Page 200 - Revista da Armada
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idade do aluno, mais efectiva é esta
relação, como forma de dominar a in-
segurança das crianças.
Num prospecto informativo, dis-
tribuído na escola de natação em
Carcavelos, procura-se induzir os
pais das crianças mais jovens, até
aos cinco anos, a participar dentro de
água com os filhos durante as primei-
ras sessões. E isto porque, em prin-
o prof. Can/arino de CaNalha conversa com o 7."-ten. SEG Medeiros de Almeida sobre os pro- cípio, a relação que se encontra es-
blemas de aprendizagem da natação.
tabelecida entre filho e pais propor-
uma curiosa iniciativa: montar na ser uma aquisição cultural, obrigató- ciona a segurança para que, aos
praia de Carcavelos uma escola de ria, como saber ler e escrever; desta poucos, a criança se vá desinibindo.
natação durante a época balnear forma o ensino da natação deveria Paralelamente procura-se através
destinada a promover cursos intensi- começar na escola pré-primária. O desse folheto e da acção do instrutor
vos de adaptação ao meio aquático, ensino da natação começa com uma ter uma atitude formativa em relação
principalmente para as camadas adaptação; ora, a duração desta é aos pais, pois que ainda há pais que
mais jovens. variável de criança para criança, es- imergem os filhos à força e outros
Segundo ele, a adaptação ao tando dependente de vários facto- que desejam ver progressos rápidos,
meio aquático é um conjunto de ajus- res, nomeadamente dos primeiros que estão, naquele momento, fora
tamentos que possibilitam ao ser hu- contactos com a água tidos em casa, das capacidades dos filhos. Ele acre-
mano um comportamento adequado no banho. Uma criança com medo da dita que nós, os pais - também o é
quando na água, dado que os seus água, provocado por qualquer trau- - necessitamos, igualmente, de ser
órgãos não possuem as característi- matismo de inicio, oferece sempre educados no respeito pela individua-
cas apropriadas para nela vivermos mais problemas. Porém, teve vários lidade da criança. Claro que, casos
ou permanecermos para além dum alunos com dois e três anos, na es- como estes que citou, não se verifi-
certo tempo. O equilíbrio, a respira- cola de natação em Carcavelos, que cam na escola durante as aulas, pois
ção, a forma de se deslocar, a visão se deslocavam perfeitamente à-von- os pais são postos a par dos objecti-
e a audição, entre outros factores, tade, sem se apoiarem com os pés vos que pretendemos alcançar antes
são profundamente alterados relati- no fundo do tanque, e partindo de de cada sessão.
vamente ao que se passa em terra dentro de água eram capazes de Quanto ao ensino da natação na
firme. Assim, é natural que os meca- apanhar uma argola no fundo. Toda- Armada, tem constatado um grande
ni$mos de defesa dificultem esse via, nem todos conseguiam atingir empenho da parte dos organismos e
ajustamento, como por exemplo, o este grau de adaptação. Obviamente serviços responsáveis, o que possi-
cerrar dos olhos, bloquear a respira- que, nessas idades, deslocavam-se bilitará, com certeza, o preenchimen-
ção, etc., como defesa ao contacto com formas propulsivas elementa- to de algumas lacunas. O conheci-
com a água que é um meio estranho. res, como «nadar à cão». mento que possui do que se faz nos
Pela intervenção do processo ensi- O ensino da natação nestas ida- outros ramos das Forças Armadas e
no-aprendizagem procura-se provo- des ainda não está suficientemente até no meio civil, permite-lhe afirmar,
car uma mudança de comportamen- divulgado para ser possível tirar con· com segurança, que a Armada ocu-
to no sentido desejado, isto é, condu- clusões quanto a reflexos em termos pa um dos lugares da frente no com-
zir à aquisição das destrezas básicas desportivos, apesar de em oulros bate ao «analfabetismo aquático». A
que possibilitem ao iniciado conside- países lhe ser dispensado muito existência de n[veis de adaptação ao
rar a água como um meio não hostil. mais atenção que entre nós. Toda- meio aquático homologados, o regis-
Em termos estritamente didácti- via, terá com certeza reflexos a nível to obrigatório do resultado dos tes-
cos, a instrução no meio aquático é educativo, uma vez que é durante os tes na caderneta militar. os cursos
a primeira etapa. Porém, a adapta- seis primeiros anos que os padrões de adaptação ao meio aquático
ção é um processa contínuo, sempre motores fundamentais emergem e (CAMA's), sempre em funcionamen-
que as situações são renovadas; o se aperfeiçoam. Deste modo, as ex- to para reciclar os elementos que
melhor nadador teve que passar por periências motoras que serão pro- ainda não sabem nadar, são alguns
várias e sucessivas adaptações, or- porcionadas pela prática desta acti- indicadores seguros do que afirmou.
ganizadas de acordo com a metodo- vidade são um contributo muito im- A Armada tem desempenhado um
logia do treino. O controlo respirató- portante. papel muito importante na «alfabeti-
rio é uma aquisição imprescindível. No processo ensino-aprendiza- zação aquática» com grande inci-
Por um lado é o indicador mais segu- gem de crianças e de adultos, a cro- dfmcia social.
ro de à-vontade no meio aquático, nologia das diferentes aquisições
por outro, a sua ausência impossibili- não se altera de forma significativa. É Medeiros de Almeida,
1. "-ten. SEG
ta a evolução. na relação professor-aluno que se
O trabalho de adaptação ao meio encontram grandes diferenças que, N. R. - Sobre a adaptaçAo de crianças
aquático pode começar-se em qual- a não serem respeitadas, afectarão o ao meio aquático, chama'se a atençdo do lei-
tor para o artigo .. Aprender a nadar com tr/Js
quer idade e deve efectuar-se tão sucesso na aprendizagem. Por ou- semanas-, publicado no n." 152/Maio de 84
cedo possível. Saber nadar deveria tras palavras: quanto mais baixa é a desta Revista.
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