Page 200 - Revista da Armada
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idade do aluno, mais efectiva é esta
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                                                                                 segurança das crianças.
                                                                                    Num prospecto  informativo, dis-
                                                                                 tribuído  na  escola  de  natação  em
                                                                                 Carcavelos,  procura-se  induzir  os
                                                                                 pais  das  crianças  mais  jovens, até
                                                                                 aos cinco anos, a participar dentro de
                                                                                 água com os filhos durante as primei-
                                                                                 ras sessões. E isto porque, em prin-
             o prof. Can/arino de CaNalha conversa com o 7."-ten.  SEG Medeiros de Almeida sobre os pro-  cípio, a relação que se encontra es-
             blemas de aprendizagem da natação.
                                                                                 tabelecida entre filho e pais propor-
             uma  curiosa  iniciativa:  montar  na  ser uma aquisição cultural, obrigató-  ciona  a  segurança  para  que,  aos
             praia de  Carcavelos uma escola de  ria,  como saber ler e escrever; desta  poucos, a criança se vá desinibindo.
             natação  durante  a  época  balnear  forma  o ensino da natação  deveria   Paralelamente  procura-se  através
             destinada a promover cursos intensi-  começar  na  escola  pré-primária.  O   desse folheto e da acção do instrutor
             vos de adaptação ao meio aquático,  ensino da natação começa com uma   ter uma atitude formativa em relação
             principalmente  para  as  camadas  adaptação;  ora,  a duração  desta  é   aos pais, pois que ainda há pais que
             mais jovens.                      variável de criança para criança, es-  imergem  os  filhos  à  força  e outros
                Segundo  ele,  a  adaptação  ao  tando  dependente  de  vários  facto-  que desejam ver progressos rápidos,
             meio aquático é um conjunto de ajus-  res,  nomeadamente  dos  primeiros   que  estão,  naquele  momento,  fora
             tamentos que possibilitam ao ser hu-  contactos com a água tidos em casa,   das capacidades dos filhos. Ele acre-
             mano um comportamento adequado  no banho. Uma criança com medo da   dita que nós, os pais - também o é
             quando na água, dado que os seus  água,  provocado por qualquer trau-  - necessitamos, igualmente, de ser
             órgãos não possuem as característi-  matismo  de  inicio,  oferece  sempre   educados no respeito pela individua-
             cas  apropriadas para nela vivermos  mais problemas. Porém, teve vários   lidade da criança. Claro que, casos
             ou  permanecermos  para  além dum  alunos com dois e três anos, na es-  como estes que citou, não se verifi-
             certo tempo.  O equilíbrio,  a respira-  cola de natação em Carcavelos, que   cam na escola durante as aulas, pois
             ção, a forma de se deslocar, a visão  se deslocavam perfeitamente à-von-  os pais são postos a par dos objecti-
             e  a  audição,  entre  outros  factores,  tade, sem se apoiarem com  os pés   vos que pretendemos alcançar antes
             são profundamente alterados  relati-  no  fundo  do  tanque,  e  partindo  de   de cada sessão.
             vamente  ao que se passa em  terra  dentro  de  água  eram  capazes  de   Quanto ao ensino da natação na
             firme. Assim, é  natural que os meca-  apanhar uma argola no fundo. Toda-  Armada, tem constatado um grande
             ni$mos  de  defesa  dificultem  esse  via,  nem  todos  conseguiam  atingir  empenho da parte dos organismos e
             ajustamento, como  por  exemplo,  o  este grau de adaptação. Obviamente  serviços responsáveis, o que possi-
             cerrar dos olhos, bloquear a respira-  que,  nessas idades, deslocavam-se  bilitará, com certeza, o preenchimen-
             ção,  etc.,  como defesa ao contacto  com  formas  propulsivas  elementa-  to  de algumas  lacunas. O conheci-
             com a água que é um meio estranho.  res, como «nadar à cão».        mento que  possui do que se faz nos
             Pela intervenção do processo  ensi-  O ensino da natação nestas ida-  outros ramos das Forças Armadas e
             no-aprendizagem procura-se provo-  des ainda não está suficientemente  até no meio civil, permite-lhe afirmar,
             car uma mudança de comportamen-   divulgado para ser possível tirar con·  com segurança, que a Armada ocu-
             to no sentido desejado, isto é, condu-  clusões quanto a reflexos em termos  pa um dos lugares da frente no com-
             zir à aquisição das destrezas básicas  desportivos,  apesar  de  em  oulros  bate ao «analfabetismo aquático». A
             que possibilitem ao iniciado conside-  países  lhe  ser  dispensado  muito  existência de n[veis de adaptação ao
             rar a água como um meio não hostil.   mais  atenção que  entre  nós. Toda-  meio aquático homologados, o regis-
                Em  termos  estritamente didácti-  via, terá com certeza reflexos a nível  to  obrigatório  do  resultado  dos tes-
             cos,  a instrução no  meio aquático é  educativo, uma vez que é durante os  tes  na  caderneta  militar. os  cursos
             a primeira etapa. Porém,  a adapta-  seis primeiros anos que os padrões  de  adaptação  ao  meio  aquático
             ção é um processa contínuo, sempre  motores  fundamentais  emergem  e  (CAMA's), sempre em funcionamen-
             que  as  situações  são renovadas; o  se aperfeiçoam. Deste modo, as ex-  to  para  reciclar  os  elementos  que
             melhor nadador teve que passar por  periências  motoras  que  serão  pro-  ainda não sabem nadar, são alguns
             várias e sucessivas adaptações, or-  porcionadas pela prática desta acti-  indicadores seguros do que afirmou.
             ganizadas de acordo com a metodo-  vidade são um  contributo muito im-  A  Armada  tem  desempenhado  um
             logia do treino. O controlo respirató-  portante.                   papel muito importante na «alfabeti-
             rio  é  uma aquisição imprescindível.   No  processo  ensino-aprendiza-  zação  aquática»  com  grande  inci-
             Por um lado é o indicador mais segu-  gem de crianças e de adultos, a cro-  dfmcia social.
             ro  de  à-vontade  no  meio  aquático,  nologia  das  diferentes  aquisições
             por outro, a sua ausência impossibili-  não se altera de forma significativa. É   Medeiros de Almeida,
                                                                                                        1. "-ten. SEG
            ta a evolução.                     na  relação  professor-aluno  que  se
                O trabalho de adaptação ao meio  encontram grandes diferenças que,   N.  R.  - Sobre a adaptaçAo de crianças
             aquático pode começar-se em qual-  a não serem respeitadas, afectarão o   ao meio aquático, chama'se a atençdo do lei-
                                                                                 tor para o artigo .. Aprender a nadar com tr/Js
            quer  idade  e  deve  efectuar-se  tão  sucesso  na aprendizagem.  Por ou-  semanas-,  publicado no  n." 152/Maio de 84
            cedo possível.  Saber nadar deveria  tras palavras: quanto mais baixa é a   desta Revista.

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