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REVISTA DA ARMADA | 561
SAÚDE PARA TODOS 85
MOBILIDADE ATIVA CICLÁVEL
As restrições à circulação impostas pela pandemia COVID-19 induziram uma franca melhoria nos indicadores de qualidade ambiental
nas grandes cidades, como é o caso de Lisboa. Com a redução do tráfego automóvel, aproveitando o recente invesƟ mento em ciclovias
e numa perspeƟ va individual de redução da pegada ecológica, houve um crescimento exponencial na aquisição de bicicletas. A uƟ liza-
ção da bicicleta nas deslocações, enquanto aƟ vidade İ sica, tem efeitos benéfi cos para a saúde. Neste senƟ do, aliando a comemoração
do Dia Mundial da AƟ vidade Física (6ABR) e o Dia Mundial da Saúde (7ABR), contamos com a colaboração do CTEN MN Santos Henri-
ques, fi siatra, Chefe do Serviço de Saúde da UAICM, para nos contextualizar sobre a mobilidade aƟ va ciclável.
AP – Qual o enquadramento da mobilidade aƟ va ciclável? grama, ou de um homólogo de outro concelho, existe ainda a opção
SH – Em agosto de 2019, a Resolução do Conselho de Ministros do programa de incenƟ vo à compra de veículos de baixas emissões
n.º 131/2019 aprovou a Estratégia Nacional para a Mobilidade onde as bicicletas convencionais (compradas a parƟ r de 1 de janeiro
AƟ va Ciclável 2020-2030 que pretende “tornar Portugal num país deste ano) têm comparƟ cipação de 20% do preço, até 100€.
«orgulhosamente aƟ vo», onde pedalar é uma aƟ vidade segura e AP – E quais são os beneİ cios da mobilidade aƟ va ciclável para
amplamente praƟ cada, consƟ tuindo uma opção de mobilidade a saúde?
acessível e atraƟ va, e assim maximizando beneİ cios para a saúde, SH – Em boa verdade, não existem beneİ cios parƟ culares. Os
economia, emprego, ambiente e cidadania”. Esta é uma iniciaƟ va beneİ cios para a saúde amplamente conhecidos – redução do risco
verdadeiramente intersetorial de morte prematura; redução
impondo-se uma parƟ cipação do risco de desenvolver doença
aƟ va por parte de todos, no cardíaca, acidente vascular cere-
senƟ do de podermos usufruir bral, diabetes Ɵ po 2, cancro da
dos beneİ cios supracitados. mama e colorretal, dor lombar;
AP – O que se pode fazer para melhor controlo da hipertensão,
promover a mobilidade aƟ va dislipidemia e diabetes; melhor
ciclável? gestão do peso corporal; pro-
SH – Informar e facilitar. Infor- moção do bem-estar psicológico
mar sobre a existência de com- e redução do stress, ansiedade
portamentos aƟ vos e os seus e depressão – decorrem da prá-
beneİ cios, como é o exemplo Ɵ ca regular de aƟ vidade İ sica,
deste arƟ go ou mesmo de uma onde se inclui o “andar de bici-
iniciaƟ va que desenvolvemos cleta”. A mobilidade aƟ va ciclá-
no Serviço de Saúde da UAICM DR vel deve ser entendida como
e que os elementos da Marinha uma oportunidade para cumprir
poderão consultar neste link: hƩ ps://intranet.marinha.pt/subpor- os requisitos mínimos de pelo menos 150 minutos de aƟ vidade
tais/EMA/UAICM/programa-saude-exercicio/Paginas/Promo%- İ sica aeróbia de intensidade moderada por semana. Quando na
C3%A7%C3%A3o%20da%20Mobilidade%20AƟ va%20Cicl%C3%A- nossa vida quoƟ diana atual, muitas vezes tendencialmente seden-
1vel%20na%20UAICM.ppsx. Facilitar a adoção de comportamentos tária, o tempo, escasso e valioso, limita a disponibilidade para a prá-
aƟ vos mediante replicação, dentro do possível, daquilo que já se Ɵ ca de aƟ vidade İ sica suplementar, importa repensar as aƟ vidades
faz no exterior. A ơ tulo de exemplo: criar áreas de parqueamento obrigatórias de cada dia e torná-las mais aƟ vas. Desde as refeições
de bicicletas; disponibilizar um serviço de bicicletas parƟ lhadas (a volantes, passando pelas reuniões de trabalho em modo de pas-
Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa dis- seio, até às deslocações casa – trabalho – casa de bicicleta. Somam-
põe atualmente de um serviço de bicicletas parƟ lhadas: o Gira Bici- -se ainda os beneİ cios que resultam da redução do uso dos veícu-
cletas de Lisboa); apoiar a aquisição de bicicletas para uso citadino los motorizados, por via da melhoria da qualidade do ar ambiente,
(em 2020 o Município de Lisboa insƟ tuiu um Programa de Apoio da redução do ruído, e da diminuição da sinistralidade rodoviária.
à Aquisição de Bicicleta); ou mesmo edifi car uma ciclovia na Base AP – Além de saber andar de bicicleta, que outros requisitos
Naval de Lisboa. devem ser cumpridos?
AP – Em que é que consiste o Programa de Apoio à Aquisição de SH – Naturalmente, saber andar de bicicleta é fundamental. Para
Bicicleta da Câmara Municipal de Lisboa? quem não sabe andar de bicicleta, ainda vai a tempo de aprender;
SH – Este programa, de renovação anual, apoia desde o ano 2020, existem inclusive escolas dedicadas. À parte disso, interessa cum-
a aquisição de bicicletas convencionais, elétricas, adaptadas ou de prir os requisitos básicos de segurança individual e coleƟ va. Por
carga elétrica por parte de residentes no concelho de Lisboa, ou tra- um lado, deve fazer-se uso obrigatório de capacete e uso opcio-
balhadores com local de trabalho habitual no concelho de Lisboa. nal de óculos, luvas e colete refl etor. Por outro, importa cumprir o
Ou seja, muitos dos elementos da Marinha são elegíveis. No caso disposto no Código da Estrada. Atualmente a rede de ciclovia em
da aquisição de bicicletas convencionais, as preferenciais no âmbito Lisboa é já bastante extensa, pelo que se deve preferir o seu uso.
da mobilidade aƟ va ciclável, o apoio traduz-se no fi nanciamento de
50% do preço, até 100€. Para mais informações basta consultar a Ana CrisƟ na Pratas
respeƟ va página ofi cial (hƩ ps://www.lisboa.pt/programa-de-apoio- CTEN MN
-aquisicao-de-bicicletas). Sem prejuízo de se usufruir deste pro- www.facebook.com/parƟ cipanosaudeparatodos
32 ABRIL 2021