Page 82 - Revista da Armada
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Que em 1-1-71 a tonelagem petrolí-
fera mundial era de 164 926 312
t dw, tendo-se registado um au-
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mento de 11,5 milhões de t (apro- saibam todos "'"
ximadamente 7,5 %) em seis me-
ses. N a mesma data estavam
França vê na ementa dos bons ..
encomendados 612 petroleiros,
de tonelagem superior a 7000 petroleiros mamutes, de 200 000 Que quase toda a gente. que vai a
t dw, num total de 96 milhões e 300000 t dw, serão substi-
de t dw e uma tonelagem média tuídos dentro de dois ailos por restaurantes um prato .designado
de 157000 t dw. O Japão é de unidades da categoria das «hultres portugaises» - ostras
longe o maior construtor de petro- 400000/500000 t dw, ainda que portuguesas.
leiros, sendo seguido pela Suécia. o número de navios abrangido Logicamente conclui que são
seja comparativamente pequeno. ostras nacionais e criadas em
(Do «Boletim Analítico da Junw O maior problema resultante des-
Nacional da Marinha Mercante») Por~gal e exportadas para lá.
se aumento consiste nas cotas de Na realidade não é assim. Em-
fundo, agora limitadas, existentes bora nós exportemos ostras para
~m algumas das mais importantes a França o que lá chamam ostras
zonas de tráf~go.
Que o navio «Golar Nichu», de portuguesas é a uma espécie
215782 tdw, recentemente cons- (Do «Boletim Analítico da Junta cujo nome científico é «Cras-
truído pelo estaleiro Sakaide, Nacional da Marinha Mercante») sostrea angulata» Lamarck e
da Kawasaki Heavy Industries, cuja origem tem a seguinte his-
para a Ocean Oil Transport tória:
GmbH, de Bremen, está equipado Há pouco mais de um século,
I
com um hélice de 7,8 m de diâ- devido a terem empobrecido os
metro dentro de um túnel cilín- Que até Junho de 1967 a média seus bancos de ostras, a França
drico de 9,4 m de diâmetro que mensal dos petroleiros que resolveu importá-las do Tejo.
aumenta a efici~ncia do hélice, passavam o Cabo da Boa Espe- Sucedeu que o veleiro que as
dando maior velocidade ao navio. rança era de 62 e, presente- transportava se atrasou na via-
gem, devido a fortes temporais,
mente, de 450. Cerca de metade
(Do «Boletim Analítico da Junta e quando chegou ao porto de
Nacional da Marinha Mercante») destes navios navega em lastro,
a outra metade transporta Bordéus as ostras exalavam um
cheiro nauseabundo, partindo-se
180 milhões de t de ramas por
do princípio que estavam todas
ano. Durban, que em 1966
Que a Timon Oil Company, com niortas e podres. Foram, por-
recebera 2446 navios, acusou
sede em Sydney, Austrália, des- tanto, lançadas à. água, no rio
em 1970 um movimento de 4916.
cobriu um importante jazigo de Gironde.
petróleo na província portuguesa (Do «Boletim Analítico da Junta Nos anos seguintes verificou-se
de Timor. Nacional da Marinha Mercante») grande criação, tendo-se formado
um banco natural muito rico, o
(Do «Boletim Analítico da Junta que quer dizer que das ostras
Nacional da Marinha Mercante»)
lançadas ao rio muitas estavam
ainda vivas.
Que a Escola de Mestrança e Mari- Explica-se, assim, que a esta
nhagem, que funciona em Ca- espécie de ostras se chame ostras
Que o serviço dos correios da Es-
xias, na directa dependência da portuguesas.
cócia está a experimentar o envio
Direcção~Geral do~ Serviços de
do correio transatlântico por con-
Fomento Marítimo, prepara tri-
tentor. Segundo a opinião dos
pulantes para os navios da Ma-
peritos, parece que os resultados
rinha Mercante, nas especiali-
obtidos estão a ser extrema-
dades de convés, copá, eléctri- Que para assinar a riossa Revista,
mente úteis.
cistas e fogueiros. basta escrever para a Redacção,
(Do «Boletim Analítico da JIII/ta São admitidos à frequência dos no Ministério da Marinha, Lis-
Nacional da Marinha Mercante») cursos rapazes com 17/19 anos boa 2, mandando o seu nome
e com a 4. a classe do Ensino e endereço e éfectuando. o paga-
Primário. O curso tem a duração mento por vale do correio, selos
Que com base em considerações de de 10 meses, em regime de in- do correio da Metrópole ou
ordem económica, os chamados ternato gratuito. cheque.
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