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REVISTA DA ARMADA | 579

           –  De  pouca  duração,  geralmente  dois  a  três  dias,  durante  os
          fins-de-semana ;  nos  cruzeiros  de  instrução  de  fim-de-semana,
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          os veleiros da EN (NRP Polar e NRP Zarco) navegam geralmente
          entre a BNL e Sines ou Peniche, criando oportunidades aos alunos
          para praticar as entradas e saídas de barras e treinarem navegação
          em águas restritas, navegação costeira e manobras de fundear e
          suspender, bem como, naturalmente, a navegação à vela.
           – Mais prolongadas, podendo chegar a várias semanas, como
          sucede  em  viagens  de  instrução   durante  o  verão.  Nestes
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          cruzeiros  de  instrução  de  maior  duração,  nomeadamente  nas
          férias escolares da Páscoa e do Verão, são praticados os vários
          portos e fundeadouros de toda a costa continental e, por vezes,
          alguns estrangeiros.
           Nos  últimos  anos,  além  das  referidas  missões  de  instrução
          de  cadetes  levadas  a  cabo  ao  longo  do  ano  letivo,  tem  ainda
          proporcionado  estágios de embarque a alunos  dos  Cursos de
          Formação Básica de Oficiais, e Cursos de Formação Complementar
          de  Oficiais  da  Escola  Naval,  sendo  muitas  vezes  o  primeiro
          contacto dos alunos com o mar, assumindo-se com orgulho como
          uma escola de mar.
           No período de fabricos de 2020, o navio sofreu uma grande
          intervenção ao nível dos mastros.

          PRIMEIRO CRUZEIRO                                      HISTÓRIA DO NAVIO

                A 21 de outubro de 1983 (há 39 anos) o veleiro Polar era   O NRP  Polar  foi  construído  em  1977,  nos  estaleiros  Phoenix
                 aumentado ao efetivo dos navios da Armada. Porém,    BV  Westerbroeck  em  Roterdão,  nos  Países  Baixos,  tendo  sido
                   o NRP Polar apenas efetuou o seu primeiro cruzeiro   encomendado  pelo  Sr.  Siebe  van  Houten,  que  supervisionou
                    em  abril  de 1985,  depois  de um longo período   a construção e deu ao veleiro o seu primeiro nome – Anne – Linde
                                                                 – em homenagem às suas filhas, Annette e Linda.
                     de  fabricos  para  adaptação  à  sua  nova  missão.   Aquando  do  seu  batismo,  o  navio  foi  apadrinhado  pela
                     Navegou até Marín, Espanha, atracando em 17 de   Sra. e Sr. Toxopeus, comissários da Raínha na Holanda na província
                     abril no cais da Escuela Naval Militar. O navio foi   de Groningen.
                     recebido pelos oficiais e alunos daquela Escola e   O navio é do tipo Schooner (palhabote em português), i.e., um
                     pela sua banda militar.                     veleiro com dois  mastros, tendo o de ré  maior guinda  que o de
                      Nesta que foi a primeira de muitas missões de   vante.  É uma  réplica do famoso iate  América que atravessou o
                    instrução de cadetes, o veleiro realizou 105 horas   Atlântico para vencer a 100 Guinea Cup, em 1851, dando o seu nome
                                                                 ao troféu mais cobiçado do mundo. Teve o seu primeiro registo em
                   de  navegação  e  percorreu  cerca  de  590  milhas,   Viersen (RFA) e foi usado em cruzeiros charter até 1982.
                  conforme  mapa ilustrado,  disponível no Livro de   Em 1983 o navio foi adquirido pela Windjammer fur Hamburg para
                Armamento do navio.                              ser entregue à Marinha como contrapartida pela cedência da Sagres I.
                                                                  Em 21 de outubro de 1983, o NRP Polar foi aumentado ao efetivo
          MISSÕES NO ANO 45                                      dos navios da Armada, por Portaria de 19 de outubro, substituindo na
                                                                 instrução de cadetes da Escola Naval o palhabote Sirius (1876), antigo
                                                                 iate real que o Rei D. Luís oferecera à Raínha D. Maria Pia de Saboia.
           O navio tem contribuído ativamente para a divulgação da Escola   Nestes 39 anos ao serviço da Marinha e de Portugal, o NRP Polar
          Naval e da Marinha.                                    embarcou mais de 4000 cadetes e aspirantes da Escola Naval, tendo
           Este ano, em abril, realizou-se o acompanhamento da Expedição   realizado cerca de 16.000 horas de navegação.
          Lusitânia de 2022, que se seguiu ao desfile  aeronaval no âmbito
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          das Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea
          do Atlântico Sul.



















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