Page 19 - Revista da Armada
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de 30 mil professores e perto de um
milhão e meio de alunos.
Algures, nos confins de Angola,
satisfazendo pedidos de pequenas
povoações onde apenas uma dúzia de
crianças seriam contempladas, saindo
portanto cara a instrução que se lhes
levava, erguia-se escola de pau-a-pi-
q~e, dava-se professor ou conseguia-se
o magistério voluntário de elemento
compreensivo das forças armadas;
vinham depois os pais requerer do
Governo que lhe fosse paga a « cedên-
cia» do filho para ir à escola; era
lógico; o filho deixava de prestar
aquela cota-parte de serviço domés-
tico. de guardar gado, ou outra, qual-
quer que fosse, passível de contabi-
lização no «deve e no haver» simples
da familia. Custava explicar-fhe o
benefício muito maior, para o peti-
cionário, para o filho, e para a nova
sociedade, de a criança obter os
conhecimentos escolares que a tor-
nassem elemento válido no futuro;
mas conseguia-se; e não raro outras
Escola de Regentes Agricolas em Sá da Bandeira
crianças de 5 a 10 quilómetros de dis-
tância passavam a vir à escola, e os
como brilho de fogo de artifício em demoram gerações a modificar (ace- pais a trazerem frangos, ovos e outros
que a base mais obscura se torna por leradas, aliás, pela actual revolução), mimos, ao professor. Até cantinas,
isso mesmo menos admirada. Em condicionam, v in c u I a n d o grupos conseguidas pelo tributo de alguns
todos os estabelecimentos de ensino económicos menos favorecidos a está- sacos de milho particulares, a pala-
médio, comercial, industrial, agrícola, dios menores de progresso. menta e outra ajuda do Governo,
de magistério primário ou normal, e Nos 27 liceus de Cabo Verde, Guiné, eram réplicas de uma autenticidade
social, no ensino secundário, liceal, Angola, Moçambique, Macau e Ti- de compreensão social tão elevada
técnico-profissional, do ciclo prepa- mor, nas 72 escolas preparatórias das - ou mais - que as imensas cantinas
ratório ao de formação de quadros, mesmas províncias, nas suas 38 esco- de instituição (e manutenção) oficial,
e até no ensino profissional elemen- las técnicas, no ensino primário onde espalhadas por milhares de outros
tar, ensino artístico e eclesiástico, o a sigla «a escola à sanzalalJ viu a estabelecimentos de ensino.
empolamento dos números estatísti- mais promissora realidade, nos esta-
E assim, da sanzala, às urbes dos
cos dos dez últimos anos só não é belecimentos de ensino particular, re-
arranha-céus, o ensino no Ultramar
surpreendente pará quem viveu a ligioso e superior, que, em 1961, se
está constituindo a estrutura mais
ânsia de manifestação incontida de contavam por um total de 8152, com
sólida do melhor futuro daquelas
aprender de toda uma sociedade onde 15195 professores e 685024 alunos,
terras.
não há distinções de cor, nem de ori-" temos hoje, em cifras arredondadas,
gem, e só as naturais limitações que 11 mil institutos de ensino, com cerca s. MACHADO
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