Page 273 - Revista da Armada
P. 273

também prontos e serão experimentados numa larga amostra'   Os processos de análise de trabalho conducentes aos cur-
           gem  de  1." -marinheiros  na zona  de promoção  a cabo e de   sos tTB's e de actualização e aperfeiçoamento serão condUZI-
           cabos em condições de admissão ao CFS.              dos pela estrutura da Instrução, sob coordenação da DSIT, e
              Posteriormente e, após a necessária adaptação legislativa.   os respeitantes aos cursos de carreira serão desenVOlvidOS no
           quando a  satislação aos  níveis TAB estabelecidos  passar a   âmbito da Superintend~ncia dos Serviços do Pes<;oaL
           constituir condição de progressão na carreira. haverá datas fi-  Os planos dos cursos serão substituídos por um conjunto
           xas para execução dos testes aos quais se poderão submeter,   de 6 documentos deSignado por DOCUMENTAÇÃO DE CUR-
           não sô o pessoal nomeado para o efeito mas também aquele   SO, com um processo de aprovação próprio.
           que o requeira para sallsfação de condições especiais de pro-  Será Criada uma nova escola designada por Escola de Tec-
           moção.                                              nologia de Instrução e Treino que terá como principal objectiVO
              p- E quem não satisfazer aos testes? Está arrumado defi-  preparar todo o pessoal de que a Marinha necessita para man-
           nitivamenteou podera dispórde novas tentativas?     ter em  funcionamento eficiente  e,  tecnicamente correcto,  os
              R -  Os testes desenvolvem-se, como já se disse. em três   seus  estabelecimentos  de  ensino.  mediante  uma  adequada
           níveis e fundamentalmente numa sequência de aptidões pre-  aplicação dos princípios e da metodologia da abordagem siste-
           viamente estabelecida e validada. Incluem 30 a 40 objectivos   mática ao treino,
           por cada um dos niveis de. proficiência e estão elaborados por   Perguntar-me-ã  naturalmente se as coisas se  têm desen-
           forma a pernullr diagnosticar com mUita precisão as carências   volvido conforme previsto. Direi que não por motivos de diver-
           básicas. nos dois dominios considerados.           saordem.
              Isto permitirá ao próprio pessoal a correcção das suas defi-  No entanto, os atrasos de calendário sofridos não se reflec-
           ciências através da frequência dos módulos de formação que   tiram ainda com profundidade. f)as intenções iniciais.
           serão  postos  à sua  disposição  ou  recorrendo aos cursos do   Assim, e quanto às ITB's,  direi que o processo de análise
           Centro de Instrução por Correspondência.           de trabalho demorou mais do que estava planeado em virtude
              Estes passarão a constituir o principal meio para uma pre-  de terem surgido algumas dificuldades na instalação dos pro-
           paração mais completa e integral. já que se pensa que haverá   gramas  informáticos  que permitirão  tratar os  cerca de  1800
           que  cessar,  por  razões de ordem  vária,  o ensino  presencial   questionários que cobriram 9 classes do SMO definidas para
           que, de alguns anos a esta parte, vem sendo ministrado nas es-  a primeira fase, Daqui decorre que prevemos os primeiros cur-
           colas por professores civis em regime de contrato.   sos  segundo o  novo modelo para o  início do  ano  escolar de
              Aliás, aqueles cursos já hOJe  registam uma elevada procu-  1985J86.
           ra,  com  particular  incidência  nas  disciplinas de  Matemática,   Por este motivo, e por dificuldades no preenchimento dos
           Português e História que são, sobretudo, frequentadas por pes-  efectivos da nova Escola de TecnOlogia de Instrução e Treino.
           soal que se pretende preparar para o ingresso nos cursos de   prevê-se que o processo não se possa alargar aos OP's antes
           promoção  onde,  regra  geral,  o  seu  aproveitamento  reflecte   dos finais de 1986.
           bem os beneficios daquela preparação prévia.          Quero aqui destacar, porque me parece importante, o papel
              Respondendo agora mais concretamente à pergunta e sal-  que aquela escola poderá vir a ter não só no contexto da Mari-
           vo  o caso do Ingresso nos Quadros  Permanentes, em  que a   nha como também no dos outros ramos das Forças Armadas.
           não satisfação do teste deverá ser decisiva, nos restantes ca-  Quando em Portugal só agora se começam a dar os primei-
           sos esta apenas poderá representar retardo na progressão na   ros passos no desenvolvimento curricular de cursos dodomlnio
           carreira cuja dimensão cabe ao próprio pessoal decidir, já que   das Ciências da Educação. desnecessário será encarecer o si-
           lhe são facultados, como disse, todos os meios para se prepa-  gnificado e importância de uma escola deste tipo como, aliás,
           rar individualmente.                               existem há muito tempo em todos os ramos das FA dos países
              P -  Voltando a Abordagem Sistemática, quando é que se   aliados, e que colocarã a Marinha na condição de pioneira, na
           sentirão na Marinha os reflexos dessa nova forma de encarar  melhor linha das suas tradições. numa área considerada hoje
           oensmo?                                            fundamental para que os sistemas de formação possam ser efi-
              A -  Ora bem. Como já referi, o almirante CEMA aprovou   cazes.
           em  1981  as Bases Gerais daquela metodOlogia de formação,   Para terminar e completando a resposta à pergunta do ini-
           e mais tarde, em Abril de 1983, o relatório do Grupo de Trabalho   cio. julgo ser agora mais fácil de compreender e aceitar as ra-
           criado para planear o seu desenvolvimento. Prendendo-se di-  zões de demorar tanto tempo a instalar um sistema global de
           rectamente com a sua pergunta destacam-se das conclusões   treino como aquele que referi nos seus traços gerais e até que
           aprovadas as seguintes:                            ponto são profundas as suas implicações. Sabendo-se que a
                                                              eliciente e  bem  dotada Royat  Navy donde, aliás,  recebemos
              A implantação dos sistemas será fMa por fases  e com a
           seguinte sequência:                                toda a experiência relativa ao assunto, levou cerca de dez anos
                                                              a proceder à reestruturação do seu sistema de ensino em ter-
                 a)  lançamento experimental em cursos ITS pré-setec-  mos de Abordagem Sistemática, os três anos Já decorridos so-
                    cionados,  estendendo-se  posteriormente  aos  res-  bre a decisão do almirante CEMA não representam mais que
                    tantes cursoseà 1MB;                      um  pequeno  passo  em  direcção  à  meta  que  pretendemos
                 b)  Cursos  novos  de actualização e  aperfeiçoamento   atingir.
                    desenhados segundo a nova metodologia e recon-
                    versão gradual dos existentes, devendo estar termi-
                    nada esta fase em 31 deJulho de 1985;
                 c)  lançamento gradual nos cursos de carreira a partir     José Miguel Gomes de Sousa Ceregeiro,
                   de Outubro de 1985.                                                                  cap.-m.-g



           Livro das Armadas


           I{ ·'''l1t1lua<;,·". d"  10:\11. '1I."Iu.,hL.'d<,. d,. c.ltl,\'\' ,101\'ri"r (n:' I{,; Julh., de   1101 \(' dll KI/I'('f1/m/(tI rlll ;I/(Iiu pelo Marechal 01/1/1  FI'fIIllII-
           S~ I, o:  rd,'ro:nh; 'lO' jaC"lIluk d"  o:.tIllr"c;'p;t)   do COII';I/ho;
                                                                 Fml/cíll'(1 d" TtÍl'(lra:
              Eslll.\ wlo (/\  1II1f1.\ qlle Tristiio da CI/llha descob,.iu (({/"(/-  ,\llul/ue! T('/n /l/lrre/f/:
           I't'\\mulo de SI/II/(I Cmz,  te,.ra  do  /1l'/lIil.  f>u/,{/  (} Culm ,Ia   " T/lfofe(/ ~ ,  Afrlll \(}  ' .opel tllI CI/II/I:
           /1oa  E\peml/ça,  E  (/\  cillco  1/((1/\  abaixo  wio  11.\' qlle ial/1   AII/úlI/lI do ('amlm,
           pUf'{/  fica,. dl' lII"111atlal1(l COW(/ d(l A rúbifl:
              Afo/l,m  I/(' AII}//'IlIl'/"{/lle: /10 lIIlO de 509,  foi ml'lido lh·   ••••••••••••••••••••••••••••••

                                                                                                             19
   268   269   270   271   272   273   274   275   276   277   278