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REVISTA DA ARMADA | 516
OPERAÇÃO
PICO DOURO
urante cerca de um mês, entre 19 de outubro e 22 de novem- navio de apoio logístico. Este apoio envolveu o transporte de
Dbro de 2016, uma equipa de seis mergulhadores do Desta- todo o material de salvação marítima e equipamento de mergu-
camento de Mergulhadores Sapadores nº 2 (DMS2) da Marinha, lho da Base Naval de Lisboa. O navio providenciou ainda aloja-
chefiada pelo Capitão-tenente Brandão Marques, deslocou-se a mento e alimentação à equipa de mergulhadores, bem como o
São Tomé e Príncipe com o objetivo de realizar uma missão de re- movimento de toda a carga necessária no desenrolar da missão,
flutuação da embarcação de pesca Pico Douro, afundada nas ime- nomeadamente a manobra de embarcações e balões de reflu-
diações do enfiamento do porto comercial da baía de Ana Chaves. tuação de grandes dimensões. Os dois mergulhadores do DMS2
Desde o seu naufrágio, que se deu no dia 4 de julho de 2014, o Pico embarcados no navio desde Lisboa também participaram nos
Douro passou a constituir um perigo para a navegação, pelo que trabalhos de reflutuação e remoção da embarcação.
já tinha dado origem a alguns acidentes, entre os quais um que Esta operação, de enorme complexidade e dificuldade, contou
envolveu uma lancha da Guarda Costeira santomense. Esse navio com o apoio das entidades locais presentes em São Tomé e Prín-
terá sofrido um rombo resultante de um choque nas estruturas do cipe, que foram essenciais no sucesso da missão.
parque de sinais da embarcação naufragada. Era necessário, por- A Cooperação Técnico-Militar com São Tomé e Príncipe pres-
tanto, efetuar a remoção desta embarcação para posterior afunda- tou todo o apoio no contacto com as autoridades locais.
mento, numa posição segura, com vista à restituição da segurança A empresa de administração do porto – ENAPORT – disponibili-
à navegação no porto e à criação de um recife artificial. zou uma barcaça de apoio às operações e contentores para guar-
A embarcação, com um deslocamento estimado entre 60 e da do material, bem como rebocadores necessários à manobra
80 toneladas, estava completamente submersa, situada numa da barcaça e à remoção do Pico Douro.
depressão com uma profundidade de 8 metros. Encontrava-se Além de embarcações de apoio, a Guarda Costeira santomense
adornada cerca de 60 graus a EB, com o casco assoreado no mes- garantiu o dispositivo de segurança à barcaça, nos períodos de
mo bordo e inúmeras estruturas perigosas que poderiam danifi- inatividade, e disponibilizou ainda uma equipa de mergulhadores
car os balões de reflutuação. que prestou um precioso auxílio nos trabalhos de preparação da
A missão de remoção do Pico Douro, que constituiu a atividade embarcação.
principal da Iniciativa Mar Aberto 2016, contou com a presença Os trabalhos de salvação marítima iniciaram-se no dia 24 de
do navio hidro-oceanográfico Almirante Gago Coutinho, como outubro com a preparação do casco. Estes trabalhos incluíram a
14 MARÇO 2017