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Escola Naval. Foi moderador o Tenente-gene- instituições de ensino superior universitário se Foto Júlio Titotendências futuras irão implicar consequên-
ral Mimoso e Carvalho, Diretor do Instituto de devem adaptar para cumprir com os requisi- cias no Ensino Superior Militar, quer ao ní-
Estudos Superiores Militares. tos impostos, nomeadamente em termos dos vel da formação inicial – menor expressão
quantitativos dos respetivos corpos docentes, da formação em ciências formais e naturais
Nestas intervenções foram apresentadas as em mestres e doutorados. Foram referenciados e manutenção da formação de natureza mi-
situações atuais das academias militares, um pelo Prof. Doutor Alberto Amaral algumas si- litar, quer ao nível da formação complemen-
pouco da história de cada uma, alguns dos tuações negativas de instituições de ensino su- tar, onde se espera a generalização do ensino
projetos futuros e a forma como têm procura- perior que entretanto têm vindo a ser sujeitas a à distância, o aprofundamento das ciências
do adaptar-se às novas realidades. avaliação pela agência a que preside. formais e naturais – investigação científica,
o aprofundamento da formação científica
No período de debate, salienta-se a inter- No segundo painel no módulo “Modelos das ciências militares e o aperfeiçoamento
venção do CALM Gameiro Marques, que possíveis e futuro expetável/desejado”, foram da formação técnica de natureza politécnica
questionou o painel sobre quais as ações de apresentadas as seguintes comunicações: “O e profissionalizante.
colaboração e cooperação que as academias Ensino Superior Militar – Evolução no atual
militares têm tido entre si, sem que haja perdas contexto de mudança”, proferida pelo CMG O Prof. Doutor Cruz Serra começou por
de identidade, com o objetivo da harmoniza- Rapaz Lérias, Assessor do Gabinete do Vice salientar o atual estado deficitário de finan-
ção e adaptação ao presente e futuro, atentas as Chefe do Estado-Maior da Armada; e “Gestão ciamento e restrições orçamentais do ensino
alterações impostas pelo processo de Bolonha Prospetiva aplicada ao Ensino Superior Mili-
e o contexto atual de restrições financeiras tar – desde o Ensino Superior em geral, até ao superior, tornando extremamente difícil
e de redução de custos.Todos os elementos Ensino Superior Militar Naval, o que podemos a missão das universidades e pondo em
do painel responderam que têm sido dados esperar”, pelo Prof. Doutor Cruz Serra, Reitor causa a própria sobrevivência do ensino
passos no sentido de uma maior colabora- da Universidade Técnica de Lisboa. superior. Paralelamente, o ensino superior
ção e cooperação entre os estabelecimen- nacional enfrenta o desafio da internacio-
tos militares de ensino superior universitá- O moderador do debate destas duas inter- nalização e da competitividade, em perío-
rio, relevando-se o Estatuto comum, cuja venções foi o CALM Gameiro Marques, Supe do pós Processo de Bolonha. Mais afirmou
proposta de decreto-lei foi elaborada em rintendente dos Serviços de Tecnologias da que as lideranças universitárias nacionais
conjunto, e os Regulamentos dos respeti- Informação. devem assumir e liderar a mudança, num
vos estabelecimentos de ensino superior esforço de reorganização assente na pro-
militar, que foram elaborados em sede do Na sua intervenção, o Eng. Rapaz Lérias moção da adoção de modelos de gestão e
Conselho do Ensino Superior Militar, com começou por fazer uma caraterização do financiamento que garantam a sustentabi-
o mesmo fio condutor. Ensino Superior Militar e o atual momento lidade das diferentes Instituições de Ensino
de mudança, sob a perspetiva dos temas da Superior, baseados numa otimização dos
O segundo painel foi também subdivi- segurança internacional, tipologia dos novos recursos disponíveis, numa maior opera-
dido em dois módulos, intitulados “Quali- conflitos e a inserção de Portugal na Europa cionalidade dos serviços e numa maior capa-
dade, Certificação e Acreditação” e “Modelos e no mundo. Relacionou o seu tema com a cidade de rentabilização das valências exis-
possíveis e futuro expetável/desejado” situação atual dos recursos humanos na Ma- tentes. Concluiu, referindo que a organização
rinha em particular, e nas Forças Armadas em do Ensino Superior Militar deve acompanhar
O módulo “Qualidade, Certificação e Acre- geral, e com as tendências futuras do empre- e manter a sua integração com o sistema do
ditação” contou com duas apresentações: go, edificação e sustentação das Forças Ar- ensino superior nacional, e que o assunto,
“Qualidade e Certificação no Ensino Supe- madas. Referiu que toda a atual conjuntura e pela sua importância, deveria ser pensado
rior Militar como caminho para aumentar a em ambiente multicultural e multidisciplinar.
Resiliência e reforçar a Perenidade”, proferi- No período de debate, foi colocada uma
da pelo Prof. Doutor Jesus Carrasqueira; e “A questão pelo VALM Macieira Fragoso, acer-
acreditação do Ensino Superior – requisitos ca de um possível modelo a adotar no futu-
fundamentais para o Ensino Superior que se
perspetiva”, pelo Prof. Doutor Alberto Ama- ro dos estabelecimentos de
ral, Presidente da Agência de ensino superior militar, ao
Avaliação e Acreditação do que o Prof. Doutor Cruz Ser-
Ensino Superior. ra opinou que há diversos
tipos de modelos conheci-
O moderador destas apre- dos a nível europeu e que
sentações foi o CMG Mónica deve ser analisado e avalia-
de Oliveira, da Secretaria de do o que melhor se adequa
Estado do Mar. à realidade e contexto do
país, dando como exemplo
O Prof. Doutor Jesus Car- o de integração das acade-
rasqueira na sua apresenta- mias militares em universi-
ção realçou os benefícios e dades de reconhecido pres-
por outro lado também obri- tígio no panorama nacional,
gações, na implementação de casos da Espanha e da Itália.
um sistema de gestão da qua-
lidade nas Instituições de En- A sessão de encerramen-
sino Superior, de modo a re- to da conferência “Resiliên-
forçar a resiliência e aumentar cia e Perenidade no Ensino Superior Militar”,
a perenidade. foi presidida peloVALMVice-chefe do Estado-
-Maior da Armada, na qual o VALM Sabino
O Prof. DoutorAlbertoAmaral fez referência Guerreiro, presidente do Conselho do Ensino
ao enquadramento legal que sustenta a Agên- Superior Militar apresentou as conclusões da
cia de Avaliação e Acreditação do Ensino Su- conferência, onde abordou alguns aspetos
perior e também da estratégia de implementa- acerca da atividade atual e objetivos futuros
ção da atividade da agência, tendo em conta do Conselho do Ensino Superior Militar.
as recentes alterações decorrentes do Proces-
so de Bolonha. Abordou ainda a temática dos
padrões de acreditação e o futuro próximo ex-
petável. No período de debate foram coloca- Colaboração da ESCOLA NAVAL
das várias questões acerca da forma como as
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