Page 101 - Revista da Armada
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NOTíCIAS DO NRP
.ROBERTO IVENS.
o Serviço de Busca e Salvamento. desig.
nado internacionalmente por «Sean:h and
Rescuea (SAR), ~ um serviço público descrn·
penhado por unKlades detalhadas para salvar
pessoas em perigo. por acKlente com embar·
cações ou aeronaves 00 mar.
Para esse efeito Ponugal tem sob II sua
responsabilidade duas áreas referenciadas a
Lisboa e II Santa Maria, controladas em per-
~ncia pelos respect.ivôs CentrOS Marfti-
mos de Busca e Salvamento (MRCC) de
Lisboa e Ponta Delgada, que funcionam DOS
Comando Naval do Continente e dos Açores.
Ao primeiro, que abrange II região da Ma-
deira, estão associadas as Estações Radiona-
vais Almirante Ramos Pereira (Apúlia).
Cascais, Comandante Nunes Ribeiro (Mon-
santo), Sagres e Porto Santo. O segundo dis-
põe da EslaçAo Radionaval da Horta.
Em cada uma das áreas referidas. está
atriburda ao serviço SAR uma unidade oceA-
nica, pronta II acorrer II qualquer chamamen-
to. estando uma outra de reserva que, por sua
vez, se aprontará em cuno espaço de tempo,
caso II primeira seja destacada para alguma
acção. Para este efeito os Comandos Navais
nomeiam OS navios que, em cada semana, e,s.
tarão de serviço ou reserva SAR, iniciando
nonnalmente a sua actividade ii sexta·feira.
Foi para cumprir o serviço SAR, para que
havia sido designado, que no dia IS de I)e....
zembrode 1989, sexta·fein, o NRP.coman-
dante Robeno Ivens_ se fez ao mar, tendo
logo na noite desse dia, cerca das 18.30 ho-
ras, sido chamado a presw assiSlencia ao peso
queiro _Francisco Morais-, que a 1.000
janias a sueste do cabo Espichei se enoootJ"ava
com avaria no motor e, emborltivesse lar·
gado o fe"o, estava abatendo para tem.
O mar de sudoeste e o vento soprando
muito fone, limitavam as possibilidades de
apoio. A situação foi , no entanto, controlada
com a intervençio de duas embarcações que
oportunamente chegaram ao loca1, tendo o
pesqueiro entrado safo às 21.15 horas no Força Aérea Portuguesa, acabaram Por aban- Os Irls ~.frogOl com o r:omandanlt dq fIO\10,
pono de Sesimbra. donar a acção, fundamentalmeme porque o cop.-fro.g. SanUU!O dt Mf!ndonço poJQIIIfXJffl o~
Ainda durante essa madrugada e na ma· estado do mar. na altura, inviabilizava qual_ IOgmfio (COÚlbofflÇtJo do coffltllldo da .Robtrfo
nhã de sábado foi a .Roberto Ivens. chama· quer auxOio. IVf!n.I .. J.
da para duas outras acções, nio tendo sido Com o passar do tempo o mar foi melho-
no entanto necessária qualquer intervenção. rando ligeinunente e a esperança voltou aos
No dia 18 de Dezembro, não obstante as tripulantes do Qcreia do Mar:o que, no final
condições meteorológicas terem aparente· da noite, começaram a acreditar que pode-
mente melhorado na costa oeste, foi eseuta· riam alcançar porto seguro, tendo a embar-
do o pedido de auxílio da embarcação de cação enlrado em Cádis, sem novidade, na
pesca Iuso-marroquina ..sereia do Maro, que madrugada do dia 19 de Dezembro.
se enconlnlva a navegar com muita dificul· Ames, po~m, já a -Roberto Ivens- ha-
dade a sul de Faro, com mar alteroso e ven- via recebido instruções do Comando NavaJ
lOS ciclónicos. do Continente para se dirigir para a posição
Recebidas instruções do Comando Naval onde havia sido referenciado um navio que,
do Continente, a .. Roberto Ivens. rumou pa- segundo o comunicado, se encontrava com
ra a costa algarvia, tendo sido constatado, ao fogo a bordo. Chegado ao local, nada foi de
dobrar o cabo de S. Vicente, que o relato da imediato avistado. tendo o navio iniciado um
embarcaçio nada tinha de exagerado. Esta plano de busca da área até ao alvorecer, sem
continuava a navegar correndo com o tem· resultado.
po, tentando chegar a um pono qualquer, se· Foi então que, às dez horas da manhã de
gundo informaram. terça-feira, se avistou uma balsa salva-vidas
A o:Roberto Ivens:- conseguia agora maio- à deriva, numa posição 63 milhas a sudoeste
res velocidades, porque tamb6m ela passou de Portimão. Com a aproximação verificou-
a navegar. correndo com o tempo, com o mar ·se existirem a bordo três náufragos, que pos-
na a1heta de estibordo. teriormente se constatou pertencerem ao iate
Entretanto, alguns navios na zona, que .. Pelican~ que havia largado do Funchal com
inicialmente se propuseram prestar apoio, destino a Vila Moura. A embarcação, de 10
bem como um avião e um helicóptero da metros de comprimento, não resistiu ao tem-
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