Page 265 - Revista da Armada
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catástrofe, quando do «Swiftsure» Já sem comunicações, deixara-se ponte, a sugerir umas sanduíches.
transmitiram uma mensagem emba- agora de avistar os navios do com- Mas o não formal do comandante,
raçosa. Interrogava simplesmente: boio, os da cobertura e - muito im- dando o exemplo, banira soluções
- O que tenciona fazer, AGO- portante - o navio inglês que co- menos dignas de uma ponte de co-
RA? . mandava tacticamente o exercício. mando.
Sentindo-se culpado, e anteven- O comandante foi logo chamado Mais horas decorreram ainda e
do o comprometimento definitivo do à ponte, enquanto se diligenciava com elas mais se aguçaram os apeti-
seu futuro naval, o comandante do por reparar a avaria de um equipa- tes vorazes dos pobres oficiais.
"Diamond», num arranque de fran- mento já cansado e velho. As horas Acabavam de dar as baladadas
queza, retorquiu: foram deslizando, demoradas. Sem dobradas das três horas da tarde,
-Comprar uma ... QUINTA! .. ordens do navio-chefe, alheio às mu- quando, subitamente, como por en-
danças de rumo e velocidade que, canto, o nevoeiro se desvaneceu,
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com certeza, se vinham operando, e alargando logo o horizonte ao redor
Também num dos primeiros com o nevoeiro ainda mais cerrado, do navio. Mais, ainda: como' surgisse
exercicios NATO em que entrou a o destroyer estava como perdido na de repente das profundezas do
nossa M.arinha ocorreu uma situação solidão do mar. Pouco a pouco-e oceano, a silhueta do navio inglês
dificil. como habitualmente - os oficiais, destacou-se a uma escassa milha
Tratava-se da protecção a um que não estavam de quarto, foram pelo través. A seu bordo, deveria ter
comboio de navios mercantes e, par- aparecendo na ponte, numa atitude sido de grande alívio a sensação de
ticipando da respectiva cobertura na- solidária para com o comandante, encontrar, finalmente, o companhei-
vegava um contratorpedeiro portu- prontos a colaborar e a sugerir solu- ro transviado de1antas horas. E logo
guês. Vedara-se o uso do radar e, ções na emergência. E mais horas de lá, ainda numa ansiedade, o pis-
nas comunicações, só se consentia passaram, devagar. A falta de um so- car do Morse luminoso, interrogou:
a onda táctica - medidas de segu- bressalente fundamental obstara à - O que é que tenciona fazer,
rança que não podiam sofrer com- reparação da avaria. A pouca visibiti- AGORA? ..
prometimentos. dade continuava. Sem hesitar, o comandante por-
Manhã cedo, durante o exercicio, Chegara a hora do almoço, mas tuguês, na expressão de um desejo
sobreveio uma avaria no equipa- todos permaneceram na ponte, recalcado por tanto tempo, mandou
mento de rádio, a bordo do portu- numa abstinência total. Porém, a an- responder:
guês, e, quase de seguida, um denso siedade em que se mergulhara, em -ALMOÇARI ...
manto de nevoeiro começou a esten- face da situação dificit que se vivia,
der-se por sobre o mar, acabando mais estimulava o apetite dos ofi- Silva Braga,
por reduzir fortemente a visibilidade. ciais. O despenseiro assomara já, na v'a/m.
Terminologia Naval
• PERCINTA - Tira de lona, brim ou qualquer outro • PERDER AS ÁGUAS - Abandonar, por avaria ou
pano com que se cobre um cabo, enrolando em espiral mau tempo, a proximidade de outro navio com o qual se
no sentido da cocha, antes de o forrar e depois de en- navega.
gajado. Precinta.
• PERDER A TERRA - Deixar de se ver a costa, por
se fazer ao mar.
• PERDER BARLAVENTO - Deixar-se descair para
sotavento, lado para onde sopra o vento.
• PERDER FUNDO - Deixar de encontrar fundo com
o prumo, o que acontece acima das 100 braças.
• PERCURSO DA ONDA - Espaço percorrido pela
onda desde o ponto onde se formou até ao local onde • PERDER O LEME - Deixar de se dispor do leme, por
se encontra o observador ou desde a costa mais a barla- avaria ou acidente.
vento.
• PERDER ALTURA - Diminuir a latitude, aproximan- • PERFtLAR AS VERGAS COM O VENTO - Bracear
as vergas de modo a que se situem o mais possível na
do-se do Equador.
direcção do vento.
• PERDER ARRANCADA - Reduzir-se significativa- S. Elpidio,
mente a velocidade de saída. cap.-m.·g.AN
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