Page 55 - Revista da Armada
P. 55
carreira que viria a ser comemorada,
em 1969, em retrospectiva na Fun-
dação Calouste Gulbenkian, onde se
encontra uma panorâmica sua da
cidade de Lisboa.
Descendente duma famltia do
Alto Minho, António Pedro nasceu na
Cidade da Praia, em Cabo Verde, no
ano de 1909, vindo a falecer em
Moledo do Minho, em 1966. Uma
vida intelectual e artística marcou a
sua existência, podendo considerar-
-se uma das figuras portuguesas
também no campo das artes, os Nascido em Lisboa, em 1899, mais criativas entre os anos 30 e GO.
portugueses tiveram papel relevante. Carlos Botelho teve uma vida longa A António Pedro, a Dacosta e a
Mário Eloy, nascido em Lisboa e intensa, vindo a falecer em 1982. Pamela Boder é atribuída a respon-
em 1900, veio a falecer em 1951. Durante os anos 20, Botelho dedi- sabilidade pela rotura processada
Retratos e auto-retratos, obras hoje cou-se à ilustração, ao desenho dentro do modernismo português
espalhadas pelos principais museus humorlstico, à cerâmica e às artes quando, em 1940, na Casa Repe,
portugueses de arte, foram a sua gráficas, tendo participado, de 1927 realizaram uma exposição em que
principal opção, mas, enquanto os a 1950, no "Sempre Fixe_, com era apresentada uma nova pintura,
retratos se revestem duma força comentários da actualidade. o surrealismo.
expressiva que os críticos referem Pintou muito a cidade que lhe Grande parte da pintura deste
como única no modernismo em Por- serviu de berço, intervindo nessa artista desapareceu quando, em
tugal, nos auto-retratos adivinha-se tarefa em dois perlodos muito distin- 1944, houve um incêndio no seu
a perturbação mental de que sofria tos. Começou no final dos anos 30, estúdio.
e que viria a agravar-se a partir de utilizando formas geométricas, para Em 1950 Pedro retirou-se para
1940. acabar mais tarde, numa repetição Moledo, onde se dedicou principal-
Durante a sua carreira apenas de motivos, já com certo acade- mente à cerâmica e ao teatro. A obra
recebeu o Prémio Souza-Cardoso mismo, sendo os trabalhos do pintor deste artista multifacetada ficou bem
como recompensa oficial, quando da enquadrados no gosto modernizante definida numa grande retrospectiva,
I Exposição de Arte Moderna, orga- dos anos 40. em 1979, com lugar em Lisboa, no
nizada em 1935 pelo SNP-SNI. Em A diversificação da obra de Porto e em Coimbra, e ainda numa
1958 era, numa retrospectiva, come- Botelho, muito premiada e também outra exposição, a do seu espólio, na
morada a recompensa, ficando defi- muito vendida, encontra-se em Biblioteca Nacional, em 1982.
nitivamente reconhecido o valor do colecções particulares e museus,
artista que a morte levou cedo, mas portugueses e estrangeiros. Partici-
não sem deixar bem marcada a pas- pou em muitas exposições, indivi- Marques Curado,
o
sagem pelo mundo das Artes. duais e colectivas, constituindo uma l. ·fen. SG
Por um pouco ...
Os "falsos)) de hoje são, assim, mais difíceis de
Q uem não tem ouvido falar de «falsos)O Apesar passar. No entanto, ainda está na memória de muitas
deste negócio, já vir de longa data, a sua
prática tem tido tun grande sucesso, devido ao o sucesso que teve o hábil Van Meegeren, que fabricou
elevado custo que atingem, actualmente, as obras de inúmeras telas que foram atribuídas ao famoso pintor
arte e as antiguidades. holandês Venneer. Este falsário, seguia uma regra de
Esta situação tem feito com que algumas firmas ouro, que consiste em não assinar os seus trabalhos,
de leilões sejam hoje muito prósperas pois, através pois assim oferecia aos críticos e especialistas em arte
delas, se vendem as peças mais importantes que são a possibilidade de descobrirem o verdadeiro autor,
adquiridas por museus, fundações ou ricos coleccio· como aliás aconteceu .. Por outro lado, assim proce-
nadares. É o que acontece com a Sotheby's, a Chris- dendo, o falsário ganhava. imediatamente. fervorosos
tie's e a Drouot, só para referir as mais conceituadas defensores da autenticidade da obra, pois os especia-
que se responsabilizam pela autenticidade de obras listas, uma vez comprometidos, por nada deste
de arte que vendem, não o fazendo sem que os seus mundo, gostavam de dar a mão à palmatória.
especialistas procedam a tuna cuidadosa investigação, Tudo correu bem para Van Meegeren, que só
para dar ao potencial comprador, a garantia de auten- começou a perder quando, terminada a II Guerra
ticidade. Mundial, teve de justificar que a sua fortuna não tinha
17