Page 346 - Revista da Armada
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da Europa, tradição que se manteve até aos nossos dias com
          o  chamado pinho  de  Riga.  O  eucalipto,  muito utilizado  ac-
          tualmente nas vergas e mastros, SÓ  apareceu em Portugal  no
          século passado, vindo da Austrália. sendo uma madeira com
          boas características de duração. resistência e elasticidade pa-
          ra  responder  a  esforços de  flexão.
             A caravela, com 18 tripulantes, na sua maioria jovens es-
          tudantes dos dois sexos. entre os quais um filho de um oficial
          da Armada. depois de ter estado em Cowes e em Dover. che-
          gou a  Bruges  no dia 28 de Junho como estava programado.
          tendo a  Marinha  belga  nomeado  um oficial  de  ligação.
             Em Zeebruge meteu  piloto e  subiu o  canal,  de cerca de
          12  kms.  que liga este porto de mar com o porto  interior de
          Bruges.
             Ficou atracada em Komvest,  num canal do parque Barão
          Ruzette. na parte norte da cidade, um local muito bonito. No
          canal viam-se patos e cisnes e na relva. principalmente de ma-
          nhã.  viam-se  muitos coelhos.
             A Comissão Organizadora do Zeebruge - Bruges 90, que
          convidara a caravela para uma estadia em Bruges superior a
          um  mês. para constituir um dos alractivos principais,  forne-
          ceu água doce. telefone e electricidade; montou sanitários junto
          da  caravela e  obteve de um colégio.  a  uma centena de me-
          tros, aUlorização para os tripulantes utilizarem os balneários
          de água quente. A mesma Comissão destacou um jovem para
          estar na caravela durante as horas de visitas para dar explica-
          ções em  namengo sobre esta viagem da .. Bartolomeu  Dias_.
          e também sobre o papel que estes navios tiveram nos Desco-
          brimentos e nas relações históricas entre Portugal e a Aandres.
             A -Boa Esperança_  foi  muito visitada,  fotografada e  alé
          pintada, por belgas e turistas de várias nacionalidades. O nú-
          mero de visitantes portugueses foi  inferior ao previsto por a
          estadia coíncidir com o período de férias  em que os 25.000
          emigrantes que ali  temos  vêm  a  Portugal.
             Aproveitando a estadia da caravela na Bélgica e, cm grande
          parte,  devido ao antigo oficial da  Armada aviador.  ten.  A.
          Ricciardi, o Grupo Espírito Santo. um dos patrocinadores do   APÔS o CtlJ(JJIIPnto tm urro. um casaJ IMlga ~iu para tirar fowgrafia a bonJo
          projecto. ofereceu uma recepção a 200 convidados ligados à   da  caral'tda(foro dI' A.  Carnosa),
          finança, comércio e política. tendo para o efeito montado uma   marinheiros da marinha  Belga. acompanhados dos seus  ins-
          grande tenda junto dela.  Entre os convidados estava,  farda-  trutores.
          do. o Chefe do Estado-Maior da Annada Belga.  que só tem   O  signatário esteve no  mês de Julho encarregado do co-
          um almirante, possuíndo 4 fragataS e vários caça-minas e dra-  mando da caravela e foi com muito prazer que recebeu a visi-
          gaminas.                                            ta a  bordo do cap.ten.  1.  Carreira, que é  um apaixonado da
             Não deixa de ser curioso referir que a Bélgica está a criar   vela e se deslocou a Bruxelas, em serviço. e do oficial da Ar·
          tradições na marinha de recreio e que estão em construção em   mada  na  Reserva Luis Amaro de Oliveira. actualmente con-
          Gand,  no  interior,  dois grandes c1ipers que ultrapassam  100   selheiro para a imprensa da Embaixada de Portugal na Bélgica.
          metros de comprimento, com mastros de 55 metros de altura.   assim como a do comandante da marinha Belga Vande Pitte.
             Lembra-se que os c1ipers eram os galgos do mar no sécu-  que o  signatário não via  desde  1954.  Nesse ano, ambos co-
          lo passado.  Foram célebres as corridas do chá entre a China   mandávamos dragaminas costeiros. cedidos pelos EUA, e du-
          e a Inglaterra. O recorde da viagem de Nova Iorque a S. Fran-  rante 4  meses  participámos juntos nas  provas de entrega e
          cisco ainda  pertence a  um  cliper.               treinos e juntos atravessámos o Atlântico, com escala nas Ber-
             Curiosa também foi  a  visita de um casaJ  Iuso-belga. Ele   mudas e  nos  Açores.
          é português e trabalha numa fábrica de máquinas agrícolas da   Os festejos _Zeebruge - Bruges 90_,  foram este ano prin-
          Ford há vários anos. A língua que faJam  entre si é  ... o espe-  cipaJmente dedicados ao nosso país, devido às relações histó-
          ranto,  que ele tinha  aprendido em Portugal!       ricas  e  comerciais  entre  Portugal  e  a  Flandres.  A  Feitoria
             Outra visita curiosa foi  a de um casal de belgas acabados   Portuguesa criada em Bruges no tempo do Infante D.  Henri-
          de casar e  vestidos a  rigor,  acompanhados de um  fotógrafo   que leve um papel importante, assim como a acção da Infanta
          profissional que lhes tirou dezenas de fotos em vários locais   Isabel,  sua innã. que casou com Filipe, o  Bom, considerado
          da caravela. Como lembrança foi-lhes oferecido uma garrafa   o  verdadeiro  fundador  na  nação  belga.
          de vinho do Porto .. Ramos Pinto_, um dos patrocinadores da   Concentraram-se em Zeebruge dezenas de veleiros, de vá-
          caravela.                                          rias nações, que participaram na regata Cutty Sark. organiza-
             Registam-se também as visiw dos cadetes e dos  alunos   do  pela Sail  Training  ASSOIiation,  inglesa.  A  .. Sagres.,  em

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