Page 85 - Revista da Armada
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mais acabada em Leonardo da Vinci. radores que lhe disputavam os dotes da natureza e da verdade. O seu
Pois bem, DÜRER está para a Re- de artista e que por ele desejavam desenho era seguríssimo e podemos
nascença alemã como Leonardo da ser retratados. Cónheceu a eferves- considerar DÜRER como um dos
Vinci está para a italiana. Creio que cência religiosa desencadeada por mais notáveis artistas gravadores de
isto diz tudo! Daí, que DÜRER seja Lutero, de quem era admirador, e a todos os tempos. Ficaram célebres
um nome universal Não ficà mal sua benéfica influência na arte, pelo as suas séries «Grande Paixão» (12
sabê-lo ... espírito de crítica e análise que ' estampas), «Pequena Paixão» (37
Nasceu em Nuremberga em 1471. fomentou. Estimava ,e admirava estampas), «Apocalipse» (15 estam-
pas) e muitas outras gravuras soltas.
A propósito da sua ciência técnica,
convém referir que é autor de alguns
tratados como sejam a. «Instrução
para Medir a Compasso e a Régua»,
onde expõe os princípios básicos
dessa nova ciência do desenho, que
estudara em Itália - a perspectiva - ,
ferramenta introduzida nas artes
plásticas pela Renascença. Os pin-
tores medievais não a conheCiam e
procuravam dar a profundidade dos
espaços mediante a sobreposição
sucessiva dos planos, colocando uns
por detrás dos outros, sem a modifi-
cação aparente de tamanhos intro-
duzida pela distância.
Outra publicação sua - «Quatro
Livros das Proporções do Corpo
Humano» - teve larguíssima divulga-
ção e influência, sendo até traduzida
para português em 1599 com o título
«Tratado sobre as Proporções Huma-
nas».
O seu amor ao colorido, o seu poder
de observação e a preocupação da
verdade conferem aos retratos que
fez um vigor extraordinário. Pintou-se
a si próprio com frequência e alguns
dos auto-retratos são de rara beleza.
Nos motivos religiosos atingiu por
vezes, como na «Adoração da San-
tíssima Trindade», uma grandiosi-
dade, uma pompa de colorido e um
equilíbrio global raramente iguala-
dos. Noutros casos, a expressão de
recolhimento e santidade (como no
«S. Jerónimo»), de dor e tristeza
«S. Paulo » (pormenor de «Os Quatro Apóstolos» )-1526 (como no «Pietà») é tão viva que a sua
contemplação nos deixa perturbados.
A sua mestria no desenho raramente Erasmo, paladino da cultura humanís- Dois anos antes da sua morte pintou
terá sido ultrapassada. Viajou tica. «Os Quatro Apóstolos», que ofereceu
muito - verdadeiro homem do seu Percorrida a Europa e decantada à cidade de Nuremberga. Foi a sua
tempo - e conheceu o que se fazia nele toda a cultura e humanismo última obra importante. «S. João»
nos Países Baixos e na Itália. Aqui, europeus, regressa à Alemanha para e «S. Paulo» revelam-nos a enorme
especialmente em Veneza, privou se entregar a um trabalho sem quartel. energia criadora de DÜRER e a
com os melhores mestres da pintura DÜRER reunia, como artista, estes sua ciência da forma. Estas grandes
italiana. O seu gosto pelo colorido quatro dons: suprema habilidade figuras são, por assim dizer, a última
forte e alegre é filho da escola vene- manual, domínio pleno da ciência mensagem do pintor - são bem a
ziana. Foi alvo das homenagens e técnica, imaginação fecundíssima síntese da sua arte.
protecções de príncipes, reis e impe- e culto verdadeiramente exemplar O. Lemos
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