Page 273 - Revista da Armada
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também prontos e serão experimentados numa larga amostra' Os processos de análise de trabalho conducentes aos cur-
gem de 1." -marinheiros na zona de promoção a cabo e de sos tTB's e de actualização e aperfeiçoamento serão condUZI-
cabos em condições de admissão ao CFS. dos pela estrutura da Instrução, sob coordenação da DSIT, e
Posteriormente e, após a necessária adaptação legislativa. os respeitantes aos cursos de carreira serão desenVOlvidOS no
quando a satislação aos níveis TAB estabelecidos passar a âmbito da Superintend~ncia dos Serviços do Pes<;oaL
constituir condição de progressão na carreira. haverá datas fi- Os planos dos cursos serão substituídos por um conjunto
xas para execução dos testes aos quais se poderão submeter, de 6 documentos deSignado por DOCUMENTAÇÃO DE CUR-
não sô o pessoal nomeado para o efeito mas também aquele SO, com um processo de aprovação próprio.
que o requeira para sallsfação de condições especiais de pro- Será Criada uma nova escola designada por Escola de Tec-
moção. nologia de Instrução e Treino que terá como principal objectiVO
p- E quem não satisfazer aos testes? Está arrumado defi- preparar todo o pessoal de que a Marinha necessita para man-
nitivamenteou podera dispórde novas tentativas? ter em funcionamento eficiente e, tecnicamente correcto, os
R - Os testes desenvolvem-se, como já se disse. em três seus estabelecimentos de ensino. mediante uma adequada
níveis e fundamentalmente numa sequência de aptidões pre- aplicação dos princípios e da metodologia da abordagem siste-
viamente estabelecida e validada. Incluem 30 a 40 objectivos mática ao treino,
por cada um dos niveis de. proficiência e estão elaborados por Perguntar-me-ã naturalmente se as coisas se têm desen-
forma a pernullr diagnosticar com mUita precisão as carências volvido conforme previsto. Direi que não por motivos de diver-
básicas. nos dois dominios considerados. saordem.
Isto permitirá ao próprio pessoal a correcção das suas defi- No entanto, os atrasos de calendário sofridos não se reflec-
ciências através da frequência dos módulos de formação que tiram ainda com profundidade. f)as intenções iniciais.
serão postos à sua disposição ou recorrendo aos cursos do Assim, e quanto às ITB's, direi que o processo de análise
Centro de Instrução por Correspondência. de trabalho demorou mais do que estava planeado em virtude
Estes passarão a constituir o principal meio para uma pre- de terem surgido algumas dificuldades na instalação dos pro-
paração mais completa e integral. já que se pensa que haverá gramas informáticos que permitirão tratar os cerca de 1800
que cessar, por razões de ordem vária, o ensino presencial questionários que cobriram 9 classes do SMO definidas para
que, de alguns anos a esta parte, vem sendo ministrado nas es- a primeira fase, Daqui decorre que prevemos os primeiros cur-
colas por professores civis em regime de contrato. sos segundo o novo modelo para o início do ano escolar de
Aliás, aqueles cursos já hOJe registam uma elevada procu- 1985J86.
ra, com particular incidência nas disciplinas de Matemática, Por este motivo, e por dificuldades no preenchimento dos
Português e História que são, sobretudo, frequentadas por pes- efectivos da nova Escola de TecnOlogia de Instrução e Treino.
soal que se pretende preparar para o ingresso nos cursos de prevê-se que o processo não se possa alargar aos OP's antes
promoção onde, regra geral, o seu aproveitamento reflecte dos finais de 1986.
bem os beneficios daquela preparação prévia. Quero aqui destacar, porque me parece importante, o papel
Respondendo agora mais concretamente à pergunta e sal- que aquela escola poderá vir a ter não só no contexto da Mari-
vo o caso do Ingresso nos Quadros Permanentes, em que a nha como também no dos outros ramos das Forças Armadas.
não satisfação do teste deverá ser decisiva, nos restantes ca- Quando em Portugal só agora se começam a dar os primei-
sos esta apenas poderá representar retardo na progressão na ros passos no desenvolvimento curricular de cursos dodomlnio
carreira cuja dimensão cabe ao próprio pessoal decidir, já que das Ciências da Educação. desnecessário será encarecer o si-
lhe são facultados, como disse, todos os meios para se prepa- gnificado e importância de uma escola deste tipo como, aliás,
rar individualmente. existem há muito tempo em todos os ramos das FA dos países
P - Voltando a Abordagem Sistemática, quando é que se aliados, e que colocarã a Marinha na condição de pioneira, na
sentirão na Marinha os reflexos dessa nova forma de encarar melhor linha das suas tradições. numa área considerada hoje
oensmo? fundamental para que os sistemas de formação possam ser efi-
A - Ora bem. Como já referi, o almirante CEMA aprovou cazes.
em 1981 as Bases Gerais daquela metodOlogia de formação, Para terminar e completando a resposta à pergunta do ini-
e mais tarde, em Abril de 1983, o relatório do Grupo de Trabalho cio. julgo ser agora mais fácil de compreender e aceitar as ra-
criado para planear o seu desenvolvimento. Prendendo-se di- zões de demorar tanto tempo a instalar um sistema global de
rectamente com a sua pergunta destacam-se das conclusões treino como aquele que referi nos seus traços gerais e até que
aprovadas as seguintes: ponto são profundas as suas implicações. Sabendo-se que a
eliciente e bem dotada Royat Navy donde, aliás, recebemos
A implantação dos sistemas será fMa por fases e com a
seguinte sequência: toda a experiência relativa ao assunto, levou cerca de dez anos
a proceder à reestruturação do seu sistema de ensino em ter-
a) lançamento experimental em cursos ITS pré-setec- mos de Abordagem Sistemática, os três anos Já decorridos so-
cionados, estendendo-se posteriormente aos res- bre a decisão do almirante CEMA não representam mais que
tantes cursoseà 1MB; um pequeno passo em direcção à meta que pretendemos
b) Cursos novos de actualização e aperfeiçoamento atingir.
desenhados segundo a nova metodologia e recon-
versão gradual dos existentes, devendo estar termi-
nada esta fase em 31 deJulho de 1985;
c) lançamento gradual nos cursos de carreira a partir José Miguel Gomes de Sousa Ceregeiro,
de Outubro de 1985. cap.-m.-g
Livro das Armadas
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