Page 13 - Revista da Armada
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A esquerda:
Monet (1894) - Catedral de Rouen
Ficou célebre a sua «sériel» da
, Catedral de Nôtre-Dâme que pin-
tO'u a várias horas dO' dia, cons-
truindO' a forma através da cor.
O monumento aparece envoltO'
numa atmO'sfera que ficou no qua-
dro e que é mais eiVidente que a
própria e'strutura do e,difíciO'. Os
«impressionistas» trabalhavam a
luz nas suas componentes ele-
mentares que vão do azul ao ver-
melho, passando pe!lo amarello.
Alguns melsmo, comO' Seurat e
Pissaro, foram até aO' extremo de
a «sintetizar,. a partir de pequenos
pontos de cores fundamentais.
cO'locados pertO' uns 'dos outro,s.
de forma que a vista efectuasse',
por si, essa síntese-o Alcançavam
assim uma luminO'sidade e vibra-
ção nunca antes conselguida. Eram
os «puntilistas» .
A figura, o nu ou o retrato de!i-
xaram de evidenciar aque,les tons
cálidos de alcova ou a iluminação
artificial dos salões convencionais
para se reve-Iarem em todo, o e's-
plendor da luz natural.
t: claro que. muitas vez eiS, e'ssa
luz é indiscreta e põe a desco-
be'rto, de forma chocante, triste's
realidade,s que o espírito burguês
to~era mal .. . Apelsar de tudo,
Manet, Monet, Renoir e Degas,
não se afastaram muito (p,ara nós
que os vemos agora a anos de
distância) do's padrõels formais da Cézanne (1866-67) - Retrato do pai do artista
pintura anterior. Cézanne, Lautre!c.
Gauguin e Van Gogh afastaram-se Para fazermos uma ideia das ronda prove·itO'sa que aconse,lha-
bem mais da tradição e só bas- diferenças entre a pintura antelrior mos a todos aqueles para quem a
tante mais tarde foram compreen- e a «impressionista» basta dar Arte nãO' é uma cO'isa vã.
didos. Van Gogh nãO' conseguiu uma vista de olhos pelO' Museu Passarão a conhecer um pouco
vender, em vida; quadros que' h o'j e· de Arte Contemporânea e ver melhor O' que foi o * Impressio-
valem uma fortuna. A ousadia des- como pintavam ColumbanO' e Ma- nismO'». Hoje, nenhum pintor po-
te,s pinto,roo e O' uso «sem medo» IhDa e passar depDis ao Museu derá prescindir, nO' dO'mínio da
que faziam do amare,lo valeu-lhes Gulbenkian e apreciar as obras de cor, dos ensinamentos dessa -es-
a alcunha de «fauve·s» como se de Manet e Monet pertencentes à sua cola",
animais selvagens soe tratasse-.. . colecção. Será ce,rtamente uma O. LEMOS
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