Page 16 - Revista da Armada
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DIREITO DO MAR
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                 ACIDENTES MARÍTIMOS E SEU ENQUADRAMENTO NA
                 CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DO
                 MAR








                    om o crescimento da atividade do transporte marítimo,
                 Cquer de mercadorias, quer de passageiros, bem como
                 com o desenvolvimento de diversas atividades ligadas à ex-
          DIREITO DO MAR E DIREITO MARÍTIMO
                 ploração dos recursos marinhos, tem-se verificado um au-
                 mento da atividade nos diversos espaços marítimos. Este in-
                 cremento de atividade exige, necessariamente, um reforço
                 da segurança nos diversos espaços marítimos.
                   Apesar  de  toda  a  regulamentação,  quer  nacional  quer   ção registada pelos diversos Estados-Membros na European
                 internacional, existente no âmbito da segurança marítima,   Marine Casualty Information Platform (EMCIP) .
                                                                                                     4
                 bem como do investimento tecnológico que tem sido em-  O relatório contém informação estatística sobre aciden-
                 pregue pela indústria nos novos meios, por forma a torná-  tes  e incidentes marítimos  que envolveram navios que ar-
                                                                    5
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                 -los mais seguros, na realidade os acidentes marítimos con-  voravam a bandeira de um Estado-membro, bem como os
                 tinuam a ocorrer.                                ocorridos no mar territorial ou nas águas interiores de um
                   Assim, decorrente da Convenção das Nações Unidas sobre   Estado-membro.
                 o Direito do Mar (CNUDM), desde logo os Estados costeiros   Segundo o relatório, em 2015 foram reportados 115 casos
                 e os Estados de bandeira têm preocupações e competências   mortais, 976 pessoas com ferimentos, 36 navios perdidos e
                 sobre a segurança marítima.                      125 investigações realizadas. Com os 3296 acidentes e inci-
                   Decorrente do artigo 2º da CNUDM, verifica-se o direito   dentes reportados em 2015, o número total de acidentes e
                 de os Estados costeiros investigarem as causas de qualquer   incidentes reportados na EMCIP ascende a 12.591.
                 acidente marítimo no seu mar territorial que possa pôr em   Estes  12.591  acidentes  ou  incidentes  que  aconteceram
                 risco vidas humanas ou o ambiente, envolva a intervenção   naquele período envolveram 14.245 navios de diversos ti-
                 dos seus serviços de busca e salvamento ou, ainda, possa vir   pos, tais como navios de transporte de mercadorias, em-
                 a afetar o desenvolvimento de outras atividades marítimas   barcações  de  pesca,  navios  de  transporte  de  passageiros,
                 naquele espaço.                                  entre outros. É de salientar que no período em análise 2399
                   Por outro lado, o artigo 94º da CNUDM estabelece que   navios estiveram envolvidos em mais do que um acidente
                 os Estados de bandeira devem “ordenar a abertura de um   ou incidente. Como seria expectável, o tipo de navio envol-
                 inquérito, efetuado por ou perante pessoa ou pessoas de-  vido em maior número de ocorrências foram os navios de
                 vidamente qualificadas, em relação a qualquer acidente ou   transporte de mercadorias, seguidos dos de transporte de
                 incidente de navegação no alto mar, que envolva um navio   passageiros e das embarcações de pesca.
                 arvorando a sua bandeira e no qual tenham perdido a vida   Naquele  período,  metade  dos  acidentes  tiveram  como
                 ou sofrido ferimentos graves nacionais de outro Estado, ou   causa questões relativas à navegação, como os abalroamen-
                 se tenham provocado danos graves a navios ou a instalações   tos, encalhes ou as colisões. Por outro lado, no que concer-
                 de outro Estado ou ao meio marinho”.             ne aos acidentes de trabalho, 39% deveu-se a deslizes, atro-
                   De igual modo, existem organizações internacionais cuja   pelamentos e a falhas humanas.
                 missão  abrange  as  questões  securitárias  e  dos  acidentes   Só em 2015 mais de 1700 navios de transporte de mer-
                 marítimos. Desde logo destacam-se a Organização Marítima   cadorias estiveram envolvidos em acidentes marítimos, de
                 Internacional (IMO ) e a Agência Europeia de Segurança Ma-  que resultaram 64 mortes. Apesar do número de embarca-
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                 rítima (EMSA ). Esta última tem por objetivo “garantir um   ções de pesca perdidas continuar a aumentar, tendo-se re-
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                 nível elevado, uniforme e eficaz de segurança marítima, de   gistado a perda de 25 em 2015, registou-se uma diminuição
                 prevenção e combate à poluição causada por navios, e de   das vítimas mortais e dos feridos.
                 prevenção da poluição marinha causada por instalações pe-  Relativamente aos navios de passageiros, no período de
                 trolíferas e gaseiras ”.                         2011 a 2015 o número de vítimas foi muito condicionado
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                   Neste âmbito recentemente a EMSA publicou o seu rela-  pelo acidente do Costa Concordia (ocorrido em 2012) que
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                 dos relativos ao período compreendido entre 2011 e 2015.   Atlantic (ocorrido em 2014), do qual resultaram 11 mortes
                 O relatório foi elaborado tendo em consideração a informa-  e 31 feridos.
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