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REVISTA DA ARMADA | 503
Foto CPO J. Parracho
Durante a estadia por meiadúzia de horas no porto espanhol, No mês de outubro, concretizaram-se duas visitas de portos,
houve oportunidade para o navio reabastecere integrarmais um nomeadamente em Leith (Escócia) e Belfast (Irlanda do Norte).
navio na força naval, designadamente a fragatanorueguesa, de Em Leith, à espera dos navios da força, encontrava-se a fragata
defesa de área,HNOMS Fridtjof Nansen. ESPS Blas de Lezo pronta para integrar a SNMG1.
Por seu turno, avisita a Den Helder, decidida por necessidade de O porto de Leith, pela sua proximidade a Edimburgo, permitiu
apoio e manutenção no estaleiro local, com a chegada do navio que a guarnição descobrisse a fantástica história e a diversida-
numa manhã fria e com alguma chuva, antecipando o outono para de cultural desta cidade, da Escócia e do seu povo. O castelo de
a guarnição, permitiu a manutenção de um conjunto de sistemas Edimburgo, o Museu Nacional da Escócia ou a Galeria Nacional
de bordo, designadamente do radar LW08 e da peça de 76mm. Escocesa são apenas alguns dos símbolos da cidade.
A presença em Den Helder permitiu que a guarnição visitasse Durante a estadia em Belfast, os militares optaram por visitar
Amesterdão. Nesta capital ribeirinha europeia, uma das mais an- os principais pontos turísticos da cidade e alguns pontos de inte-
tigas da europa, fica o registo de uma cidade repleta de turistas resse da Irlanda do Norte, tais como Giant`s Causeway ou Carrick-
e de bicicletas, com grande diversidade de comércio, muito or- -a-Rede Rope Bridge, através dos tradicionais tours de autocarro.
ganizada e limpa, e com uma rede de transportes extremamente
acessível e eficiente. Terminada a visita a Belfast o navio largou para uma navegação
de 18 dias de modo a cumprir com o exercício TRIDENT JUNCTURE
Após um fimdesemana em Skagen, onde ficaram registados, 2015.O próximo porto de abrigo seria uma casa conhecida, Lisboa!
por ventura, os dias mais ventosos da missão, e uma inesquecível
largada com duas ligações de reboque partidas, seguiu-se o por- conclusões
to na Base Naval de Kiel, na Alemanha.
No final de cerca de dois meses e meio de elevada atividade
Durante esta paragem aproveitou-se para realizar um abasteci- operacional, em que a guarnição e o navio foram testados de uma
mento significativo de géneros alimentares, um reabastecimento forma intensa, o balanço é francamente positivo. A D.Francisco
de combustível e algumas manutenções e pinturas. Durante esta de Almeida terminou um ciclo de três exercícios navais de grande
estadia, a guarnição também teve a oportunidade de exercer o dimensão, desempenhando funções e tarefas de elevada com-
voto antecipado no estrangeiro para a eleição da Assembleia da plexidade e importância no seio dos mesmos.
República.
Era agora tempo de descansar e aproveitar os poucos dias de
Este foi um processo exemplarmente conduzidopela Cônsul regresso a casa, para encarar a derradeira etapa da missão com
dra. Luisa Lowe, do Consulado de Hamburgo, e pelos respetivos entusiasmo e motivação. Etapa esta que nos levaráde novo até às
funcionários, designadamente, as senhoras dr.asMaria José Ama- águas do mar Mediterrâneo, desta feita para participar na Ope-
do Cock e Isabel Alves, e o senhor dr. José Barreto. ração ACTIVE ENDEAVOUR,entre outras tarefas, que serão objeto
de descriçãonopróximo e último relato.
Em termos sociais, o navio realizou uma receção a bordo, ten-
do convidado os militares dos navios da força, da Marinha Alemã Colaboração do COMANDO DO NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA
e as entidades locais.
Notas
Durante esta estadia os militares portugueses aproveitaram
para conhecer a cidade de Kiel e o memorial naval, construído 1 Em 2015, o país anfitrião do exercício foi a Dinamarca.
pela Alemanha no fiorde de Kiel para homenagear os marinhei- 2 Nome fictício utilizado no exercício para a área do Skagerrak.
ros alemães mortos durante a Primeira Guerra Mundial. O qual 3 Her Majesty Naval Base.
após a Segunda Guerra Mundial foi dedicado à paz mundial. 4 O COMUKMARFOR atuou como Comandante da Componente Marítima e, simul-
Atualmente, este memorial, para além de representar com taneamente, responsável pela certificação da NRF16.
muita realidade histórica os dois conflitos mundiais, também 5 Mine Countermeasures Vessel Protecting Unit.
aclara a evolução tecnológica e operacional das marinhas desde 6 Seaport of disembarkation.
o início do século XX até à atualidade.
20 JANEIRO 2016