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REVISTA DA ARMADA | 516


          remoção de areia do interior e imediações da embarcação, co-
          locação de contentores rígidos com ar, corte e remoção de es-
          truturas metálicas perigosas, raspagem do casco para limpeza de
          cracas cortantes e colocação de proteções no casco de forma a
          reduzir o risco de danos nos balões de reflutuação. Foram ainda
          colocadas as amarras de fixação desses balões.
           Após árduos trabalhos de preparação do casco, que decorre-
          ram durante 15 dias, foram finalmente instalados os balões nas
          suas posições definitivas.
           Após uma primeira tentativa de reflutuação realizada em 9 de
          novembro, o navio foi reflutuado pela primeira vez no dia 13 de                              Meios envolvidos
          novembro, com 3 balões de reflutuação fechados de 10 toneladas
          de capacidade e 13 balões abertos de 5 toneladas de capacidade,
          num total de 95 toneladas. Após o seu afundamento, o navio ficou
          a cerca de 700 jardas da posição inicial, com um adornamento de
          90 graus a EB, num fundo de 10 metros de profundidade. A pro-
          fundidade na nova posição facilitou os trabalhos subsequentes,
          por se ter conseguido mais 2 metros de coluna de água, benefi-
          ciando assim o funcionamento dos balões de reflutuação.
           Seguiram-se mais duas operações de reflutuação com respeti-
          vos reboques.
           Após reposicionamento dos balões e amarras, a segunda ope-
          ração de reflutuação foi realizada no dia 17 de novembro. Esta                              Remoção de areias
          operação foi mais simples que a primeira, pois a altura da coluna
          de água permitiu que a embarcação subisse sem contacto com
          os balões, diminuindo assim o risco de os danificar. A segunda
          reflutuação foi feita com 3 balões fechados de 10 toneladas de
          capacidade  e  8  balões  abertos  de  5  toneladas  de  capacidade,
          num total de 70 toneladas.
           O  reboque  foi  realizado  com  a  embarcação  completamente
          submersa e adornada 90 graus a EB, para uma nova posição, cer-
          ca de 2200 jardas da anterior. O afundamento foi efetuado a uma
          profundidade de 17 metros.
           Os dois primeiros reboques não foram efetivos até à posição
          pretendida, pois foram realizados contra a corrente e com condi-                         Colocação de contentores
          ções de mar adversas, não permitindo que os balões aguentas-
          sem todo o percurso no máximo da sua capacidade.
           Em 18 de novembro, o Pico Douro foi reflutuado pela terceira
          e última vez, tendo sido rebocado 5 milhas a favor da corrente,
          para  uma  posição  segura  pré-definida  no  planeamento  inicial,
          1200 jardas a NE do Ilhéu das Cabras, onde foi afundado a 22
          metros de profundidade. A embarcação encontra-se agora numa
          zona  com  boa  visibilidade,  constituindo  um  local  privilegiado
          para o mergulho recreativo.
           Foram necessárias 3 reflutuações para a remoção do Pico Dou-
          ro da sua posição inicial até ao seu destino final. A fase de remo-
          ção foi realizada em apenas 9 dias, com operações de reboque                              Montagem de amarras
          que totalizaram cerca de 6 milhas de trânsito.
           Em toda a missão foram utilizados 4 balões fechados de 10 to-
          neladas de capacidade e 16 balões abertos de 5 toneladas de ca-
          pacidade, além do restante equipamento de salvação marítima.
           Foram contabilizados um total de 19.701 minutos de mergu-
          lho, entre todos os mergulhadores do DMS2 intervenientes.
           A operação foi concluída com sucesso, pois o Pico Douro dei-
          xou de constituir perigo para qualquer tipo de navegação, permi-
          tindo a entrada dos navios em segurança no porto comercial de
          Ana Chaves.
                                               Brandão Marques
                                                        CTEN                                            2ª Reflutuação
                                           COMANDANTE DO DMS2


                                                                                                   MARÇO 2017  15
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