Page 85 - Revista da Armada
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mais  acabada em Leonardo da Vinci.   radores  que  lhe  disputavam  os  dotes  da  natureza  e  da  verdade.  O  seu
      Pois  bem,  DÜRER  está  para  a  Re-  de  artista  e  que  por  ele  desejavam   desenho  era  seguríssimo  e  podemos
      nascença  alemã  como  Leonardo  da   ser  retratados.  Cónheceu  a  eferves-  considerar  DÜRER  como  um  dos
      Vinci  está  para  a  italiana.  Creio que   cência  religiosa  desencadeada  por  mais  notáveis  artistas  gravadores  de
      isto  diz  tudo!  Daí,  que  DÜRER  seja   Lutero,  de  quem  era  admirador,  e  a   todos  os  tempos.  Ficaram  célebres
      um  nome  universal  Não  ficà  mal   sua  benéfica  influência  na arte,  pelo  as  suas  séries  «Grande  Paixão»  (12
      sabê-lo ...                        espírito  de  crítica  e  análise  que '  estampas),  «Pequena  Paixão»  (37
      Nasceu  em  Nuremberga  em  1471.   fomentou.   Estimava  ,e  admirava  estampas),  «Apocalipse»  (15  estam-
                                                                             pas)  e  muitas  outras  gravuras  soltas.
                                                                            A  propósito  da  sua  ciência  técnica,
                                                                            convém referir que é autor de  alguns
                                                                            tratados  como  sejam  a.  «Instrução
                                                                             para Medir a  Compasso  e  a  Régua»,
                                                                            onde  expõe  os  princípios  básicos
                                                                            dessa  nova  ciência  do  desenho,  que
                                                                            estudara  em  Itália - a  perspectiva - ,
                                                                            ferramenta  introduzida  nas  artes
                                                                             plásticas  pela  Renascença.  Os  pin-
                                                                             tores  medievais  não  a  conheCiam  e
                                                                             procuravam  dar  a  profundidade  dos
                                                                            espaços  mediante  a  sobreposição
                                                                             sucessiva  dos  planos,  colocando  uns
                                                                             por detrás  dos  outros,  sem  a  modifi-
                                                                            cação  aparente  de  tamanhos  intro-
                                                                            duzida pela distância.
                                                                             Outra  publicação  sua  -  «Quatro
                                                                             Livros  das  Proporções  do  Corpo
                                                                             Humano»  - teve larguíssima divulga-
                                                                            ção  e  influência,  sendo  até  traduzida
                                                                             para português em  1599 com  o título
                                                                             «Tratado sobre as  Proporções Huma-
                                                                             nas».
                                                                            O  seu  amor ao colorido,  o  seu  poder
                                                                            de  observação  e  a  preocupação  da
                                                                            verdade  conferem  aos  retratos  que
                                                                            fez um vigor extraordinário. Pintou-se
                                                                            a  si  próprio com frequência  e  alguns
                                                                            dos  auto-retratos  são  de  rara  beleza.
                                                                            Nos  motivos  religiosos  atingiu  por
                                                                            vezes,  como  na  «Adoração  da  San-
                                                                            tíssima  Trindade»,  uma  grandiosi-
                                                                            dade,  uma  pompa  de  colorido  e  um
                                                                            equilíbrio  global  raramente  iguala-
                                                                            dos.  Noutros  casos,  a  expressão  de
                                                                            recolhimento  e  santidade  (como  no
                                                                            «S.  Jerónimo»),  de  dor  e  tristeza
      «S. Paulo » (pormenor de «Os Quatro Apóstolos» )-1526                 (como no «Pietà») é tão viva que a sua
                                                                            contemplação  nos  deixa  perturbados.
      A  sua  mestria  no  desenho  raramente   Erasmo, paladino da cultura humanís-  Dois  anos  antes  da sua  morte  pintou
      terá   sido   ultrapassada.   Viajou   tica.                          «Os Quatro Apóstolos»,  que ofereceu
      muito - verdadeiro  homem  do  seu   Percorrida  a  Europa  e  decantada   à  cidade  de  Nuremberga.  Foi  a  sua
      tempo - e  conheceu  o  que  se  fazia   nele  toda  a  cultura  e  humanismo   última  obra  importante.  «S.  João»
      nos  Países  Baixos  e  na  Itália.  Aqui,   europeus,  regressa  à  Alemanha  para  e  «S.  Paulo»  revelam-nos  a  enorme
      especialmente  em  Veneza,  privou   se entregar a um trabalho sem quartel.   energia  criadora  de  DÜRER  e  a
      com  os  melhores  mestres  da  pintura   DÜRER  reunia,  como  artista,  estes   sua  ciência  da  forma.  Estas  grandes
      italiana.  O  seu  gosto  pelo  colorido   quatro  dons:  suprema  habilidade   figuras  são,  por assim dizer,  a  última
      forte  e  alegre  é  filho  da escola  vene-  manual,  domínio  pleno  da  ciência   mensagem  do  pintor - são  bem  a
     ziana.  Foi  alvo  das  homenagens  e   técnica,   imaginação   fecundíssima   síntese da sua arte.
      protecções  de  príncipes,  reis  e  impe-  e  culto  verdadeiramente  exemplar               O.  Lemos

                                                                                                           11
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