Page 28 - Revista da Armada
P. 28

REVISTA DA ARMADA | 510                    86

VIGIA DA HISTÓRIA

NEM TODOS SÃO IGUAIS

  O Tratado Luso-Britânico de 1842 consti-       Afirmava igualmente aquele ministro
tuiu mais uma etapa no combate ao tráfico      estar absolutamente convencido da ino-
de escravos, ao estender a respectiva área     cência do navio, pois era propriedade de
de fiscalização para Sul, até ao Equador.      uma respeitável e conceituada firma de
                                               Liverpool que, em caso algum, se arrisca-
  O Tratado especificava um conjunto de        ria às penas previstas para os que trafica-
indícios, na sua quase totalidade incluídos    vam escravos.
por vontade das autoridades britânicas,
que permitiam considerar como justa              Num desses encontros, o ministro britâ-
causa o apresamento dos navios que os          nico insinuou mesmo que o apresamento
apresentassem, como sendo navios ne-           do Lady Sale teria sido uma forma de reta-
greiros; tais indícios incluíam a existência,  liação pelo apresamento que os britânicos
a bordo, de algemas, gargaleiras, escoti-      vinham fazendo de navios portugueses, e
lhas com grades, cobertas corridas, tábu-      ainda pela vontade que o comandante
as aparelhadas para construir segundas         português teria em “mostrar serviço“.
cobertas, caldeiras de cozinha em número
superior ao normal, quantidades excessi-         Em Portugal, porém, o apresamento foi
vas de água, de carne e peixe salgados, de     considerado justificado, até porque os in-
farinha, de arroz, de mandioca e de milho.     dícios encontrados eram bem superiores
                                               àqueles que os britânicos haviam conside-
  A fiscalização parece só ter tido início     rado como suficientes para apresar navios
em 1884, ano esse em que foram apresa-         portugueses.
dos 8 navios, na sua maioria brasileiros,
sendo 5 dos apresamentos efectuados              A menção de apreço da Rainha, com
pelos navios portugueses e 3 pelos dos         data de 7 de Janeiro de 1846, e a conde-
ingleses.                                      coração do 2º Tenente Vicente Ferrer com
                                               a Ordem da Torre e Espada parecem de-
  No ano seguinte, o número de apresa-         monstrar o convencimento dos portugue-
mentos aumentou para 26, cabendo aos           ses de que a razão lhes assistia.
britânicos a maior parte, exactamente 22,
e aos portugueses somente 4; mais uma            Mesmo após terem recebido cópia dos
vez o maior número de navios apresados         elementos justificativos do apresamento
era de brasileiros, havendo ainda entre        (excessiva quantidade de água, de man-
os apresados navios portugueses, ameri-        timentos e falsas declarações quanto ao
canos e um inglês, este último, de nome        porto de destino) e da decisão favorável
Lady Sale, apresado pela escuna portu-         do tribunal arbitrário, no qual participava
guesa Constituição, sob o comando do 2º        um inglês, as autoridades britânicas, em-
Tenente Vicente Ferrer Barrancho.              bora reconhecendo que à luz do Tratado
                                               o apresamento não podia ser contestado,
  Como seria de esperar, o apresamento         consideravam que tudo se ficara a dever
do Lady Sale provocou uma forte reacção        a uma certa imprudência no apetrecha-
britânica, não só na imprensa, em espe-        mento do navio.
cial dos jornais de Liverpool, a cuja praça
o navio pertencia, como também a nível                                       Com. E. Gomes
diplomático.
                                               Fonte: Angolana vol. IV
  Nos contactos havidos entre o Ministro
de Portugal em Londres e o Ministro dos        N.R. O autor não adota o novo acordo ortográfico.
Negócios Estrangeiros britânico, este terá
informado o ministro português que o
apresamento do Lady Sale iria ser objec-
to de debate, pelo Primeiro Ministro, no
Parlamento.

28 AGOSTO 2016
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33