Page 272 - Revista da Armada
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esforço. com custos elevados. da qual. apesar das tentativas
                                                                 Já  empreendidas.  nunca se conseguiram erradicar alguns de-
                                                                 feitos. mais evidentes à medida de que se foram acentuando
                                                                 os desajustamentos entre OS  processos praticados pela Mari-
                                                                 nha -  em matéria de ámbito educacional -  e a realidade do
                                                                 universo humano sobre o qual InCidem tais processos e que se
                                                                 encontra em rápida mutação.
                                                                    Com ef8ll0. a par de problemas Já antigos (como a perturba-
                                                                 ção venflcada durante o Curso de Formação de Sargentos. e
                                                                 mesmo na fase que directamente o antecede. em homens de
                                                                 mela Idade que são forçados a dar um salto brusco na sua for-
                                                                 mação básica. há muito deixada para segundo plano.  com os
                                                                 sacrificios Inerentes) verificou-se na última dêcada uma grande
                                                                 alteração nas habilitações com que o pessoal chega à Marinha
                                                                 e também significativas modificações nos conceitos e métodos
                                                                 no enSinO formal.
                                                                    ASSim, a DSIT. confrontada com o baixo índíce da retação
                                                                 custo-eficácia  do  sistema  existente.  elaborou  e  submeteu  à
                                                                 aprovação superior um modeló de padrões Educacionais. que
                                                                 se encontra. actualmente. em fase de desenvolvimento.
                                                                    P-Em que consiste esse modelo?
                                                                    R -  O  modelo preconizado desenvolve-se segundo duas
                                                                 áreas educacionais distintas -  a básica e a geral - não diver·
                                                                 gentes. mas com origens e metas claramente diferenciadas.
                                                                    A primeira. relacionada com os requisitos educacionais a
                                                                 que qualquer Indivíduo terá que satisfazer para um correcto de-
                                                                 sempenho das ocupaçôes ou cargos próprios do seu posto. re·
              Novos eqUIpamentos - Novos sIstemas de Instrução.   p~senta o  domínio  de instrumentos básicos ou capacidades
              mais complexo pela diversidade de quadros existentes e pela   funcionais nos campos fundamentais da lingua materna e do
              disparidade da sua natureza e funções a que se destinam.   raciocinio matemático.
                                                                    A segunda área. designada por área educaCional geral. de-
                 Para alêm destes aspectos. há sobretudo que ter em conta
              que a dimensão da tarefa e a exiguidade dos meios para a levar   seJável do ponto de vista de valorização pessoal. profissional
              a  cabo  não  permitem  pensar,  por  agora,  num  alargamento   e sociat. corresponde ao desenvolvimento das capacidades de
              do seu âmbito aos escalões mais elevados sem estarem con-  compreensão e análise da realidade fíSica e soclat. constituin-
              venientemente  estruturados  os  patamares  inferiores  mais   do um conjunto de conhecimentos fundamentais. pela sua rete-
              carecidos.                                         vãncia.  no quotidiano do pessoal e no contexto da Marinha e
                 p- VOltando8osPADROES ...                       da sociedade actual.
                 R - No tocante aos Padrões Navais. encontra-se em fase   P -  Não poderá dar uma explicação um pouco mais deta-
              de  acabamento  uma  adaptação  à  Marinha  portuguesa  dos   lhada? ..
              .. Naval  Standards»  da Marinha  americana:  não são mais do   R -  MUlIO  resumidamenle poderei  histonar o caminho Já
              Que  uma  listagem de conhecimentos, perícias e  atitudes que   percorrido: assIm. e  apenas no que respeita à chamada área
              constituem requisitos gerais do âmbito militar-naval a que um   educacional  báSica.  por  manifesta  impossibilidade  de  trala-
              sargento ou praça deve satisfazer e que são comuns às diver-  mento Slmultáneo das duas áreas educacionais conSideradas.
              sas classes. diferindo somente consoante o posto de cada um.   prevê-se  a  Implantação  de  TESTES  DE  APTIDÃO  BÁSICA
                 Satisfazer aos Padrões Navais num determinado posto si-  (TAB)  nos domínios da comunicação lingufstica e  do cálculo
              gnifica. pois. que o indivíduo em questão possui um conjunto   matemático que permilirão definir nrveis de aptidão a estabe-
              de conhecimentos teóricos e práticos que é inerente ao facto   lecer como exigências básicas de admissâo e progressáo na
              de ser um marinheiro e um militar num determinado estádio de   carreira.
              progressão da  sua carreira.  independentemente da ctasse a   Encontra-se em curso. a cargo de especialistas em Ciências
              que pertence.                                      de educação contratados. o desenvolVImento de um programa
                 No que respeita aos Padrões Educacionais referiria somen-  que compreenderá a elaboração de três níveis de testes de ap-
              te. por agora. que eles constituem a área habitualmente desi-  tidão báSica nas áreas Já  referidas. a sua validação por enllda·
              gnada por .. Habilitações Llteránas ..  e  gostaria de falar deles   des competentes e a elaboração de módulos de formação. rela-
              mais adiante e com maior pormenor dada a importância que jul-  tivos às aptidões a testar. que permitirão ao pessoal que even-
    •         go haver em que a generalidade dos nossos sargentos e pra-  tualmente venha a não satisfazer aos padrões exigidos corrigir
              ças conheça os 1tabalhos em curso na DSIT. naquele domlnio.
                                                                 as defiCiências detectadas. em sistema de auto-estudo.
                 Finalmente.  no  que  respeita  aos  Padrões  Ocupaclonais.   VabClno aqui uma importante intervenção para o centro de
              enunciados  em  termos  de  tarefas  a  executar.  será  através   Instrução por Correspondência (CIC) que terá de ser conSide-
              deles que se Irão definir quais os conhecimentos e perícias a   ravelmente  dotado  em  relação  às  modestas  proporções  e
              adqUirir pelo militar da Armada no campo técnico-profissional.   objectivos actuaIs.
              dependentes agora não só do seu posto. mas também da clas-  P - Ouals as habilitações necessárias para satisfazer a es-
              se (subclasse ou ramo) a que pertence e tendo em vista o de-  ses testes.  que segundo depreendi definem áreas de conheci-
              sempenho de cargos especificas.                    menlos. e que postos vão corresponder a essas áreas?
                 Esta tarefa de elaboração dos Padrões Ocupacionais para   R -  Os três níveis dos lestes a  que me referi  terão uma
              pessoal dos ap's será desenvolvida a partir de dados obtidos   compleXidade que se situa em termos de conhecimentos res-
              por análise de trabalho a que Já me refen e de cUJa introduçáo   pectivamente. no 6.° ano de escolaridade (nível 3). entre o 6."
              e desenvolVimento na Armada  foi  Incumbida a  Comissão de   e o 9.° (niveI2) e à altura do 9.° ano (niveI1) e corresponderão
              Análise OcupaciOflal. que funciona no ãmblto da Superinten-  aos níveiS de conhecimentos minimos que futuramente consti-
              dência dos Serviços do Pessoal.                    tuirão eXIgênCia básica para progressão na carreira de acordo
                 P -  Quer então esclarecer melhor agora a sua referenCia   com as segUintes etapas: ingresso nos Ouadros Permanentes
              de ha pouco sobre os Padrões Educacionais?         (ap·s). promoção a cabo e admissáo ao Curso de Formação
                 R -  Desde há alguns anos que a DSIT se tem vindo a de-  de Sargentos.
              bruçar sobre o enSino. a sargentos e praças. das disciplinas tra-  Penso que poderão ser Já aplicados no corrente ano. a titulo
              dicionalmente conheCidas por " Habilitações literárias". cons-  meramente expeflmental. os testes do nível 3 para o pessoal
              IItUldas basicamente pelo Português e pela Matemática.   seleccionado para a frequênCia do CTC CFT. candidatos a in-
                 De facto. eSle ensino tem constituído uma grande área de   gresso no ap·s. e: muito provavelmente. os níveiS 2 e  t ficarão

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