Page 35 - Revista da Armada
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Foto 1
uando, vai quase para um ano, referi que a publicação, pela
Revista da Armada, das representações dos navios existen-
Qtes na cidade de Lisboa, representações essas que associo
aos locais onde viviam os mestres ou armadores de navios, poderia
constituir um contributo para a sua preservação, fi-lo na quase cer-
teza de que, a não haver uma intervenção apropriada, muitas dessas
representações iriam desaparecer. Referi então, igualmente, que no
espaço de poucos anos, talvez nem uma dúzia, algumas dessas
representações haviam, entretanto, desaparecido.
Pessoa amiga e muito empenhada na preservação do património
Foto 2 Foto 3 da cidade fez-me chegar algumas fotografias que ilustram perfei-
tamente o que deixei referido. Assim, uma das pedras existentes
na rua da Costa foi cuidadosamente retirada pelo empreiteiro, con-
forme foto 1, mas não foi possível até hoje conhecer qual o destino
subsequente.
A foto 2 (antes), por seu lado, mostra a falta de cuidado do emprei-
teiro encarregado da remodelação do edifício na rua da Boavista,
tendo sido unicamente possível salvar um bocado de uma dessas
representações (foto 3 – depois), quando tudo se preparava para
que este fosse fazer companhia a um outro, entretanto já enviado
para a lixeira.
Na rua dos Mastros, onde se encontra referenciada a existência
de uma pedra com a representação de um navio, a foto 4 parece
indiciar tratar-se, mais uma vez, de clara falta de sensibilidade dos
responsáveis (?) pela obra que, aparentemente, preferiram ocultá-la
com cimento. O caso desta pedra da rua dos Mastros tem a particu-
laridade de, provavelmente, indicar a morada do piloto e capitão de
navios da 1ª metade do séc. XVIII, Agapito Martins Ferreira, sendo
até hoje o único caso em que consegui estabelecer tal relação.
Dado o estado de degradação e abandono dos prédios onde algu-
mas destas pedras se encontram, não se me afigura de estranhar
que, mais dia menos dia, estas venham a desaparecer.
A par com os casos acima referidos outros há, infelizmente bem
poucos, em que a preocupação pela manutenção do património
merece ser assinalada, como sucede no caso das representações
registadas nas fotos 5 (antes) e 6 (depois).
Agradeço ao Alexis Passechnikoff a amabilidade que teve ao facul-
tar-me as fotos que acompanham o texto.
Cdmt. E. Gomes
Foto 4 N.R. O autor não adota o novo acordo ortográfico
Foto 5 Foto 6