Page 14 - Revista da Armada
P. 14
Terminologia wal
• TEMPO DE DOIS RIZES - Tem· • TEND~NCIA PARA O L6 - Pro- • TESO DA MARÉ - A força da
po fortemente ventoso que obriga a pensão do navio ou embarcação corrente da maré.
rizar as gáveas nos segundos rizes. para guinar para o lado do vento.
• TESTA DA VELA - Cada um
• TEMPO DE JOANETES - Tem· • TENENTE - Designação gené-- dos lados duma vela redonda ou o
po em que a força do vento permite rica dos postos de 1. o e 2. o·tenente. lado de vante de uma vela latina qua·
a um navio de pano redondo largar drangular.
os joanetes. • TENTEAR - Navegar avante,
muito devagar e com cautela. como • TllHA - Pequeno compartimen·
• TEMPO DELGADO - Condições que apalpando. to à proa e popa das embarcações.
meteorológicas traduzidas em nu-
vens soltas e leve neblina. • TEQUE - Aparelho de força • TIMÃO - Leme.
constitufdo por dois moitões, um fixo
• TEMPO EMBRULHADO - Tem· e um móvel e um cabo que gurne • TIMONAR - Conduzir a embar·
po irregular, enevoado e de mau neles. cação manobrando o leme.
aspecto.
• TINA DE BALDEAÇÃO - Selha
• TEMPO ESGAZEADO DE AGUA· colocada no convés para receber e
CEIROS - Tempo claro, pontuado dela ser retirada por baldes a água
de aguaceiros. para a baldeação.
• TEMPO LEGAL - Tempo deter- • TING1DEIRA - Designação da
minado pelo meridiano de Green- amarra de um ferro fundeado pela
wich, a que corresponde o fuso zero popa, na direcção da quilha do na·
ou fundamental. vio, em conjunto com outro ou outros
• TERÇO DA VERGA - Parte me. fundeados pela proa, quando se pra-
• TEMPO MÉDIO DE GREENWICH diana da verga, a que corresponde tica uma amarração desta natureza.
- Tempo regulado pelo ângulo ho- a sua maior grossura.
rério do Sol médio em Greenwich. • TIRADA - Distância em milhas
• TER MÃO - Suspender o que se percorrida entre dois pontos da der·
• TEMPO SIDERAL - Tempo defi· está a fazer; parar; tomar cuidado; rota de um navio. Comprimento de
nido pelo movimento aparente de não deixar recorrer; aguentar. cabo alado de cada vez, sem emen·
uma estrela de Leste para Oeste. dar o aparelho.
• TER MUITA QUilHA - Exigir ao
• TEMPO SOLAR - Tempo calcu- navio ou embarcação. grande pro-- • TIRADOR - Parte do chicote do
lado com base no movimento do Sol fundidade de água; ter muito calado. cabo de um aparelho por onde se ala.
em retação ao meridiano do lugar.
• TER MUITO lAIS - Diz-se de • TIRAMOLAR - Brandear um
• TEMPO SUJO - Mau tempo, uma verga que tem grande compri- cabo para que corra sem estorvo,
com chuva e muito vento. mento. quer seja num aparelho náutico quer
fazendo recorrer as voltas passadas
• TEMPO TESO - Tempo de ven· • TERRAl - Vento que sopra da a um cabeço, cunho ou qualquer
to forte, mar de vaga cavada e chuva terra para omar, durante a noite. até outra peça.
abundante; tempo duro. alturas do nascimento do Sol; ter-
renho. • TIRAR A PROA DO MAR - Fixar
• TENÇA - Continuação do fundo, rumo diferente ao navio de modo a
da qual depende o ferro unhar e • TER UMA BANDA - Apresentar que este deixe de estar aproado à
aguentar bem; tensa. o navio uma Inclinação permanente vaga.
para um dos bordos devida a defeito
• TEND~NCIA DO NAVIO - Peno de construção ou má distribuição • TIRAR PALHA COM ALGUÉM-
dor do navio para se afastar do rumo, dos pesos a bordo. Conversar com alguém, tentando
orçando ou arribando, ou apresen· distraf·lo, aliviando-o das suas preo-
tando inclinaç~Q para um dos bor· • TESAR - Esticar, entesar; cupações. É um termo de calão
dos. atesar. naval.
12