Page 265 - Revista da Armada
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catástrofe,  quando  do  «Swiftsure»  Já  sem  comunicações,  deixara-se  ponte,  a  sugerir  umas  sanduíches.
          transmitiram uma mensagem emba-    agora de  avistar os navios do com-  Mas  o  não  formal  do  comandante,
          raçosa.  Interrogava  simplesmente:   boio,  os da cobertura e -  muito im-  dando  o  exemplo,  banira  soluções
             -  O  que  tenciona  fazer,  AGO-  portante  -  o  navio  inglês  que  co-  menos dignas de uma ponte de co-
          RA? .                             mandava  tacticamente  o  exercício.  mando.
             Sentindo-se culpado, e anteven-    O comandante foi logo chamado     Mais  horas  decorreram  ainda  e
          do  o comprometimento definitivo do  à  ponte,  enquanto  se  diligenciava  com elas mais se aguçaram os apeti-
          seu  futuro  naval,  o  comandante do  por reparar a  avaria de  um equipa-  tes vorazes dos pobres oficiais.
          "Diamond»,  num  arranque de fran-  mento já cansado e velho.  As horas   Acabavam  de  dar as baladadas
          queza, retorquiu:                 foram  deslizando,  demoradas. Sem  dobradas  das  três  horas  da  tarde,
             -Comprar uma ... QUINTA! ..    ordens do navio-chefe, alheio às mu-  quando, subitamente, como por en-
                                            danças  de  rumo  e  velocidade  que,  canto,  o  nevoeiro  se  desvaneceu,
                       0:=
                                            com certeza, se vinham operando, e  alargando logo o horizonte ao redor
             Também  num  dos  primeiros  com o nevoeiro ainda mais cerrado,  do navio. Mais, ainda: como' surgisse
          exercicios  NATO  em  que  entrou  a  o destroyer estava como perdido na  de  repente  das  profundezas  do
          nossa M.arinha ocorreu uma situação  solidão do  mar.  Pouco a  pouco-e  oceano,  a  silhueta  do  navio  inglês
          dificil.                          como  habitualmente  -  os  oficiais,  destacou-se  a  uma  escassa  milha
             Tratava-se  da  protecção  a  um   que  não  estavam  de  quarto,  foram  pelo través. A seu bordo, deveria ter
          comboio de navios mercantes e, par-  aparecendo na ponte,  numa atitude  sido de grande alívio a sensação de
          ticipando da respectiva cobertura na-  solidária  para  com  o  comandante,  encontrar, finalmente, o companhei-
          vegava  um  contratorpedeiro  portu-  prontos a colaborar e a sugerir solu-  ro transviado de1antas horas. E logo
          guês.  Vedara-se  o  uso do  radar  e,   ções  na  emergência.  E mais  horas  de  lá,  ainda numa ansiedade, o pis-
          nas comunicações, só se consentia   passaram, devagar. A falta de um so-  car  do  Morse  luminoso,  interrogou:
          a onda táctica -  medidas de segu-  bressalente  fundamental  obstara  à   -  O  que  é  que  tenciona  fazer,
          rança  que  não  podiam  sofrer  com-  reparação da avaria. A pouca visibiti-  AGORA? ..
          prometimentos.                     dade continuava.                     Sem hesitar, o comandante por-
             Manhã cedo, durante o exercicio,   Chegara a hora do almoço, mas  tuguês,  na expressão de um desejo
          sobreveio  uma  avaria  no  equipa-  todos  permaneceram  na  ponte,  recalcado por tanto  tempo,  mandou
          mento  de  rádio,  a  bordo  do  portu-  numa abstinência total. Porém, a an-  responder:
          guês, e, quase de seguida, um denso   siedade em que se  mergulhara,  em   -ALMOÇARI ...
          manto de nevoeiro começou a esten-  face  da situação dificit que se vivia,
          der-se  por  sobre  o  mar,  acabando   mais  estimulava  o  apetite  dos  ofi-           Silva Braga,
          por reduzir fortemente a visibilidade.   ciais. O despenseiro assomara já, na                    v'a/m.



                 Terminologia Naval








          •  PERCINTA -   Tira  de  lona, brim  ou  qualquer outro   •  PERDER  AS  ÁGUAS  -  Abandonar,  por avaria  ou
          pano com que se cobre um cabo, enrolando em espiral   mau tempo, a proximidade de outro navio com o qual se
          no sentido da cocha, antes de o forrar e depois de en-  navega.
          gajado. Precinta.
                                                              •  PERDER A TERRA -    Deixar de se ver a costa, por
                                                              se fazer ao mar.

                                                              •  PERDER  BARLAVENTO -      Deixar-se descair para
                                                              sotavento, lado para onde sopra o vento.

                                                              •  PERDER FUNDO -    Deixar de encontrar fundo com
                                                              o prumo, o que acontece acima das 100 braças.
           •  PERCURSO  DA  ONDA  -   Espaço  percorrido  pela
           onda desde o ponto onde se  formou  até ao  local onde   •  PERDER O LEME -  Deixar de se dispor do leme, por
           se encontra o observador ou desde a costa mais a barla-  avaria ou acidente.
           vento.
           •  PERDER ALTURA -    Diminuir a latitude, aproximan-  •  PERFtLAR AS VERGAS COM O VENTO -   Bracear
                                                              as vergas de modo a que se situem o mais possível na
          do-se do Equador.
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           •  PERDER  ARRANCADA -     Reduzir-se significativa-                                       S. Elpidio,
           mente a velocidade de saída.                                                              cap.-m.·g.AN

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