Page 25 - Revista da Armada
P. 25

REVISTA DA ARMADA | 494

  O exercício, que se desenrolou ao largo de Vila Franca do Cam-        Concluído o controlo dos evacuados, simulou-se o desapa-
po, contou com a participação de diversos parceiros, dos quais se     recimento de cinco passageiros, tendo-se dado início às opera-
destaca a AtlânticoLine, empresa regional que assegura o trans-       ções de Busca e Salvamento, definindo-se as áreas de busca e
porte marítimo inter-ilhas de pessoas e bens, que disponibilizou      envolvendo-se a corveta, o EH-101 e uma aeronave C-295. Para
o navio de passageiros Mestre Simão para o papel de navio si-         dar mais realismo a esta ação, foi solicitado ao Instituto Hidrográ-
nistrado, a Portos dos Açores, que disponibilizou o rebocador S.      fico o envio de duas boias derivantes, uma simulando um náufra-
Miguel, empregue como navio auxiliar na condução das ações de         go na água e outra simulando uma jangada.
evacuação de passageiros e a participação de 41 figurantes, per-
tencentes a diversas organizações regionais.                            Paralelamente a toda esta ação e de modo a testar os proce-
                                                                      dimentos de combate à poluição, simulou-se a ocorrência de um
  O cenário criado baseou-se na ocorrência de um acidente a bordo     derrame de hidrocarbonetos, com origem no navio sinistrado, pos-
que evoluiu para uma situação de incêndio, com múltiplas vítimas e    sibilitando o treino de combate à poluição no âmbito do Plano Mar
risco de poluição. Numa fase posterior do exercício, e após simulada  Limpo, envolvendo os órgãos locais da AMN e a Administração Por-
a ausência de cinco pessoas no controlo e triagem dos passageiros     tuária, sob a coordenação do Capitão do Porto de Ponta Delgada.
resgatados, deu-se início a uma “Search and Rescue Operation”.
                                                                        O simulacro, coordenado pelo MRCC Delgada, no âmbito da Bus-
  Às 08:23Z o MRCC Delgada recebeu um sinal de socorro prove-         ca e Salvamento Marítimo, e pelo Capitão do Porto, no âmbito da
niente do Mestre Simão e ativou a corveta Baptista de Andrade, os     Proteção Civil, envolveu a empenhada participação de um conjunto
meios da Autoridade Marítima Nacional (AMN), o rebocador S. Mi-       significativo de pessoas e meios navais, aéreos e terrestres, desig-
guel e colocou em alerta o helicóptero da Força Aérea (EH-101).       nadamente a corveta Baptista de Andrade, um helicóptero EH-101,
                                                                      uma aeronave de asa fixa C-295, as embarcações salva-vidas N. S. da
  À chegada ao local, a Batista de Andrade assumiu as funções         Boa Viagem e Maria da Esperança, viaturas de transporte de doen-
de “On-Scene Coordinator”, passando a coordenar todos os              tes do SRRCBA, o rebocador S. Miguel da empresa Portos dos Açores
meios empenhados na ação SAR e transferiu para bordo do navio         S.A e o navio de passageiros Mestre Simão da empresa Atlânticoline.
sinistrado uma equipa de segurança e combate a incêndios de
modo a auxiliar a tripulação na contenção do sinistro e preparar        Como resultado final, verificou-se que os objetivos de trei-
a chegada, em segurança, da equipa médica para prestar os pri-        no estabelecidos foram plenamente atingidos, sendo de enal-
meiros socorros e efetuar triagem dos tripulantes feridos.            tecer o elevado espírito de cooperação demonstrado por to-
                                                                      dos os participantes.
  Seguidamente, iniciou-se a evacuação dos passageiros e feri-
dos não urgentes para a corveta e para o rebocador, utilizando os       O evento teve um entusiástico acolhimento por parte dos órgãos
meios da corveta e da AMN, e dos feridos urgentes (cinco) para        regionais de comunicação social, e as reportagens que se lhe segui-
o Hospital do Divino Espirito Santo (HDES), através do EH-101.        ram, na TV e nos jornais, certamente que contribuíram para reafir-
                                                                      mar a imagem da Força Aérea, da Marinha e da AMN na RAA e para
  Às 11:39Z terminaram as operações de resgate dirigindo-se           a credibilidade do Sistema de Busca e Salvamento Marítimo.
a corveta e o rebocador para o porto de Ponta Delgada, local
onde foi instalado o centro de recolha de vítimas e triagem, ini-
ciando-se a fase de desembarque dos evacuados sob a coorde-
nação do Capitão do Porto, que assumiu as funções de Coman-
dante das Operações de Socorro (COS).

                                                                      Colaboração do MRCC Ponta delGada
                                                                                           MARÇO 2015 25
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30