Page 33 - Revista da Armada
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REVIST
                                                                                                     REVISTA DA ARMADA | 558A DA ARMADA | 558

              QUARTO DE FOLGA



                JOGUEMOS O BRIDGE                                                               Problema nº 240


                           NORTE (N)             GRAU DE DIFICULDADE – FÁCIL CARECENDO DE ATENÇÃO
                          ♠ ♥♦ ♣                 TAPE AS MÃOS DE E-W PARA TENTAR RESOLVER A 2 MÃOS
                          A ADA
                          V9    6                E-W vuln. W abre em 1♦, N DBR, E PASSA e S dá 2♠. W PASS e N marca a parƟ da em 4♠ passando todos. Tenha
                          10 5  5                em atenção o leilão e analisando atentamente as 2 mãos encontre a forma como S deve jogar para cumprir o
                          52                     contrato recebendo a saída a R♥?
               OESTE (W)               ESTE (E)
               ♠ ♥♦ ♣     3          ♠ ♥♦ ♣
               8 RRR                  7 4 10 10
                 DV V                 2397       SOLUÇÕES: PROBLEMA Nº 240
                 V8 9                     73
                10 4 2                    6                                                                         elimine a outra perdente deste naipe. A técnica uƟ  lizada por S foi, portanto, a da eliminação e colocação em mão.
                           SUL (S)        5                                                                         ♣ perdentes para deixar a mão em W; este fi  ca sem defesa e será obrigado a jogar ♣ para a D, ou corta e balda, permiƟ  ndo que S
                          ♠ ♥♦ ♣          2                                                                         de A, destrunfa, A♦ e outro para cortar e eliminar o naipe; joga agora ♥ para W que bate DV10, mas S não corta a 3ª e balda um dos
                          R8A D                                                                                     entre eles o R♣, sendo com base nesta informação que deve desenvolver a sua linha de jogo. Vejamos então como deve jogar: faz
                          D 738                                                                                     pequena para a D. Só que neste caso dispõe da abertura de W que lhe permite colocar os pontos restantes na mão do abridor e
                          96    4                                                                                   cações S teria de jogar o naipe de ♣ em desespero, esperando a colocação do R em E (50%), para o que bateria o A seguido de
                          6                                                                                         Numa primeira análise existem 4 perdentes (2♥+2♣), havendo que eliminar uma para cumprir o contrato. Sem quaisquer indi-
                          4                                                                               Nunes Marques
                                                                                                              CALM AN


                GO NAVY!                                                                       Passatempo nº 22




                 What is the level?              STANAG 6001 EdiƟ on 5, Language Profi ciency Levels, is the NATO agreed standard for language curriculum,
                                                 test development, and for recording and reporƟ ng Standardized Language Profi les (SLPs).
                  Let’s talk about…              STANAG 6001 provides NATO forces with a table describing language profi ciency levels.
                                                 The language profi ciency skills – Listening (L); Speaking (S); Reading (R); WriƟ ng (W) – are broken down
                                                 into six base levels coded 0 through 5. In general terms, skills may be defi ned as follows:
                                                 Level 0 – No profi ciency; Level 1 – Survival; Level 2 – FuncƟ onal; Level 3 – Professional; Level 4 – Expert;
                                                 Level 5 – Highly-arƟ culate naƟ ve.
                                                 Do you know what you are expected to comprehend and produce at each level? Let’s fi nd out!

                                                 WHAT IS THE LEVEL (0,1,2,3,4,5) AND THE SKILL (L/S/R/W) OF THE FOLLOWING?
                                                 “Contexts include news items describing frequently recurring events, simple biographical informaƟ on,
                                                 social noƟ ces, rouƟ ne business leƩ ers, and simple technical material…”
                     STANAG 6001                 Solução: No próximo número

                                                                                                  Estela Magalhães Parreira
                                                                                                          CTEN ST-ELING


                 SUDOKU                                                                           Problema nº 72



              FÁCIL                           DIFÍCIL

                               9               1     2      7     3  8              SOLUÇÕES: PROBLEMA Nº 72
               3     8                            5  4         1     6  7
                                  4                                     4
               4  8  1   9     3        6                                           FÁCIL           DIFÍCIL
                     6            3            8         1  6                        8  1  6  3  5  2  4  8  9  7  2  6  3  4  1  9  7  5  2  8  5  7  4  9  6  3  1  4  7  5  9  1  8  2  3  6
                         8     2        5                   5  4        6            4  5  7  4  9  1  5  2  1  6  3  8  2  7  6  3  8  9  1  6  3  1  6  8  2  4  8  5  9  3  5  7  7  9  4  2
               8     2      1                               8                        9  8  3  7  4  1  6  5  2  9  2  5  7  6  1  3  4  8
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                  1         9     5  6            8      7     6  4  5               7  2  9  1  6  8  1  9  2  3  5  4  8  5  4  7  3  6  7  5  6  8  2  3  1  9  3  7  8  4  4  2  5  6  9  1



                                                                                                                  33
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