Page 23 - Revista da Armada
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Escola Naval. Foi moderador o Tenente-gene-       instituições de ensino superior universitário se  Foto Júlio Titotendências futuras irão implicar consequên-
ral Mimoso e Carvalho, Diretor do Instituto de    devem adaptar para cumprir com os requisi-        cias no Ensino Superior Militar, quer ao ní-
Estudos Superiores Militares.                     tos impostos, nomeadamente em termos dos          vel da formação inicial – menor expressão
                                                  quantitativos dos respetivos corpos docentes,     da formação em ciências formais e naturais
  Nestas intervenções foram apresentadas as       em mestres e doutorados. Foram referenciados      e manutenção da formação de natureza mi-
situações atuais das academias militares, um      pelo Prof. Doutor Alberto Amaral algumas si-      litar, quer ao nível da formação complemen-
pouco da história de cada uma, alguns dos         tuações negativas de instituições de ensino su-   tar, onde se espera a generalização do ensino
projetos futuros e a forma como têm procura-      perior que entretanto têm vindo a ser sujeitas a  à distância, o aprofundamento das ciências
do adaptar-se às novas realidades.                avaliação pela agência a que preside.             formais e naturais – investigação científica,
                                                                                                    o aprofundamento da formação científica
  No período de debate, salienta-se a inter-        No segundo painel no módulo “Modelos            das ciências militares e o aperfeiçoamento
venção do CALM Gameiro Marques, que               possíveis e futuro expetável/desejado”, foram     da formação técnica de natureza politécnica
questionou o painel sobre quais as ações de       apresentadas as seguintes comunicações: “O        e profissionalizante.
colaboração e cooperação que as academias         Ensino Superior Militar – Evolução no atual
militares têm tido entre si, sem que haja perdas  contexto de mudança”, proferida pelo CMG            O Prof. Doutor Cruz Serra começou por
de identidade, com o objetivo da harmoniza-       Rapaz Lérias, Assessor do Gabinete do Vice        salientar o atual estado deficitário de finan-
ção e adaptação ao presente e futuro, atentas as  Chefe do Estado-Maior da Armada; e “Gestão        ciamento e restrições orçamentais do ensino
alterações impostas pelo processo de Bolonha      Prospetiva aplicada ao Ensino Superior Mili-
e o contexto atual de restrições financeiras      tar – desde o Ensino Superior em geral, até ao       superior, tornando extremamente difícil
e de redução de custos.Todos os elementos         Ensino Superior Militar Naval, o que podemos         a missão das universidades e pondo em
do painel responderam que têm sido dados          esperar”, pelo Prof. Doutor Cruz Serra, Reitor       causa a própria sobrevivência do ensino
passos no sentido de uma maior colabora-          da Universidade Técnica de Lisboa.                   superior. Paralelamente, o ensino superior
ção e cooperação entre os estabelecimen-                                                               nacional enfrenta o desafio da internacio-
tos militares de ensino superior universitá-        O moderador do debate destas duas inter-           nalização e da competitividade, em perío-
rio, relevando-se o Estatuto comum, cuja          venções foi o CALM Gameiro Marques, Supe­            do pós Processo de Bolonha. Mais afirmou
proposta de decreto-lei foi elaborada em          rintendente dos Serviços de Tecnologias da           que as lideranças universitárias nacionais
conjunto, e os Regulamentos dos respeti-          Informação.                                          devem assumir e liderar a mudança, num
vos estabelecimentos de ensino superior                                                                esforço de reorganização assente na pro-
militar, que foram elaborados em sede do            Na sua intervenção, o Eng. Rapaz Lérias            moção da adoção de modelos de gestão e
Conselho do Ensino Superior Militar, com          começou por fazer uma caraterização do               financiamento que garantam a sustentabi-
o mesmo fio condutor.                             Ensino Superior Militar e o atual momento            lidade das diferentes Instituições de Ensino
                                                  de mudança, sob a perspetiva dos temas da            Superior, baseados numa otimização dos
  O segundo painel foi também subdivi-            segurança internacional, tipologia dos novos         recursos disponíveis, numa maior opera-
dido em dois módulos, intitulados “Quali-         conflitos e a inserção de Portugal na Europa      cionalidade dos serviços e numa maior capa-
dade, Certificação e Acreditação” e “Modelos      e no mundo. Relacionou o seu tema com a           cidade de rentabilização das valências exis-
possíveis e futuro expetável/desejado”            situação atual dos recursos humanos na Ma-        tentes. Concluiu, referindo que a organização
                                                  rinha em particular, e nas Forças Armadas em      do Ensino Superior Militar deve acompanhar
  O módulo “Qualidade, Certificação e Acre-       geral, e com as tendências futuras do empre-      e manter a sua integração com o sistema do
ditação” contou com duas apresentações:           go, edificação e sustentação das Forças Ar-       ensino superior nacional, e que o assunto,
“Qualidade e Certificação no Ensino Supe-         madas. Referiu que toda a atual conjuntura e      pela sua importância, deveria ser pensado
rior Militar como caminho para aumentar a                                                           em ambiente multicultural e multidisciplinar.
Resiliência e reforçar a Perenidade”, proferi-                                                        No período de debate, foi colocada uma
da pelo Prof. Doutor Jesus Carrasqueira; e “A                                                       questão pelo VALM Macieira Fragoso, acer-
acreditação do Ensino Superior – requisitos                                                         ca de um possível modelo a adotar no futu-
fundamentais para o Ensino Superior que se
perspetiva”, pelo Prof. Doutor Alberto Ama-                                                                            ro dos estabelecimentos de
ral, Presidente da Agência de                                                                                          ensino superior militar, ao
Avaliação e Acreditação do                                                                                             que o Prof. Doutor Cruz Ser-
Ensino Superior.                                                                                                       ra opinou que há diversos
                                                                                                                       tipos de modelos conheci-
  O moderador destas apre-                                                                                             dos a nível europeu e que
sentações foi o CMG Mónica                                                                                             deve ser analisado e avalia-
de Oliveira, da Secretaria de                                                                                          do o que melhor se adequa
Estado do Mar.                                                                                                         à rea­lidade e contexto do
                                                                                                                       país, dando como exemplo
  O Prof. Doutor Jesus Car-                                                                                            o de integração das acade-
rasqueira na sua apresenta-                                                                                            mias militares em universi-
ção real­çou os benefícios e                                                                                           dades de reconhecido pres-
por outro lado também obri-                                                                                            tígio no panorama nacional,
gações, na implementação de                                                                                            casos da Espanha e da Itália.
um sistema de gestão da qua-
lidade nas Instituições de En-                                                                                           A sessão de encerramen-
sino Superior, de modo a re-                                                                                           to da conferência “Resiliên-
forçar a resiliência e aumentar                                                                     cia e Perenidade no Ensino Superior Militar”,
a perenidade.                                                                                       foi presidida peloVALMVice-chefe do Estado-
                                                                                                    -Maior da Armada, na qual o VALM Sabino
  O Prof. DoutorAlbertoAmaral fez referência                                                        Guerreiro, presidente do Conselho do Ensino
ao enquadramento legal que sustenta a Agên-                                                         Superior Militar apresentou as conclusões da
cia de Avaliação e Acreditação do Ensino Su-                                                        conferência, onde abordou alguns aspetos
perior e também da estratégia de implementa-                                                        acerca da atividade atual e objetivos futuros
ção da atividade da agência, tendo em conta                                                         do Conselho do Ensino Superior Militar.
as recentes alterações decorrentes do Proces-
so de Bolonha. Abordou ainda a temática dos                                                                                                            
padrões de acreditação e o futuro próximo ex-
petável. No período de debate foram coloca-                                                                                   Colaboração da ESCOLA NAVAL
das várias questões acerca da forma como as
                                                                                                               REVISTA DA ARMADA • JULHO 2012 23
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