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REVISTA DA ARMADA | 579
          UMA LANCHA CORSAIR



          NA MARINHA PORTUGUESA



         As embarcações do tipo PBR  31 surgiram no Vietname com a intervenção americana . Vieram a tornar-se conhecidas em todo o
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         mundo, sobretudo através do filme Apocalipse Now e também com o excelente kit de modelismo à escala 1:35, lançado por uma das
         melhores marcas da especialidade no mercado mundial.
         No catálogo do fabricante constava uma versão civil dessa embarcação – a Corsair. Em 1971, o CDMGUINÉ  propôs a "aquisição duma
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         LF  Tipo Corsair, e esse propósito concretizou-se algum tempo depois.
          O VIETNAME E A ESCOLHA DA LANCHA PBR 31             casco com alumínio nas zonas superiores, sujeitas ao frequente
                                                              contacto  com  outras  embarcações  (e.g.  nas  abordagens)  e  na
            urante  o  conflito  no  Vietname,  as  forças  americanas   fixação  do  armamento,  que  refletiam  um  desgaste  anormal.
         Ddepressa se deram conta das movimentações inimigas   Era  também  necessário  substituir  alguns  componentes
          que aproveitavam os cursos de água interiores, em especial os   mecânicos,  que  se  revelaram  sensíveis  à  corrosão  e  intensa
          extensos rios. Os meios empregues para deter esses movimentos   utilização,  como  era  o  caso  dos  veios  das  bombas  de  jato  de
          nem  sempre  eram  os  mais  adequados  para  a  situação,  que   água. Era ainda necessário alterar a posição da ponte ao nível
          evoluía muito rapidamente.                          do operador ao leme da embarcação; devido à sua baixa altura
           Depressa os americanos se aperceberam que necessitavam de   relativamente à posição do artilheiro de vante, o marinheiro do
          uma  pequena  embarcação,  que  pudesse  ser  simultaneamente   leme tinha a sua visão comprometida.
          ágil e rápida, bem armada, com equipamento de fácil aquisição   A PBR MK2 8
          e, ainda, capaz de operar em águas pouco profundas mantendo
          a agilidade requerida.
           Para  abreviarem  caminho  à  sua  obtenção,  os  responsáveis   A preparação de uma versão melhorada começou logo nesse
          militares começaram por procurarem identificar um bom casco   mesmo ano de 1966. Mantinha o mesmo sistema elétrico de 24
          no mercado civil,  de modo  a avaliarem  a possibilidade  da sua   Volts, os mesmos motores, a mesma capacidade de combustível
                                                              e  o  mesmo  equipamento  de  vigilância/comunicações  (radar
          adaptação  ao  uso  militar  pretendido.  A  seleção  veio  a  recair   Raytheon 1900/W e dois rádios AN/PRC-25 backpack).
          sobre o modelo civil "Uniflite 31 Sport Sedan".      O pequeno calado também se mantinha. O comprimento cresceu
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           A Uniflite  era, na ocasião, uma das empresas peritas e pioneiras   um pouco (9,73m, contra os anteriores 9,50m), assim como a boca
          na  construção  de  cascos  de  plástico  reforçados  com  fibra  de   (3,53m, contra os anteriores 3,2m). Passou de 6,6 toneladas, para
          vidro (FRP ), muito conveniente para o propósito desejado. E foi   7,25 toneladas. Porém, ganhou 3 nós com as melhoradas bombas
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          o casco redesenhado da referida embarcação que começou por   de jato de água. Conseguia, agora, chegar aos 30 nós, contra os
          se transformar na embarcação militar que se procurava. Nasceu   anteriores 25 nós do modelo MK1, sendo a velocidade um dos
          então, no início de Novembro de 1965, o PBR MK1 .   fatores que permitia suplantar as embarcações do inimigo.
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           As primeiras 11 PBR MK1 chegaram ao Vietname em Março de   O  operador,  bem  protegido  por  chapas  balísticas  (melhor
          1966. Rapidamente o seu número cresceu até às 161 embarcações,   proteção),  ganhou  mais  espaço  na  ponte  e  uma  posição  mais
          dando ainda maior dimensão à designada Brown-Water Navy.   elevada, que aliadas ao pequeno avanço do artilheiro de vante,
           E depressa se  começaram a constatar  os defeitos a corrigir.    passou  a  permitir-lhe  melhor  visibilidade,  requisito  também
          A  autonomia  era  excelente,  mas  era  necessário  reforçar  o   muito importante para quem manobrava a embarcação.
                                                               A versão MK2 começou a ser produzida de imediato, em simultâneo
                                                              com o melhoramento/reparação das MK1 ao serviço. Em 1967 já
                                                              existiam 81 MK2 ao serviço. Até 1970, o seu número operacional
                                                              ultrapassou largamente a centena. Designadas normalmente pelas
                                                              tripulações por "PBR's", também receberam a alcunha de "Pibber".
                                                              E também havia quem as designasse por "Plastics"!

                                                              CARACTERÍSTICAS – MOTORIZAÇÃO

                                                               As PBR 31 possuíam dois motores Detroit Diesel 6V-53N, com
                                                              uma potência nominal de 220HP às 2.800 RPM , 5.218,6 cm3 a
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                                                              dois tempos, injeção direta e compressor de lóbulos.
                                                               A opção por este motor foi simples. Em primeiro lugar, o tipo de
                                                              combustível.  O  gasóleo  não  só  é  muito  menos  inflamável  que  a
                                                              gasolina, como também garantia uma autonomia superior. Depois,
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                                                              sendo naquela época  um motor muito utilizado por todo o mundo ,
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                                                              garantia-se  facilmente  a  procura  e  aquisição  de  sobressalentes.
                                                              Por último, e visando o caso particular do conflito no Vietname,
                                                              os americanos pretendiam motores capazes de funcionarem, sem
                                                              problemas, com o combustível JP5 utilizado pela aviação .
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                                                               A função primária dos motores era o acionamento das bombas
                                                              de jato de água "Jacuzzi Bros., Inc.", modelo 14 YJ, que aspiravam a
                                                              água por debaixo do casco e a expeliam pelas tubeiras. Como função
                                                              secundária, os motores acionavam os alternadores/retificadores.


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