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REVISTA DA ARMADA | 555
SNMG1. As aƟ vidades de integração gradual, inicialmente previs-
tas para os navios e para o staff embarcado, viram-se encurtadas
no tempo pela parƟ cipação da força na Operação Allied Sentry.
Onze dias de intensa aƟ vidade operacional levaram o grupo de
dois navios ao Mar da Noruega, ao Mar do Norte, aos estreitos de
Skaggerak e KategaƩ e ao Mar BálƟ co, na prossecução de objeƟ -
vos operacionais do HQ MARCOM, quartel-general da NATO que
detém o Controle Operacional do SNMG1.
Neste período ocorreu ainda a primeira oportunidade de exer-
citar a defesa aérea da força, com a colaboração de aeronaves
aliadas envolvidas no Bal c Air Policing. Com efeito, aeronaves
francesas Mirage F1 e espanholas F18 testaram a capacidade e
pronƟ dão dos navios na defesa aérea, contrariando os diversos
perfi s de ataque executados.
Os navios da força atracaram em Riga onde, devido às medidas
cautelares acionadas por força da pandemia do COVID-19, não
foi possível conceder licenças à guarnição, facto que viria a reve-
lar-se uma constante para o resto da missão.
PATRULHA DO MAR BÁLTICO I
Após Riga, o SNMG1 reiniciou as operações de patrulha e vigi-
lância no Mar BálƟ co. Ao longo de sete dias a força assegurou
a aplicação das Assurance Measures da NATO para a região,
destacando-se ainda a realização de uma série de Ɵ ro naval
com a Marinha da Lituânia, após o que os navios atracaram
em Klaipeda.
Após a largada de Klaipeda seguiu-se uma fase de intensa aƟ -
vidade operacional. Mantendo a força a sua função principal de
vigilância e monitorização do Mar BálƟ co, realizou-se um exer-
cício de oportunidade (PASSEX) de três dias com a Marinha da PATRULHA DO MAR BÁLTICO II
Lituânia, cobrindo relevantes áreas das operações navais.
Seguiu-se uma breve escala logísƟ ca em Gdynia, na Polónia. Durante as tradicionais force mee ngs em Turku, o foco das
A necessidade destas curtas paragens, sempre inferiores a 24h, operações passou a integrar os preparaƟ vos para o exercício Joint
advém da ausência de navios reabastecedores disponíveis na Warrior 202. Trata-se de um exercício miliar conjunto e combi-
área. Com a sustentabilidade da força novamente garanƟ da, lar- nado de grande envergadura, no início de outubro de 2020, orga-
gou-se de Gdynia, em direção ao BálƟ co ocidental, onde a força nizado pela Marinha inglesa; daí que a intensidade e exigência
integrou o exercício GEREX 2020. do planeamento operacional do navio e da força tenham vindo
Este exercício, organizado pela Marinha alemã e contando com gradualmente a crescer.
a presença de várias outras Marinhas do BálƟ co, permiƟ u ao Os navios do SNMG1 largaram de Turku para um exigente,
SNMG1 interagir com um importante aliado na região e, ainda, porém extremamente proveitoso, PASSEX de dois dias com a
usufruir de valiosas oportunidades de treino com diversas unida- Marinha da Finlândia, focado na defesa assimétrica, na defesa
des navais, um submarino e vários Ɵ pos de aeronaves. aérea e na guerra de superİ cie, reforçando deste modo os laços
Seguiu-se uma breve paragem logísƟ ca na Base Naval de Kiel, e a interoperabilidade com esta nação parceira da NATO.
donde os navios da força largaram para efetuar três dias de Terminado o exercício, a força retomou as suas funções de
patrulha ao longo do BálƟ co ocidental, central e norte, mantendo patrulha e vigilância no BálƟ co central, tendo ainda sido possível
o ritmo de treino e a aƟ vidade operacional. Neste período foi realizar um curto PASSEX com o USS Ross, da Marinha americana
realizado mais um exercício PASSEX, desta feita com a Marinha e, novamente, exercícios de defesa aérea com a Bal c Air Poli-
da Letónia, que contou com a valiosa parƟ cipação de aeronaves cing, nesta ocasião, com aeronaves Typhoon italianas.
F-16M da Força Aérea Portuguesa, presentemente em missão na Já no BálƟ co ocidental, a força atracou na base Naval de Kiel,
Polónia no âmbito das Assurance Measures no Mar BálƟ co. para aquela que terá sido, provavelmente, a sua úlƟ ma brief
A chegada ao porto de Turku, na Finlândia, revelou-se, do ponto logis c stop. Está na hora de deixar o Mar BálƟ co para trás,
de vista da navegação, um dos momentos mais interessantes da rumando ao AtlânƟ co, não pelo Canal de Kiel mas pelos estreitos
missão. Navegando em águas confi nadas e através de paisagens da Dinamarca.
de rara beleza, os navios transitaram durante cinco horas pelo
archipelago consƟ tuído por cerca de 20 mil ilhas. Colaboração do COMANDO NRP CORTE-REAL
PORTOS Klaipeda Gdynia Turku Kiel
Foto SAJ A Ferreira Dias PERÍODOS 10-15 JUL 20 JUL NORUEGA 14-17 AGO 24 - 25 AGO 28-29 AGO FINLÂNDIA ALEMANHA
Haakonsvern
Riga
PAN
Lisboa
LITUÂNIA
Troia
POLÓNIA
BNL
LETÓNIA
07-08 SET
26 JUL-
10-14 SET
20 SET
03 AGO
SETEMBRO/OUTUBRO 2020 7