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REVISTA DA ARMADA | 494
O exercício, que se desenrolou ao largo de Vila Franca do Cam- Concluído o controlo dos evacuados, simulou-se o desapa-
po, contou com a participação de diversos parceiros, dos quais se recimento de cinco passageiros, tendo-se dado início às opera-
destaca a AtlânticoLine, empresa regional que assegura o trans- ções de Busca e Salvamento, definindo-se as áreas de busca e
porte marítimo inter-ilhas de pessoas e bens, que disponibilizou envolvendo-se a corveta, o EH-101 e uma aeronave C-295. Para
o navio de passageiros Mestre Simão para o papel de navio si- dar mais realismo a esta ação, foi solicitado ao Instituto Hidrográ-
nistrado, a Portos dos Açores, que disponibilizou o rebocador S. fico o envio de duas boias derivantes, uma simulando um náufra-
Miguel, empregue como navio auxiliar na condução das ações de go na água e outra simulando uma jangada.
evacuação de passageiros e a participação de 41 figurantes, per-
tencentes a diversas organizações regionais. Paralelamente a toda esta ação e de modo a testar os proce-
dimentos de combate à poluição, simulou-se a ocorrência de um
O cenário criado baseou-se na ocorrência de um acidente a bordo derrame de hidrocarbonetos, com origem no navio sinistrado, pos-
que evoluiu para uma situação de incêndio, com múltiplas vítimas e sibilitando o treino de combate à poluição no âmbito do Plano Mar
risco de poluição. Numa fase posterior do exercício, e após simulada Limpo, envolvendo os órgãos locais da AMN e a Administração Por-
a ausência de cinco pessoas no controlo e triagem dos passageiros tuária, sob a coordenação do Capitão do Porto de Ponta Delgada.
resgatados, deu-se início a uma “Search and Rescue Operation”.
O simulacro, coordenado pelo MRCC Delgada, no âmbito da Bus-
Às 08:23Z o MRCC Delgada recebeu um sinal de socorro prove- ca e Salvamento Marítimo, e pelo Capitão do Porto, no âmbito da
niente do Mestre Simão e ativou a corveta Baptista de Andrade, os Proteção Civil, envolveu a empenhada participação de um conjunto
meios da Autoridade Marítima Nacional (AMN), o rebocador S. Mi- significativo de pessoas e meios navais, aéreos e terrestres, desig-
guel e colocou em alerta o helicóptero da Força Aérea (EH-101). nadamente a corveta Baptista de Andrade, um helicóptero EH-101,
uma aeronave de asa fixa C-295, as embarcações salva-vidas N. S. da
À chegada ao local, a Batista de Andrade assumiu as funções Boa Viagem e Maria da Esperança, viaturas de transporte de doen-
de “On-Scene Coordinator”, passando a coordenar todos os tes do SRRCBA, o rebocador S. Miguel da empresa Portos dos Açores
meios empenhados na ação SAR e transferiu para bordo do navio S.A e o navio de passageiros Mestre Simão da empresa Atlânticoline.
sinistrado uma equipa de segurança e combate a incêndios de
modo a auxiliar a tripulação na contenção do sinistro e preparar Como resultado final, verificou-se que os objetivos de trei-
a chegada, em segurança, da equipa médica para prestar os pri- no estabelecidos foram plenamente atingidos, sendo de enal-
meiros socorros e efetuar triagem dos tripulantes feridos. tecer o elevado espírito de cooperação demonstrado por to-
dos os participantes.
Seguidamente, iniciou-se a evacuação dos passageiros e feri-
dos não urgentes para a corveta e para o rebocador, utilizando os O evento teve um entusiástico acolhimento por parte dos órgãos
meios da corveta e da AMN, e dos feridos urgentes (cinco) para regionais de comunicação social, e as reportagens que se lhe segui-
o Hospital do Divino Espirito Santo (HDES), através do EH-101. ram, na TV e nos jornais, certamente que contribuíram para reafir-
mar a imagem da Força Aérea, da Marinha e da AMN na RAA e para
Às 11:39Z terminaram as operações de resgate dirigindo-se a credibilidade do Sistema de Busca e Salvamento Marítimo.
a corveta e o rebocador para o porto de Ponta Delgada, local
onde foi instalado o centro de recolha de vítimas e triagem, ini-
ciando-se a fase de desembarque dos evacuados sob a coorde-
nação do Capitão do Porto, que assumiu as funções de Coman-
dante das Operações de Socorro (COS).
Colaboração do MRCC Ponta delGada
MARÇO 2015 25