Page 25 - Revista da Armada
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ACADEMIA DE MARINHA
Timor 1973 / 75
Recordações de um Marinheiro
No passado dia 22 de Maio, na Aca- dos Serviços de Marinha de Timor larguei A estadia em Macau teve que ser encur-
demia de Marinha, o CALM Leiria de Macau em meados de Junho e após uma tada já que a instabilidade em Timor tinha
Pinto proferiu uma palestra que teve navegação essencialmente estimada e as- atingido níveis preocupantes devido a con-
o título em epígrafe e da qual se transcreve tronómica, em que percorri 2.300 milhas, frontos partidários perante um Governo que,
o seguinte: demandei o porto de Díli a 31 desse mês. receando ser acusado de parcialidade, não
“Cheguei a Timor em 1 de Outubro de Devido a problemas nos Serviços de Trans- tomava medidas com vista a reprimir os in-
1973 com o posto de capitão-tenente para portes Aéreos de Timor, que tinham entrado fractores e repor a ordem.
exercer os cargos de Comandante da Defesa em greve, fui então nomeado, em acumula-
Marítima e de Chefe da Repartição Provincial ção, Director desses Serviços, cargo que de- Com um mínimo aceitável de condições
dos Serviços de Marinha, tendo, por inerên- sempenhei até Outubro. de segurança e treino das guarnições, o Li-
cia, as presidências da ComissãoAdministra- No meio militar e civil sucederam-se mu- fau rebocando a Laleia, que transportava no
tiva dos Serviços de Transportes Marítimos danças nas chefias tendo em 15 de Julho seu poço a Laga, uma pequena lancha para
(STM) e da Junta Autóno- os pilotos do porto de Díli, largou de Macau
ma do Porto de Díli. Inte-
grados na Defesa Marítima em 27 de Julho e depois de
encontravam-se a lancha uma viagem sem escalas
Tibar (ex-NRP Albufeira) e a chegou a Díli a 6 deAgosto.
Estação Radionaval de Díli.
Aos STM estavam atribuí- DE 11 A 26 DE
das as barcaças Comoro e AGOSTO - OS ÚLTIMOS
Lois, de características se- DIAS EM DÍLI
melhantes às lanchas de
desembarque médias. São apresentados segui-
Timor vivia num am- damente relatos diários dos
biente totalmente calmo acontecimentos que ocorre-
e rotineiro tendo nos últi- ram durante este período.
mos anos sido dotado de
algumas infra-estruturas Dia 11
importantes. A UDT assumiu o con-
Era ainda viva a recorda- Vista do porto de Díli. trolo dos pontos vitais
de Díli: Aeroporto, Por-
ção do Arbiru, navio mercante pertencente o Governador, Coronel Alves Aldeia, sido to, Emissora Oficial de
aos STM, naufragado recentemente em águas substituído pelo Tenente-coronel Níveo Radiodifusão, Central Telefónica, Rádio
indonésias. Fui então encarregado de estu- Herdade que ficou como Encarregado do Marconi, Central Eléctrica e Reservatório
dar o tipo de embarcação apropriada para Governo. da Água, impondo, simultaneamente, uma
substituir o Arbiru e proceder à sua aquisição. Entretanto, a situação deteriorava-se, para greve do funcionalismo público. A partir
o que muito contribuiu a chegada, em Se- desta data a Radionaval de Díli passou a
DO 25 DE ABRIL DE 1974 tembro, de estudantes timorenses que em ser a única “Voz de Timor” para o exterior.
No porto, além da Tibar e das quatro em-
AOS PRIMEIROS DIAS DE AGOSTO Lisboa frequentavam a universidade e que barcações dos STM: Lifau; Laleia; Comoro e
provocaram a radicalização esquerdista da Lois (que estava inoperativa, em fabricos),
DE 1975 ASDT, que passou a denominar-se Fren- encontravam-se fundeados os navios mer-
cantes Mac-Díli, na sua primeira viagem da
Nas primeiras horas não se teve qualquer te Revolucionária de Timor Leste Indepen- carreira Macau-Díli e o Musi, na habitual es-
noção do que realmente sucedera em 25 de dente (FRETILIN). Em Outubro, a vinda de cala mensal, vindo de Singapura.
Abril, no entanto, fui a primeira autoridade uma Companhia de Polícia Militar constituiu Na tarde desse dia o Governador determi-
militar ou civil de Timor a tomar conhecimen- igualmente um enorme foco de instabilidade. nou-me que solicitasse ao Governo de Macau
to oficial da situação, já que na madrugada de Apenas em Novembro chegou o novo Go- o fretamento do Mac-Díli a fim de evacuar
25 para 26 deAbril recebi uma mensagem nes- vernador, Coronel Lemos Pires, após o Encar- os familiares dos militares metropolitanos.
se sentido, directamente do Gabinete do Al- regado do Governo ter recusado repetidos Apesar de me ter frontalmente oposto a esta
mirante Chefe do Estado-Maior da Armada. convites para assumir aquele cargo. ordem, na medida em que iria provocar o
Em Maio, foram criadas: a União Demo- Com o novo ano aumentou a agitação nos pânico e um sentimento de insegurança na
crata Timorense (UDT), que propunha uma meios civis e militares, multiplicando-se inci- população, a mesma manteve-se e foi pron-
autonomia, mas mantendo fortes ligações dentes de crescente gravidade que não foram tamente cumprida.
com Portugal; a Associação Social Democra- devidamente reprimidos. Em 7 deAbril veio A partir desta data enviei diariamente
ta Timorense (ASDT), que advogava uma um destacamento de paraquedistas, militares uma mensagem ao Almirante CEMA infor
autonomia progressiva com vista a futura in- disciplinados e operacionais que mais tarde mando-o da situação e simultaneamente
dependência, e a Associação Popular Demo- teriam um papel decisivo e altamente me- realizei uma reunião de esclarecimento com
crática Timorense (APODETI), que defendia ritório perante o completo desmoronar do o pessoal.
pura e simplesmente a integração de Timor Exército em Timor.
na Indonésia. Em fins de Abril, larguei no Lifau para Dia 12
Em inícios de Março de 1974 parti para Macau a fim de trazer para Díli a nova bar- O Mac-Díli largou com destino a Darwin
Macau onde foi concretizada a compra de caça destinada aos STM, a Laleia, embarca- transportando 272 pessoas, a maioria famílias
um rebocador, o Lifau. Com uma guarnição ção do tipo lancha de desembarque grande.
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