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REVISTA DA ARMADA | 579
UMA LANCHA CORSAIR
NA MARINHA PORTUGUESA
As embarcações do tipo PBR 31 surgiram no Vietname com a intervenção americana . Vieram a tornar-se conhecidas em todo o
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mundo, sobretudo através do filme Apocalipse Now e também com o excelente kit de modelismo à escala 1:35, lançado por uma das
melhores marcas da especialidade no mercado mundial.
No catálogo do fabricante constava uma versão civil dessa embarcação – a Corsair. Em 1971, o CDMGUINÉ propôs a "aquisição duma
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LF Tipo Corsair, e esse propósito concretizou-se algum tempo depois.
O VIETNAME E A ESCOLHA DA LANCHA PBR 31 casco com alumínio nas zonas superiores, sujeitas ao frequente
contacto com outras embarcações (e.g. nas abordagens) e na
urante o conflito no Vietname, as forças americanas fixação do armamento, que refletiam um desgaste anormal.
Ddepressa se deram conta das movimentações inimigas Era também necessário substituir alguns componentes
que aproveitavam os cursos de água interiores, em especial os mecânicos, que se revelaram sensíveis à corrosão e intensa
extensos rios. Os meios empregues para deter esses movimentos utilização, como era o caso dos veios das bombas de jato de
nem sempre eram os mais adequados para a situação, que água. Era ainda necessário alterar a posição da ponte ao nível
evoluía muito rapidamente. do operador ao leme da embarcação; devido à sua baixa altura
Depressa os americanos se aperceberam que necessitavam de relativamente à posição do artilheiro de vante, o marinheiro do
uma pequena embarcação, que pudesse ser simultaneamente leme tinha a sua visão comprometida.
ágil e rápida, bem armada, com equipamento de fácil aquisição A PBR MK2 8
e, ainda, capaz de operar em águas pouco profundas mantendo
a agilidade requerida.
Para abreviarem caminho à sua obtenção, os responsáveis A preparação de uma versão melhorada começou logo nesse
militares começaram por procurarem identificar um bom casco mesmo ano de 1966. Mantinha o mesmo sistema elétrico de 24
no mercado civil, de modo a avaliarem a possibilidade da sua Volts, os mesmos motores, a mesma capacidade de combustível
e o mesmo equipamento de vigilância/comunicações (radar
adaptação ao uso militar pretendido. A seleção veio a recair Raytheon 1900/W e dois rádios AN/PRC-25 backpack).
sobre o modelo civil "Uniflite 31 Sport Sedan". O pequeno calado também se mantinha. O comprimento cresceu
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A Uniflite era, na ocasião, uma das empresas peritas e pioneiras um pouco (9,73m, contra os anteriores 9,50m), assim como a boca
na construção de cascos de plástico reforçados com fibra de (3,53m, contra os anteriores 3,2m). Passou de 6,6 toneladas, para
vidro (FRP ), muito conveniente para o propósito desejado. E foi 7,25 toneladas. Porém, ganhou 3 nós com as melhoradas bombas
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o casco redesenhado da referida embarcação que começou por de jato de água. Conseguia, agora, chegar aos 30 nós, contra os
se transformar na embarcação militar que se procurava. Nasceu anteriores 25 nós do modelo MK1, sendo a velocidade um dos
então, no início de Novembro de 1965, o PBR MK1 . fatores que permitia suplantar as embarcações do inimigo.
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As primeiras 11 PBR MK1 chegaram ao Vietname em Março de O operador, bem protegido por chapas balísticas (melhor
1966. Rapidamente o seu número cresceu até às 161 embarcações, proteção), ganhou mais espaço na ponte e uma posição mais
dando ainda maior dimensão à designada Brown-Water Navy. elevada, que aliadas ao pequeno avanço do artilheiro de vante,
E depressa se começaram a constatar os defeitos a corrigir. passou a permitir-lhe melhor visibilidade, requisito também
A autonomia era excelente, mas era necessário reforçar o muito importante para quem manobrava a embarcação.
A versão MK2 começou a ser produzida de imediato, em simultâneo
com o melhoramento/reparação das MK1 ao serviço. Em 1967 já
existiam 81 MK2 ao serviço. Até 1970, o seu número operacional
ultrapassou largamente a centena. Designadas normalmente pelas
tripulações por "PBR's", também receberam a alcunha de "Pibber".
E também havia quem as designasse por "Plastics"!
CARACTERÍSTICAS – MOTORIZAÇÃO
As PBR 31 possuíam dois motores Detroit Diesel 6V-53N, com
uma potência nominal de 220HP às 2.800 RPM , 5.218,6 cm3 a
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dois tempos, injeção direta e compressor de lóbulos.
A opção por este motor foi simples. Em primeiro lugar, o tipo de
combustível. O gasóleo não só é muito menos inflamável que a
gasolina, como também garantia uma autonomia superior. Depois,
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sendo naquela época um motor muito utilizado por todo o mundo ,
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garantia-se facilmente a procura e aquisição de sobressalentes.
Por último, e visando o caso particular do conflito no Vietname,
os americanos pretendiam motores capazes de funcionarem, sem
problemas, com o combustível JP5 utilizado pela aviação .
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A função primária dos motores era o acionamento das bombas
de jato de água "Jacuzzi Bros., Inc.", modelo 14 YJ, que aspiravam a
água por debaixo do casco e a expeliam pelas tubeiras. Como função
secundária, os motores acionavam os alternadores/retificadores.
DEZEMBRO 2022 17