Page 272 - Revista da Armada
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esforço. com custos elevados. da qual. apesar das tentativas
Já empreendidas. nunca se conseguiram erradicar alguns de-
feitos. mais evidentes à medida de que se foram acentuando
os desajustamentos entre OS processos praticados pela Mari-
nha - em matéria de ámbito educacional - e a realidade do
universo humano sobre o qual InCidem tais processos e que se
encontra em rápida mutação.
Com ef8ll0. a par de problemas Já antigos (como a perturba-
ção venflcada durante o Curso de Formação de Sargentos. e
mesmo na fase que directamente o antecede. em homens de
mela Idade que são forçados a dar um salto brusco na sua for-
mação básica. há muito deixada para segundo plano. com os
sacrificios Inerentes) verificou-se na última dêcada uma grande
alteração nas habilitações com que o pessoal chega à Marinha
e também significativas modificações nos conceitos e métodos
no enSinO formal.
ASSim, a DSIT. confrontada com o baixo índíce da retação
custo-eficácia do sistema existente. elaborou e submeteu à
aprovação superior um modeló de padrões Educacionais. que
se encontra. actualmente. em fase de desenvolvimento.
P-Em que consiste esse modelo?
R - O modelo preconizado desenvolve-se segundo duas
áreas educacionais distintas - a básica e a geral - não diver·
gentes. mas com origens e metas claramente diferenciadas.
A primeira. relacionada com os requisitos educacionais a
que qualquer Indivíduo terá que satisfazer para um correcto de-
sempenho das ocupaçôes ou cargos próprios do seu posto. re·
Novos eqUIpamentos - Novos sIstemas de Instrução. p~senta o domínio de instrumentos básicos ou capacidades
mais complexo pela diversidade de quadros existentes e pela funcionais nos campos fundamentais da lingua materna e do
disparidade da sua natureza e funções a que se destinam. raciocinio matemático.
A segunda área. designada por área educaCional geral. de-
Para alêm destes aspectos. há sobretudo que ter em conta
que a dimensão da tarefa e a exiguidade dos meios para a levar seJável do ponto de vista de valorização pessoal. profissional
a cabo não permitem pensar, por agora, num alargamento e sociat. corresponde ao desenvolvimento das capacidades de
do seu âmbito aos escalões mais elevados sem estarem con- compreensão e análise da realidade fíSica e soclat. constituin-
venientemente estruturados os patamares inferiores mais do um conjunto de conhecimentos fundamentais. pela sua rete-
carecidos. vãncia. no quotidiano do pessoal e no contexto da Marinha e
p- VOltando8osPADROES ... da sociedade actual.
R - No tocante aos Padrões Navais. encontra-se em fase P - Não poderá dar uma explicação um pouco mais deta-
de acabamento uma adaptação à Marinha portuguesa dos lhada? ..
.. Naval Standards» da Marinha americana: não são mais do R - MUlIO resumidamenle poderei histonar o caminho Já
Que uma listagem de conhecimentos, perícias e atitudes que percorrido: assIm. e apenas no que respeita à chamada área
constituem requisitos gerais do âmbito militar-naval a que um educacional báSica. por manifesta impossibilidade de trala-
sargento ou praça deve satisfazer e que são comuns às diver- mento Slmultáneo das duas áreas educacionais conSideradas.
sas classes. diferindo somente consoante o posto de cada um. prevê-se a Implantação de TESTES DE APTIDÃO BÁSICA
Satisfazer aos Padrões Navais num determinado posto si- (TAB) nos domínios da comunicação lingufstica e do cálculo
gnifica. pois. que o indivíduo em questão possui um conjunto matemático que permilirão definir nrveis de aptidão a estabe-
de conhecimentos teóricos e práticos que é inerente ao facto lecer como exigências básicas de admissâo e progressáo na
de ser um marinheiro e um militar num determinado estádio de carreira.
progressão da sua carreira. independentemente da ctasse a Encontra-se em curso. a cargo de especialistas em Ciências
que pertence. de educação contratados. o desenvolVImento de um programa
No que respeita aos Padrões Educacionais referiria somen- que compreenderá a elaboração de três níveis de testes de ap-
te. por agora. que eles constituem a área habitualmente desi- tidão báSica nas áreas Já referidas. a sua validação por enllda·
gnada por .. Habilitações Llteránas .. e gostaria de falar deles des competentes e a elaboração de módulos de formação. rela-
mais adiante e com maior pormenor dada a importância que jul- tivos às aptidões a testar. que permitirão ao pessoal que even-
• go haver em que a generalidade dos nossos sargentos e pra- tualmente venha a não satisfazer aos padrões exigidos corrigir
ças conheça os 1tabalhos em curso na DSIT. naquele domlnio.
as defiCiências detectadas. em sistema de auto-estudo.
Finalmente. no que respeita aos Padrões Ocupaclonais. VabClno aqui uma importante intervenção para o centro de
enunciados em termos de tarefas a executar. será através Instrução por Correspondência (CIC) que terá de ser conSide-
deles que se Irão definir quais os conhecimentos e perícias a ravelmente dotado em relação às modestas proporções e
adqUirir pelo militar da Armada no campo técnico-profissional. objectivos actuaIs.
dependentes agora não só do seu posto. mas também da clas- P - Ouals as habilitações necessárias para satisfazer a es-
se (subclasse ou ramo) a que pertence e tendo em vista o de- ses testes. que segundo depreendi definem áreas de conheci-
sempenho de cargos especificas. menlos. e que postos vão corresponder a essas áreas?
Esta tarefa de elaboração dos Padrões Ocupacionais para R - Os três níveis dos lestes a que me referi terão uma
pessoal dos ap's será desenvolvida a partir de dados obtidos compleXidade que se situa em termos de conhecimentos res-
por análise de trabalho a que Já me refen e de cUJa introduçáo pectivamente. no 6.° ano de escolaridade (nível 3). entre o 6."
e desenvolVimento na Armada foi Incumbida a Comissão de e o 9.° (niveI2) e à altura do 9.° ano (niveI1) e corresponderão
Análise OcupaciOflal. que funciona no ãmblto da Superinten- aos níveiS de conhecimentos minimos que futuramente consti-
dência dos Serviços do Pessoal. tuirão eXIgênCia básica para progressão na carreira de acordo
P - Quer então esclarecer melhor agora a sua referenCia com as segUintes etapas: ingresso nos Ouadros Permanentes
de ha pouco sobre os Padrões Educacionais? (ap·s). promoção a cabo e admissáo ao Curso de Formação
R - Desde há alguns anos que a DSIT se tem vindo a de- de Sargentos.
bruçar sobre o enSino. a sargentos e praças. das disciplinas tra- Penso que poderão ser Já aplicados no corrente ano. a titulo
dicionalmente conheCidas por " Habilitações literárias". cons- meramente expeflmental. os testes do nível 3 para o pessoal
IItUldas basicamente pelo Português e pela Matemática. seleccionado para a frequênCia do CTC CFT. candidatos a in-
De facto. eSle ensino tem constituído uma grande área de gresso no ap·s. e: muito provavelmente. os níveiS 2 e t ficarão
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