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REVISTA DA ARMADA | 503
Foto CPO J. Parracho
tícios: Kamon, o agressor, Lakuta, o país invadido e Tytan, sob ça do Secretário-Geral da NATO, Dr. Jens Stoltenberg, assim como
ameaça de Kamon. Num passado recente, Kamon teria invadido de outras altas entidades militares e civis da NATO e nacionais.
Lakuta e ocupado uma faixa de território de Tytan, entrando en-
tre 10 a 60 km no seu território. Com base nesta situação, foi de- A participação da fragata D. Francisco de Almeida e dos res-
terminada a projeção de uma força conjunta multi-nacional para tantes navios da SNMG1 consistiu numa demonstração de poder
a área de operações com o objetivo de libertar Tytan da ocupa- naval para os VIP embarcados no HMS Ocean, fundeado a oeste
ção e garantir a estabilidade regional. da península de Troia. Esta demonstração consistiu numa passa-
gem em formatura a escassos metros do HMS Ocean, com a rea-
Num cenário geograficamente disperso entre Portugal, Espa- lização de tiro com a peça de artilharia principal, operações com
nha e Itália, o grupo-tarefa 445.06 tinha como missão apoiar um helicópteros e demonstração de capacidades do NRP Tridente.
desembarque anfíbio no decorrer da noite de 2 de novembro.
Este assalto anfíbio tinha como objetivo garantir a ocupação e Após o final da demonstração naval, iniciou-se o trânsito para
o controlo das estações radar costeiras de Kamon na Sierra del a tão aguardada paragem no porto de Lisboa, para um retempe-
Retin, garantir o controlo dos SPOD6 de Rota, Cádiz e Almeria, rador fim de semana junto das famílias, motivo de satisfação e
expulsar as forças de Kamon do território de Tytan e neutralizar motivação para a última parte da missão.
as milícias locais.
as visitas de porto
Perante um desembarque desta envergadura, tornou-se ne-
cessário garantir durante vários dias as condições necessárias As visitas de portos durante estes dois meses e meio, apesar de
para a proteção de força no local de desembarque, nomeada- curtas, revelaram-sede grande importância na medida em que
mente através de operações anti-submarinas, anti-superfície e permitiram assegurar os aspetos ligados à manutenção, à logísti-
antiaéreas, enquanto se assegurava simultaneamente a proteção ca, à presença naval, às rotinas de bordo e, não menos importan-
do HNLMS Johan de Witt. te, ao merecido descanso e bem-estar da guarnição.
Com um total de seis submarinos reais na área de operações, Esta etapa teve início a 26 de agosto, por ocasião da largada do
onze unidades de superfície como força opositora, entre os quais navio da Base Naval de Lisboa em direção ao porto de Leixões. À
o porta-aviões ESPS Juan Carlos I, e múltiplos aviões de combate espera do navio, encontrava-se a fragata canadiana HMCS Winni-
com saídas regulares, a tarefa apresentada foi desafiante. Ade- peg pronta para integrar a SNMG1.
mais, a presença de ameaça assimétrica de superfície e aérea era
uma constante, o que obrigou a uma atenção redobrada sempre A visita de cortesia ao porto de Leixões foi muito bem acolhida
que a força operou junto a terra. pelas autoridades e pela comunidade local em geral, como reve-
laram as 4549 pessoas que visitaram os navios,durante o fimde-
Num prisma diferente, mas integrado no exercício, de realçar semana de 28 a 29 de agosto. Durante esse período, realça-se de
a oportunidade de realização de duas ações de abordagem a na- igual modo o excelente apoio prestado pelo Comando da Zona
vios mercantes, permitindo assim treinar os procedimentos de Marítima do Norte.
abordagem e de vistoria de forma realista, oportunidade que se
veio revelar muito valiosa para a manutenção das proficiências Após um fimdesemana passado na fantástica cidade do Porto,
das equipas de bordo. Estes navios, que voluntariamente aceita- ambos os navios largaram a 31 de agosto, tendo de imediato ini-
ram as equipas de abordagem, constituíram-se assim como par- ciado o período de treino operacional e a integração da fragata
ceiros no treino das forças da NATO na área de operações. canadiana.
Após o desembarque das forças na Sierra del Retín, os navios Antes da chegada a Skagen, na Dinamarca, aonde decorreu a
da SNMG1 abandonaram a área de operações com o objetivo de primeira fase do NOCO 2015, o navio ainda teve oportunidade
demandar a área de Troia para a realização do NAC Sea Day. Este de demandar, para efeitos de manutenção/logística,o porto de
evento de grande visibilidade internacional contou com a presen- Lisboa, o de El Ferrol, em Espanha, e o de Den Helder, na Ho-
landa.
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