Page 54 - Revista da Armada
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ADMA: Evolução e modernização
o Serviço de Assistência na Doença aos analis.1da e às novas necessida- essas transferências sejam fei-
des, e com o objectivo de pro- tas quinzenalmente, de forma a
Militares da Armada, mais conhecido por
porcionar melhor qualidade de reduzir ao mínimo o intervalo
ADMA, está a viver uma fase de acentuada serviço aos utentes, houve na- dos pagamentos das comparti-
transformação, num processo de turalmente que aplicar novos cipações.
meios informáticos à ADMA e Para que cada utente possa
modernização que acompanha as mudanças alterar a maneira de trabalhar verificar a situação de liqui-
em curso noutros sectores da Marinha e que com novos procedimentos. dação das suas comparticipa-
visa a prestação de serviços com maior A verificação e controlo da ções, está prevista a emissào
validade dos cartões passará a trimestral de um resumo das
qualidade e eficiência. ser verificada informaticamen- mesmas.
Para além do que foi refe-
rido e que se julga ser do inte-
ADMA está em movi-
resse dos leitores, na sua maio-
mento e em transfor-
\1I\1'/IR/lIlJ\ 1I111~, ria beneficiá rios actuais ou
A mação. O significativo
\ I( 10\ 1/ potenciais da ADMA, outra
crescimento da utilização dos alteração está em vista, dizen-
seus serviços. verificado nos \ ...... i ... 'ência na nnl'n~'a do respeito à organização da
últimos anos, associado a uma
\ o... \1 i I i I a r l' ... MARtNHA Marinha e que resulta da en-
enorme sobrecarga administra- trada em vigor da sua Lei
tiva, sem que, paralelamente, Orgânica.
tenha havido o reforço ou a A ADMA constitui actual-
necessária adaptação dos mente uma secção da 5· Re-
meios existentes, ditou essa partição da Direcçào do Ser-
inadiável transformação. viço do Pessoal. Porém, ainda
De facto, a racionalização de VAUOADE : SITUAÇAo : durante o ano de 1993, aquela
procedimentos poderá condu- repartição passará a designar-
zir a uma maior eficiência do se por Direcção do Apoio So-
sistema, com evidentes vanta- dai, mantendo igual funciona-
gens para os utentes e cam E.stt i o lIOtV arrtã:l de bowfit:.,., di! ADMA, lfIIt SRbstillmtl os ozrt4ts IJW Ilm tsIado mento e responsabilidades,
maior eficácia na utilização dos DIII1I'p. mas dependendo directamente
A $l1li tm~ por N iJtp "ilflicw til _ dtstribttiQlo _ bO:II.fi;& im jí jnm ilfndls.
recursos disponibilizados pela ~aJmtQIdPpdos~tmi1dMt$~. mdlfmdoosmptdir05"K1f" do VALM Superintendente dos
organização. pieis {IImilJl1't$., lfW ft stguinklOf rESt.m/.t$ bawfUbim. Serviços do Pessoa l da Ar-
A enorme procura dos servi- Os lIIltU cm&. 5Ifo mt.Wos por t:III"Irio _ btr.ejicidl im tllIII ~ in '" Gnrrdt mada.
ços da ADMA, como aliás de úsMI. 4tmrdo os (IIt TrSldtm ntSbI dntJ ~ fIO $til ImmIDmmID IIQS ~
doi ADMA, si/lI .. ". j;\c, Arstnrd. DllLisbOII. Estas alterações, numa área
Qutros subsistemas idênticos,
Ao distriblliçafcl do:f lIIIt'Qf am&. aos btntficiii"os probI8'lffl por alguJt$ 1IItStS. de serviços que tem um impor-
quer no meio militar (ADME e
tante significado p<1ra o pesso.:1l
ADMFA), quer no meio civil da Marinha, trazem consigo
(ADSE e SAMS, por exemplo),
implicações directas sobre os
é devida a factores bem conhe- factores que evidenciaram a te, o que obrigou à preparação
utentes e, naturalmente, sobre
cidos. Por um lado, os custos necessidade de modernização de um novo tipo de cartão de
quem tem a responsabilidade
com a saúde têm aumentado a de todo o sistema, por forma a beneficiário, a produzir por pela sua execução. Não faltarão
um ritmo superior ao das apoiar mais eficientemente os meios informáticos e com me- esforços nem vontades, para
remunerações dos utentes, o seus 50 <XX> beneficiários. nores custos, conforme deter- que os passos de modernização
que gera uma maior procura Tornava-se necessário, por minação do Ministério da De- referidos, e outros, sc}ilm bem
na recuperação desses custos, isso, repensar todo O sistema fesa Nacional, que começará a sucedidos. Os benefícios não
resultante de uma maior cons- numa óptica de optimização, ser distribuído nos primeiros tardarão a aparecer: os utentes
ciencialização social quanto à que garantisse maximização de meses de 1993.
serão melhor servidos, os ser-
vantagem de os utilizar, e, por benefícios para os utentes e Uma outra alteração signifi-
viços terão melhores condições
outro lado, tem aumentado, minimização de custos para a cativa para os beneficiários de atendimento e trabalho, a
naturalmente, o número de organização. A título de exem- será o meio de pagamento das gestão do sistema será mais
indivfduos com idades mais pio, tornava-se necessário um comparticipações, que deixará efectiva. Ganharemos todos. 1
avançadas, para os quais o mais eficaz controlo dos custos de ser feito ao balcão, quer na
recurso à assistência na doença envolvidos, quer os que estão sede em Lisboa (Rua do Arse-
é mais frequente. ligados a cada um dos utiliza- nal), quer nas grandes unida-
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Paralelamente ao aumento dores, quer os que se ligam a des (Grupos n I e n 2 de Es-
da procura de serviços, tam- cada entidade prestadora de colas da Armada, Base Naval
bém a modificação nas tabelas serviço (hospita is, clínicas, de Lisboa, Departamentos
de comparticipação, resultante laboratórios, farmácias, etc.), e, Marítimos, etd, para passar a
de uma actualização tão neces- para além disso, havia também ser fcito através de transferên-
sMia, pois que já se não fazia que controlar a validade dos cia bancária para a conta dos
hã cerca de seis anos, e a mo- ca rtões dos utilizadores da beneficiários. Considerando J. M. Oliveira Monteiro
dernização do sistema infor- ADMA, de forma mais expedi- que esta modalidade poderia CMG
mático de apoio à ADMA, que ta e racional. provocar atrasos significativos
já tinha cerca de 10 anos, foram Como resposta à evolução aos utilizadores, previu-se que
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