Page 84 - Revista da Armada
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                                                                      artes e letras





           AI:.BRECHT G



           DURER                              ~~


           comemorando

            um  centenário


           Ocorre  este  ano  o  5. o centenário  do
           nascimento do grande pintor e artista
           alemão ALBRECHT DÜRER.
           Comemorar um centenário de alguém,
           implica,   naturalmente,   que  esse
           alguém tenha jus a isso pelo seu valor
           e  universalidade.  Quem  foi,  pois,
           DÜRER?  Foi  o  artista  que  melhor
           concretizou,  na Alemanha,  no âmbito
           das  artes  plásticas,  o  movimento
           universalista  que  se  designou  por
           Renascença.  A  Renascença  foi,  no
           século  XV,  o  despertar  do  espírito
           humano  para  novos  horizontes  cul-
           turais.  Antes  que  ela  se  evidenciasse
           em  todos  os  domínios  da  arte  (evi-
           dência  que  constitui  hoje  um  dos
           seus legados mais palpáveis), começou
           pOr  ser  uma  transformação  do  espí-
           rito - uma  nova  maneira  de  encarar
           o  homem  e  o  mundo,  um  novo  tipo
           de cultura,  em  suma,  um humanismo
           de  feição  universal.  As  Universi-
           dades,  raras no século XIV, multipli-
           caram-se  no  século  XV,  abrindo-se
           aos  novos  conceitos  humanistas.
           O  saber  e  a  cultura  deixavam  de  se
           desenvolver exclusivamente à sombra   . A  visão  dos  Sete  Candelabros»,  da  série  de  gravuras  «Apocalipse . -1498
           do  mosteiro  e do  palácio  para,  livre-
           mente,  se  darem  aos  homens  que  intercâmbio  entre  os  povos.   A~  mais  pelo  impulso  que  imprimiram   t
           passavam  a  constituir,  nessa  época,  artes  deixaram  de  se  pautar  por  um   às  artes  do  que  pelo  poder  temporal
           uma  terceira  força - a  burguesia  espírito  religioso  normativo  p?ra  que  exerceram.  Foi  o  caso  das  cida-
           dos comerciantes  e dos  artesãos.  Não  desabrocharem  a  outra  luz,  onde  o   des  de  Florença,  Pisa,  Génova,  Ve-
           contribuíram  pouco  para  esse  espí-  profano  tinha  também  o  seu  lugar.   neza'  Roma  e  outras.  Não  vamos
           rito  inquieto  de  sabedoria  as  novas  A  Renascença,  como  época  artística,   agora  enumerar  a  plêiade  de  artistas
           conquistas,  que,  para o conhecimento  teve  a  sua  origem  na  Itália - uma   que  representaram  a  Renascença
           humano,  representavam  os  descobri-  Itália quinhentista que não era como   italiana,  mas  dizer  apenas  que  o
           mentos  marítimos,  a  compreensão  a de hoje, onde havia uma pluralidade   homem  dessa  Renascença - o homem
           da  mecânica celeste  e  as  suas  leis,  a  de  estados,  governados  por príncipes   de  cultura  e ciência,  artista  e  huma-
           imprensa  e  a  maior  facilidade  de  e  reis  que  vieram  a  ficar  célebres   nista - encontrou  a  sua  expressão

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