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REVISTA DA ARMADA | 561


              SAÚDE PARA TODOS                                                                                  85



              MOBILIDADE ATIVA CICLÁVEL




              As restrições à circulação impostas pela pandemia COVID-19 induziram uma franca melhoria nos indicadores de qualidade ambiental
              nas grandes cidades, como é o caso de Lisboa. Com a redução do tráfego automóvel, aproveitando o recente invesƟ mento em ciclovias
              e numa perspeƟ va individual de redução da pegada ecológica, houve um crescimento exponencial na aquisição de bicicletas. A uƟ liza-
              ção da bicicleta nas deslocações, enquanto aƟ vidade İ sica, tem efeitos benéfi cos para a saúde. Neste senƟ do, aliando a comemoração
              do Dia Mundial da AƟ vidade Física (6ABR) e o Dia Mundial da Saúde (7ABR), contamos com a colaboração do CTEN MN Santos Henri-
              ques, fi siatra, Chefe do Serviço de Saúde da UAICM, para nos contextualizar sobre a mobilidade aƟ va ciclável.

               AP – Qual o enquadramento da mobilidade aƟ va ciclável?  grama, ou de um homólogo de outro concelho, existe ainda a opção
               SH – Em agosto de 2019, a Resolução do Conselho de Ministros   do programa de incenƟ vo à compra de veículos de baixas emissões
              n.º 131/2019 aprovou a Estratégia Nacional para a Mobilidade   onde as bicicletas convencionais (compradas a parƟ r de 1 de janeiro
              AƟ va Ciclável 2020-2030 que pretende “tornar Portugal num país   deste ano) têm comparƟ cipação de 20% do preço, até 100€.
              «orgulhosamente aƟ vo», onde pedalar é uma aƟ vidade segura e   AP – E quais são os beneİ cios da mobilidade aƟ va ciclável para
              amplamente praƟ cada,  consƟ tuindo uma opção de mobilidade   a saúde?
              acessível e atraƟ va, e assim maximizando beneİ cios para a saúde,   SH – Em boa verdade, não existem beneİ cios parƟ culares. Os
              economia, emprego, ambiente e cidadania”. Esta é uma iniciaƟ va   beneİ cios para a saúde amplamente conhecidos – redução do risco
              verdadeiramente intersetorial                                                 de morte prematura; redução
              impondo-se uma parƟ cipação                                                   do risco de desenvolver doença
              aƟ va por parte de todos, no                                                  cardíaca, acidente vascular cere-
              senƟ do de podermos usufruir                                                  bral, diabetes Ɵ po 2, cancro da
              dos beneİ cios supracitados.                                                  mama e colorretal, dor lombar;
               AP – O que se pode fazer para                                                melhor controlo da hipertensão,
              promover a mobilidade aƟ va                                                   dislipidemia e diabetes; melhor
              ciclável?                                                                     gestão do peso corporal; pro-
               SH – Informar e facilitar. Infor-                                            moção do bem-estar psicológico
              mar sobre a existência de com-                                                e redução do stress, ansiedade
              portamentos aƟ vos e os seus                                                  e depressão – decorrem da prá-
              beneİ cios, como é o exemplo                                                  Ɵ ca regular de aƟ vidade  İ sica,
              deste arƟ go ou mesmo de uma                                                  onde se inclui o “andar de bici-
              iniciaƟ va que desenvolvemos                                                  cleta”. A mobilidade aƟ va ciclá-
              no Serviço de Saúde da UAICM                                               DR  vel deve ser entendida como
              e que os elementos da Marinha                                                 uma oportunidade para cumprir
              poderão consultar neste link: hƩ ps://intranet.marinha.pt/subpor-  os requisitos mínimos de pelo menos 150 minutos de aƟ vidade
              tais/EMA/UAICM/programa-saude-exercicio/Paginas/Promo%-  İ sica aeróbia de intensidade moderada por semana. Quando na
              C3%A7%C3%A3o%20da%20Mobilidade%20AƟ va%20Cicl%C3%A-  nossa vida quoƟ diana atual, muitas vezes tendencialmente seden-
              1vel%20na%20UAICM.ppsx. Facilitar a adoção de comportamentos   tária, o tempo, escasso e valioso, limita a disponibilidade para a prá-
              aƟ vos mediante replicação, dentro do possível, daquilo que já se   Ɵ ca de aƟ vidade İ sica suplementar, importa repensar as aƟ vidades
              faz no exterior. A ơ tulo de exemplo: criar áreas de parqueamento   obrigatórias de cada dia e torná-las mais aƟ vas. Desde as refeições
              de bicicletas; disponibilizar um serviço de bicicletas parƟ lhadas (a   volantes, passando pelas reuniões de trabalho em modo de pas-
              Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa dis-  seio, até às deslocações casa – trabalho – casa de bicicleta. Somam-
              põe atualmente de um serviço de bicicletas parƟ lhadas: o Gira Bici-  -se ainda os beneİ cios que resultam da redução do uso dos veícu-
              cletas de Lisboa); apoiar a aquisição de bicicletas para uso citadino   los motorizados, por via da melhoria da qualidade do ar ambiente,
              (em 2020 o Município de Lisboa insƟ tuiu um Programa de Apoio   da redução do ruído, e da diminuição da sinistralidade rodoviária.
              à Aquisição de Bicicleta); ou mesmo edifi car uma ciclovia na Base   AP – Além de saber andar de bicicleta, que outros requisitos
              Naval de Lisboa.                                    devem ser cumpridos?
               AP – Em que é que consiste o Programa de Apoio à Aquisição de   SH – Naturalmente, saber andar de bicicleta é fundamental. Para
              Bicicleta da Câmara Municipal de Lisboa?            quem não sabe andar de bicicleta, ainda vai a tempo de aprender;
               SH – Este programa, de renovação anual, apoia desde o ano 2020,   existem inclusive escolas dedicadas. À parte disso, interessa cum-
              a aquisição de bicicletas convencionais, elétricas, adaptadas ou de   prir os requisitos básicos de segurança individual e coleƟ va. Por
              carga elétrica por parte de residentes no concelho de Lisboa, ou tra-  um lado, deve fazer-se uso obrigatório de capacete e uso opcio-
              balhadores com local de trabalho habitual no concelho de Lisboa.   nal de óculos, luvas e colete refl etor. Por outro, importa cumprir o
              Ou seja, muitos dos elementos da Marinha são elegíveis. No caso   disposto no Código da Estrada. Atualmente a rede de ciclovia em
              da aquisição de bicicletas convencionais, as preferenciais no âmbito   Lisboa é já bastante extensa, pelo que se deve preferir o seu uso.
              da mobilidade aƟ va ciclável, o apoio traduz-se no fi nanciamento de
              50% do preço, até 100€. Para mais informações basta consultar a                          Ana CrisƟ na Pratas
              respeƟ va página ofi cial (hƩ ps://www.lisboa.pt/programa-de-apoio-                              CTEN MN
              -aquisicao-de-bicicletas). Sem prejuízo de se usufruir deste pro-          www.facebook.com/parƟ cipanosaudeparatodos


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