia, Recursos e Estrutu-
dualidades de reconhecido mérito na matéria,                                                         ra de Controlo de forma a aumentar a compe-
possibilitando à audiência ficar a conhecer os                                                       titividade, acompanhada de uma diminuição
diferentes pontos de vista de uma temática de-                                                       do desperdício – atividades que não acrescen-
veras complexa, e atual.                                                                             tam valor. Apontou que as organizações para
                                                                                                     reagir à crise devem apostar numa resiliência
  Entre a audiência, estiveram presentes                                                                individual alta (nas caraterísticas das pesso-
diversas personalidades e representantes                                                                as) que conduz a uma resiliência organiza-
de entidades nacionais do ensino superior,                                                              cional elevada. O Professor Cruz Machado
civis e militares, amplamente conhecedoras                                                              concluiu fazendo menção aos cinco princí-
dos desafios que o ensino superior militar                                                              pios de uma organização resiliente: Cultura
tem vindo a enfrentar, e dos que o futuro lhe                                                           e Ambiente de trabalho, Pessoas, Conheci-
poderá reservar, assegurando, desta forma,                                                              mento, Risco e Liderança.
que os períodos destinados a debate, no fim                                                               O Dr. José Pacheco Pereira, na sua in-
das intervenções dos oradores dos diversos                                                              tervenção, evocou alguns factos históricos
painéis, se tornassem ricos, diversificados                                                             reveladores da característica resiliente de
e pertinentes.                                                                                          determinadas organizações políticas e mili-
                                                                                                        tares, mostrando preocupação, face ao atual­
  A sessão de abertura teve como orador                                                                 contexto social, pelo futuro do “militar” e
o Comandante da Escola Naval, CALM                                                                      não tanto pelo “Ensino Superior Militar” –
Seabra de Melo, que realçou o facto da                                                                  O Ensino Superior Militar vale por se dife-
Escola Naval ser a única entidade do país                                                            renciar na sua identidade militar.
que forma oficiais da Armada, que o faz com                                                            Ainda no primeiro painel, no módulo “O
qualidade desde há 230 anos a esta parte, no                                                         Ensino Superior Militar”, foram proferidas três
entanto, este legado do passado não é garante                                                        comunicações: a “Situação atual da Acade-
suficiente para um futuro consentâneo, sendo                                                         mia Militar”, realizada pelo Coronel Vieira
esta uma das razões da realização da confe-                                                          Borges da Academia Militar; a “Situação atual
rência, face aos tempos de incerteza e da tão                                                        da Academia da Força Aérea”, proferida pelo
falada reforma do ensino superior militar. Mais                                                      Coronel Lourenço da Saúde da Academia da
afirmou o CALM Seabra de Melo que ao trazer                                                          Força Aérea; e por fim a “Situação atual da
este assunto a terreiro não quis a Escola Naval                                                      Escola Naval”, pelo CMG Custódio Lopes da
chamar a exclusividade da discussão, dada a
22 JULHO 2012 • REVISTA DA ARMADA
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