Page 82 - Revista da Armada
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Que  em  1-1-71  a  tonelagem  petrolí-
               fera mundial era de  164 926 312
               t dw,  tendo-se  registado  um  au-
                                                                                                                       /'
               mento de 11,5 milhões de t (apro-                   saibam todos                                       "'"
               ximadamente 7,5  %) em seis me-
               ses.  N a  mesma  data  estavam
                                                                                     França  vê  na  ementa  dos  bons  ..
               encomendados  612  petroleiros,
               de  tonelagem  superior  a  7000   petroleiros mamutes, de 200 000  Que  quase  toda  a  gente.  que  vai  a
               t  dw,  num  total  de  96  milhões   e  300000 t dw,  serão  substi-
               de  t dw e uma tonelagem média     tuídos  dentro  de  dois  ailos  por   restaurantes um  prato .designado
               de  157000 t  dw.  O  Japão é  de   unidades  da  categoria  das      «hultres  portugaises»  - ostras
               longe o maior construtor de petro-  400000/500000 t dw, ainda que     portuguesas.
               leiros, sendo seguido pela Suécia.   o  número  de  navios  abrangido   Logicamente  conclui  que  são
                                                  seja comparativamente pequeno.     ostras  nacionais  e  criadas  em
                (Do  «Boletim  Analítico  da  Junw   O maior problema resultante des-
                Nacional  da   Marinha  Mercante»)                                   Por~gal e  exportadas  para  lá.
                                                  se aumento consiste nas cotas de   Na  realidade  não  é  assim.  Em-
                                                  fundo, agora limitadas, existentes   bora nós exportemos ostras para
                                                  ~m algumas das mais importantes    a França o que lá chamam ostras
                                                  zonas de tráf~go.
           Que  o  navio  «Golar  Nichu»,  de                                        portuguesas  é  a  uma  espécie
               215782 tdw,  recentemente cons-    (Do  «Boletim  Analítico  da  Junta   cujo  nome  científico  é  «Cras-
               truído  pelo  estaleiro  Sakaide,   Nacional  da  Marinha  Mercante»)   sostrea  angulata»  Lamarck  e
               da  Kawasaki  Heavy  Industries,                                      cuja  origem  tem  a  seguinte  his-
               para  a  Ocean  Oil  Transport                                        tória:
               GmbH, de Bremen, está equipado                                        Há  pouco  mais  de  um  século,
                                                                                                I
               com  um  hélice  de  7,8  m de diâ-                                   devido  a  terem  empobrecido  os
               metro  dentro  de  um  túnel  cilín-  Que  até  Junho  de  1967  a  média   seus  bancos  de  ostras,  a  França
               drico  de  9,4 m  de  diâmetro  que   mensal  dos   petroleiros  que   resolveu  importá-las  do  Tejo.
               aumenta  a  efici~ncia  do  hélice,   passavam  o  Cabo da Boa  Espe-  Sucedeu  que  o  veleiro  que  as
               dando maior velocidade ao navio.   rança  era  de  62  e,  presente-  transportava  se  atrasou  na  via-
                                                                                     gem,  devido  a  fortes  temporais,
                                                  mente,  de 450.  Cerca de metade
               (Do  «Boletim  Analítico  da  Junta                                   e  quando  chegou  ao  porto  de
                Nacional  da  Marinha  Mercante»)   destes  navios  navega  em  lastro,
                                                  a   outra   metade   transporta    Bordéus  as  ostras  exalavam  um
                                                                                     cheiro nauseabundo,  partindo-se
                                                  180  milhões  de  t  de  ramas  por
                                                                                     do  princípio  que  estavam  todas
                                                  ano.  Durban,  que  em  1966
           Que  a  Timon  Oil  Company,  com                                         niortas  e  podres.  Foram,  por-
                                                  recebera  2446  navios,  acusou
               sede  em  Sydney,  Austrália,  des-                                   tanto,  lançadas  à. água,  no  rio
                                                  em 1970 um movimento de 4916.
               cobriu  um  importante jazigo  de                                     Gironde.
               petróleo na província portuguesa   (Do  «Boletim  Analítico  da  Junta   Nos  anos  seguintes  verificou-se
               de Timor.                          Nacional  da  Marinha  Mercante»)   grande criação, tendo-se formado
                                                                                     um  banco  natural  muito  rico,  o
                (Do  «Boletim  Analítico  da  Junta                                  que  quer  dizer  que  das  ostras
                Nacional  da  Marinha  Mercante»)
                                                                                     lançadas  ao  rio  muitas  estavam
                                                                                     ainda vivas.
                                              Que  a  Escola  de  Mestrança  e  Mari-  Explica-se,  assim,  que  a  esta
                                                  nhagem,  que  funciona  em  Ca-    espécie de ostras se chame ostras
           Que  o  serviço  dos  correios  da  Es-
                                                  xias,  na  directa  dependência  da   portuguesas.
               cócia está a experimentar o envio
                                                  Direcção~Geral do~ Serviços  de
               do correio transatlântico por con-
                                                  Fomento  Marítimo,  prepara  tri-
               tentor.  Segundo  a  opinião  dos
                                                  pulantes  para  os  navios  da  Ma-
               peritos,  parece que os resultados
                                                  rinha  Mercante,  nas  especiali-
               obtidos  estão  a  ser  extrema-
                                                  dades  de  convés,  copá,  eléctri-  Que  para  assinar  a  riossa  Revista,
               mente úteis.
                                                  cistas e fogueiros.                basta escrever  para a  Redacção,
               (Do  «Boletim  Analítico  da  JIII/ta   São  admitidos  à  frequência  dos   no  Ministério  da  Marinha,  Lis-
               Nacional  da  Marinha  Mercante»)   cursos  rapazes  com  17/19  anos   boa  2,  mandando  o  seu  nome
                                                  e  com  a  4. a  classe  do  Ensino   e endereço  e éfectuando. o  paga-
                                                  Primário. O curso tem a duração    mento  por vale do  correio,  selos
           Que  com  base  em  considerações  de   de  10  meses,  em  regime  de  in-  do  correio  da  Metrópole  ou
               ordem  económica,  os  chamados    ternato  gratuito.                 cheque.

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