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– De pouca duração, geralmente dois a três dias, durante os
fins-de-semana ; nos cruzeiros de instrução de fim-de-semana,
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os veleiros da EN (NRP Polar e NRP Zarco) navegam geralmente
entre a BNL e Sines ou Peniche, criando oportunidades aos alunos
para praticar as entradas e saídas de barras e treinarem navegação
em águas restritas, navegação costeira e manobras de fundear e
suspender, bem como, naturalmente, a navegação à vela.
– Mais prolongadas, podendo chegar a várias semanas, como
sucede em viagens de instrução durante o verão. Nestes
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cruzeiros de instrução de maior duração, nomeadamente nas
férias escolares da Páscoa e do Verão, são praticados os vários
portos e fundeadouros de toda a costa continental e, por vezes,
alguns estrangeiros.
Nos últimos anos, além das referidas missões de instrução
de cadetes levadas a cabo ao longo do ano letivo, tem ainda
proporcionado estágios de embarque a alunos dos Cursos de
Formação Básica de Oficiais, e Cursos de Formação Complementar
de Oficiais da Escola Naval, sendo muitas vezes o primeiro
contacto dos alunos com o mar, assumindo-se com orgulho como
uma escola de mar.
No período de fabricos de 2020, o navio sofreu uma grande
intervenção ao nível dos mastros.
PRIMEIRO CRUZEIRO HISTÓRIA DO NAVIO
A 21 de outubro de 1983 (há 39 anos) o veleiro Polar era O NRP Polar foi construído em 1977, nos estaleiros Phoenix
aumentado ao efetivo dos navios da Armada. Porém, BV Westerbroeck em Roterdão, nos Países Baixos, tendo sido
o NRP Polar apenas efetuou o seu primeiro cruzeiro encomendado pelo Sr. Siebe van Houten, que supervisionou
em abril de 1985, depois de um longo período a construção e deu ao veleiro o seu primeiro nome – Anne – Linde
– em homenagem às suas filhas, Annette e Linda.
de fabricos para adaptação à sua nova missão. Aquando do seu batismo, o navio foi apadrinhado pela
Navegou até Marín, Espanha, atracando em 17 de Sra. e Sr. Toxopeus, comissários da Raínha na Holanda na província
abril no cais da Escuela Naval Militar. O navio foi de Groningen.
recebido pelos oficiais e alunos daquela Escola e O navio é do tipo Schooner (palhabote em português), i.e., um
pela sua banda militar. veleiro com dois mastros, tendo o de ré maior guinda que o de
Nesta que foi a primeira de muitas missões de vante. É uma réplica do famoso iate América que atravessou o
instrução de cadetes, o veleiro realizou 105 horas Atlântico para vencer a 100 Guinea Cup, em 1851, dando o seu nome
ao troféu mais cobiçado do mundo. Teve o seu primeiro registo em
de navegação e percorreu cerca de 590 milhas, Viersen (RFA) e foi usado em cruzeiros charter até 1982.
conforme mapa ilustrado, disponível no Livro de Em 1983 o navio foi adquirido pela Windjammer fur Hamburg para
Armamento do navio. ser entregue à Marinha como contrapartida pela cedência da Sagres I.
Em 21 de outubro de 1983, o NRP Polar foi aumentado ao efetivo
MISSÕES NO ANO 45 dos navios da Armada, por Portaria de 19 de outubro, substituindo na
instrução de cadetes da Escola Naval o palhabote Sirius (1876), antigo
iate real que o Rei D. Luís oferecera à Raínha D. Maria Pia de Saboia.
O navio tem contribuído ativamente para a divulgação da Escola Nestes 39 anos ao serviço da Marinha e de Portugal, o NRP Polar
Naval e da Marinha. embarcou mais de 4000 cadetes e aspirantes da Escola Naval, tendo
Este ano, em abril, realizou-se o acompanhamento da Expedição realizado cerca de 16.000 horas de navegação.
Lusitânia de 2022, que se seguiu ao desfile aeronaval no âmbito
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das Comemorações do Centenário da Primeira Travessia Aérea
do Atlântico Sul.
A Sra. Linda em criança, sobre o navio em construção.
DEZEMBRO 2022 15