Page 130 - Revista da Armada
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Cerca de um ano depois, entre tndia, desempenhando variadfssi- A guarnição desembarcou de-
17 de Junho e 12 de Setembro, es- mos serviços de interesse nacional. baixo de fogo, ml'E. em boa ordem,
coltou o paquete «Colonial», tam- Em 18 de Março de 1960, come- e foi juntar-se às forças de terra que
bém em viagem presidencial, desta morando o V centenário da morte lutavam na proporção de 1 para 15,
vez a Cabo Verde, S. Tomé, Moçam- do Infante D.Henrique, largou de sem quaisquer hipóteses de pOder
bique e Angola e, a convite do rei Lisboa para wna viagem de circum· resistir. Dwante o combate foi mor-
Jorge VI de Inglaterra, à Africa do -navegação, chegando à nossa to- ta uma praça, sabendo-se mais tar-
Sul. dia em 13 de Outubro de 1961, data de, por via oficial, ter havido 5
No dia 29 de Novembro de que veio a ser aziaga como veremos mortos e 13 feridos nos navios in-
1942, cerca de 125 milhas a NE de adiantei dianos.
Durban, salvou 183 náufragos do E antes de terminar o resumo E, nessa mesma índia, onde em
navio inglês «Nova Scotian, torpe- da vida deste navio, devo dizer que 16 de Dezembro de 1515 morria
deado por um submarino alemão. nas entrelinhas ficaram por mencio- Afonso de Albuquerque, patrono
Os restantes tripulantes, cerca de nar 9 viagens de instrução de do navio, o maior da história de Por-
1000, morreram afogados ou devo- guardas-marinhas e cadetes da Es· tugal no Extremo Oriente - mari-
rados pelos tubarões que infesta- cola Naval. dezenas de missões no nheiro por vocação, cabo de guerra,
vam aqueles mares. ex-Ultramar português, centenas politico, administrador, estadista e
Em 12 de Julho de 1946. supor- de exercfcios de todos os géneros diplomata - morria também, glo-
tou um tufão dentro do porto de e outros importantes serviços. riosamente, o navio que ostentava
Hong-Kong, sem ter sofrido danos o seu nome.
pessoais ou materiais, e no dia 7 de Salvas as devidas proporções,
Setembro saiu de Macau sob a A morte do herói. glória ao homem e glória ao navio
ameaça de um outro, procurando também ...
abrigo junto à ilhota de Peaked Hill. Corriam insistentemente boa-
No dia 11, estando prevista a pas- tos de que a União Indiana prepa- NA - Num gesto que eu presumo
sagem de um terceiro, foi abrigar- rava a invasão dos nossos
simbólico, dado o mau estado do
-se em Unnston Road. territórios pelo que a tensão era navio, a Armada Indiana recupe-
De 9 a 28 de Agosto de 1948, es- grande entre as forças de terra e rou-o, mas, segund,o o KFighting
teve em Luanda para prestar apoio dos navios de guerra ali estaciona- Ships)) não houve confirmação ofi-
ao Governo dwante as Comemora· dos - o «Afonso de Albuquerquen cial de ter entrado na efectividade
ções do Tricentenário da Restaura- e as duas lanchas patrulhas uVega» do serviço.
ção de Angola. e ttAntaresn, - havendo frequentes
De 10 de Abril de 1949 até mea- incidentes de fronteira. Até que ...
dos de 1951, sofreu grandes repa· Na manhã de 18 de Dezembro, No «Bartolomeu»:
rações e remodelações, ficando estando o «Afonso de Albuquer- Nos dias seguintes à sua chega·
praticamente como naval que» fundeado em Monnugão, foi da a Lisboa, 10 de Maio de 1935, de-
Em 29 de Novembro largou pa. infonnado pelo Comando Naval de sembarcou muito material que
ra o Extremo Oriente, levando uma Goa de que a esperada invasão ti- trazia para vários serviços e navios
guarnição para render a do aviso nha começado. da Armada.
uGonçalo Velho», regressando a que Aviões da União sobrevoaram o No dia 26, embarcaram em Cas-
lá estava também no navio. Levou navio, acima do alcance da sua ar- cais o Chefe de Estado, general
ainda um curso de guardas- tilharia anti-aérea, swgindo no ho- Óscar Carmona e o ministro da Ma·
-marinhas, em viagem de instrução. rizonte 3 fragatas, a transmitir pelo rinha, capitão-tenente Mesquita
No regresso, e já em Abril de 1952, morse o sinal para rendição. Guimarães e respectivas comitivas
representou a Annada Portuguesa Não lhes tendo sido dada qual- para uma curta saída no mar, re-
nas festas do tricentenário da che- quer resposta, logo abriram fogo. O gressando a Cascais, onde os visi-
gada à cidade do Cabo de Jan Rie- «Afonso de Albuquerque» imediata- tantes desembarcaram. •
beeck, chefe da expedição de três mente picou a amarra navegando â Em 10 de Setembro, o capitão-
navios holandeses que, em 1652, le- máxima velocidade e, abrindo tam- -de-mar-e-guerra Manuel Mendes
varam os primeiros ewopeus que bém fogo sobre as fragatas Norton, assaltou o navio durante a
ali se fixaram. Teve uma calorosa inimigas. noite, de conivência com algumas
recepção. O combate durou apenas 48 mi- praças, assumindo abusivamente o
Em 4 de Novembro de 1952, lar- nutos (e nem tanto seria de espe- comando, depois de ter mandado
gou de Lisboa, novamente para o rar ... ).Muito danificado, o nosso deter no camarote o oficial de ser-
Extremo Oriente, a fim de represen- valente navio encalhou proposita- viço, segundo-tenente Virgílio Ri-
tar a nossa Armada na celebração damente na praia, continuando a beiro. Tratou-se de uma intentona,
do quarto centenário da morte do fazer fogo até esgotar as munições. em ligação com fOlças de terra,
grande Apóstolo S. Francisco Xa- O comandante, capitão-de-mar-e- para derrubar o Governo. O sinal
vier. Regressou ao Tejo em 7 de -guerra António da Cunha Aragão, para actuação seria um tiro de arti-
Março de 1953. gravemente ferido por um estilha- lharia a disparar em terra, que não
De 20 de Dezembro de 1954 a ço de granada, entregou o coman- chegou a ser dado porque foram
30 de Abril de 1957, manteve-se em do ao imediato, recomendando: presos os oficiais que comandariam
missão de soberania no Estado da Nilo se rendam ... a revolta.
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