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REVISTA DA ARMADA | 579
Conversas com Marinheiros
AO COMANDO DO NRP ÁTRIA
uís Manuel Mota Ferreira da Silva tem 65 anos, é natural do Porto, tendo concluído o Curso de
LEngenharia Civil na Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto, em julho de 1980. Ingressou
na Marinha no dia 1 de setembro de 1981, frequentando a Escola Naval (EN) até fevereiro de 1982.
Posteriormente à sua saída da EN, desempenhou funções como Terceiro Oficial do NRP Save entre
9 de março de 1982 e 20 de fevereiro de 1983. Seguiu-se a sua nomeação para Comandante do NRP
Átria em 8 de abril de 1983 até 1 de novembro de 1983.
De referir que o seu ingresso na Marinha insere-se no âmbito do Serviço Militar Obrigatório, na altura
de 24 meses, não sendo assim uma opção de carreira.
O curioso é que a sua passagem por “mares nunca antes navegados” deixou-lhe marcas para a vida.
A camaradagem, o espírito de entreajuda, o trabalho em equipa e a disciplina, foram aquilo que até
hoje pautam os seus princípios de vida que sempre procurou implementar quando regressou à sua
profissão após o término da sua breve passagem pela Marinha.
STEN Ferreira da Silva.
RA: O Sr. Engº Ferreira da Silva foi o 1º Comandante do NRP RA: Que tipo de infrações eram mais comuns?
Átria. Navio esse que foi aumentado ao efetivo dos Navios da FS: A pesca fora de prazo, nomeadamente a do meixão, bem
Armada em 1 de fevereiro de 1983. Como foi a experiência de como a legalização das embarcações e dos seus utilizadores.
ser o 1º Comandante deste tipo de embarcação que apresentava
características muito próprias? RA: O dia a dia a bordo numa embarcação com características
FS: Uma grande responsabilidade, mas sobretudo uma vontade próprias, como a Átria, devia ter algumas particularidades
forte de cumprir as obrigações! Na verdade, a minha chamada curiosas…
para o Serviço Militar Obrigatório na Marinha, aconteceu quando Como era o dia a dia a bordo numa embarcação deste género?
já estava a exercer a profissão de Engenheiro Civil, na altura, na FS: Sem horários definidos, saíamos de Vila Nova de Cerveira
Barragem do Pocinho, no Rio Douro. para fiscalizações e, normalmente, com um regresso ao cais uma
A passagem pela EN primeiro e depois a experiência profunda, ou duas vezes ao dia. As refeições ou eram tomadas na Capitania
como Terceiro Oficial no NRP Save, foram determinantes para ou levávamos uma pré-confecionada que era consumida na
a minha preparação! Neste navio trabalhei sob as ordens de lancha, de forma informal, pois o espaço era reduzido. Levávamos
um Comandante e de um Imediato que, na verdade, muito sempre o equipamento necessário, uma vez que o espaço de
me ajudaram, partilhando comigo toda a sua experiência, arrumação também não era grande.
conseguindo que um Engenheiro Civil, vestisse a Farda da Enquanto navegávamos, centrávamos a nossa atenção
Marinha e passasse à prática o que tinha aprendido na ENl!! especialmente nos objetivos pré-definidos, mas também nas
Na lancha, com a forte colaboração da guarnição, penso que possíveis variações das cotas de profundidade do rio, fazendo
conseguimos atingir os objetivos então propostos, obviamente
sempre com a noção da grande responsabilidade para um jovem
como era, com uma experiência limitada, mas com vontade
de cumprir, bem como com o apoio constante da Capitania de
Caminha que nos orientava e dava ordens com os objetivos de
cada situação. Comecei com calma, passo a passo, primeiro
testando profundamente a lancha, as suas características e
particularidades, bem como a articulação da excelente guarnição
que sempre me transmitiu conhecimento, tranquilidade e
confiança. Depois, estudando o rio e as suas particularidades,
parti de seguida para as diversas realidades locais procurando
sempre cumprir os objetivos propostos.
RA: Onde tomou posse?
FS: Tomei posse na Capitania de Caminha, estando a embarcação
em Vila Nova de Cerveira.
RA: Uma vez que a missão principal da Átria era a fiscalização
da pesca no Rio Minho, quais eram as áreas do rio que
frequentavam mais assiduamente?
FS: Percorríamos sobretudo a zona de Caminha a Melgaço e O STEN Ferreira da Silva no NRP Átria, em manobras de reconhecimento.
também, muito pontualmente, a costa até Viana do Castelo.
20 DEZEMBRO 2022