Page 19 - Revista da Armada
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de  30  mil  professores  e  perto  de  um
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                                                                                Algures,  nos  confins  de  Angola,
                                                                              satisfazendo  pedidos  de  pequenas
                                                                              povoações onde apenas uma dúzia de
                                                                              crianças  seriam contempladas,  saindo
                                                                              portanto cara  a  instrução  que  se  lhes
                                                                              levava,  erguia-se  escola  de  pau-a-pi-
                                                                              q~e,  dava-se professor ou conseguia-se
                                                                              o  magistério  voluntário  de  elemento
                                                                              compreensivo  das  forças  armadas;
                                                                              vinham  depois  os  pais  requerer  do
                                                                              Governo que lhe fosse paga a  « cedên-
                                                                              cia»  do  filho  para  ir  à  escola;  era
                                                                              lógico;  o  filho  deixava  de  prestar
                                                                              aquela  cota-parte  de  serviço  domés-
                                                                              tico. de guardar gado, ou outra, qual-
                                                                              quer  que  fosse,  passível  de  contabi-
                                                                              lização  no  «deve  e  no haver»  simples
                                                                              da  familia.  Custava  explicar-fhe  o
                                                                              benefício  muito  maior,  para  o  peti-
                                                                              cionário,  para  o  filho,  e  para  a  nova
                                                                              sociedade,  de  a  criança  obter  os
                                                                              conhecimentos  escolares  que  a  tor-
                                                                              nassem  elemento  válido  no  futuro;
                                                                              mas  conseguia-se;  e  não  raro  outras
        Escola  de  Regentes  Agricolas  em  Sá  da  Bandeira
                                                                              crianças de 5 a  10 quilómetros de dis-
                                                                              tância  passavam  a  vir  à  escola,  e  os
       como  brilho  de  fogo  de  artifício  em   demoram  gerações  a  modificar  (ace-  pais a  trazerem frangos, ovos e outros
       que a  base mais obscura se  torna por   leradas,  aliás,  pela  actual  revolução),   mimos,  ao  professor.  Até  cantinas,
       isso  mesmo  menos  admirada.  Em   condicionam,  v in c u I a n d o  grupos   conseguidas  pelo  tributo  de  alguns
       todos  os  estabelecimentos  de  ensino   económicos menos favorecidos a  está-  sacos  de  milho  particulares,  a  pala-
       médio, comercial,  industrial,  agrícola,  dios  menores  de  progresso.   menta  e  outra  ajuda  do  Governo,
       de  magistério  primário  ou  normal,  e   Nos 27 liceus de Cabo Verde, Guiné,   eram  réplicas  de  uma  autenticidade
       social,  no  ensino  secundário,  liceal,   Angola,  Moçambique,  Macau  e  Ti-  de  compreensão  social  tão  elevada
       técnico-profissional,  do  ciclo  prepa-  mor,  nas  72 escolas  preparatórias das   - ou mais - que as imensas cantinas
       ratório  ao  de  formação  de  quadros,   mesmas  províncias,  nas  suas  38  esco-  de  instituição  (e  manutenção)  oficial,
       e  até  no  ensino  profissional  elemen-  las  técnicas,  no  ensino  primário onde   espalhadas  por  milhares  de  outros
       tar,  ensino  artístico  e  eclesiástico,  o   a  sigla  «a  escola  à  sanzalalJ  viu  a   estabelecimentos  de  ensino.
        empolamento  dos  números  estatísti-  mais  promissora  realidade,  nos  esta-
                                                                                E  assim,  da  sanzala,  às  urbes  dos
       cos  dos  dez  últimos  anos  só  não  é   belecimentos de  ensino  particular, re-
                                                                              arranha-céus,  o  ensino  no  Ultramar
       surpreendente  pará  quem  viveu  a   ligioso  e  superior,  que,  em  1961,  se
                                                                              está  constituindo  a  estrutura  mais
       ânsia  de  manifestação  incontida  de   contavam por um  total  de  8152,  com
                                                                              sólida  do  melhor  futuro  daquelas
       aprender de toda uma sociedade onde   15195  professores  e  685024  alunos,
                                                                              terras.
       não há distinções  de cor, nem de ori-"  temos  hoje,  em  cifras  arredondadas,
       gem,  e  só  as  naturais  limitações  que   11  mil  institutos de ensino, com cerca    s.  MACHADO
                                                                                                             17
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