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ADMA: Evolução e modernização







      o Serviço de Assistência na Doença aos                 analis.1da e às novas necessida-  essas  transferências sejam  fei-
                                                             des, e com o objectivo de pro-  tas quinzenalmente, de forma a
       Militares da Armada, mais conhecido por
                                                             porcionar melhor qualidade de   reduzir ao  mínimo o intervalo
       ADMA, está a viver uma fase de acentuada              serviço aos utentes,  houve na-  dos pagamentos das comparti-
       transformação, num processo de                        turalmente que aplicar novos   cipações.
                                                             meios informáticos à ADMA  e   Para que cada utente possa
       modernização que acompanha as mudanças                alterar a maneira  de trabalhar   verificar a  situação de liqui-
       em curso noutros sectores da Marinha e que            com novos procedimentos.    dação das suas comparticipa-
       visa a prestação de serviços com maior                  A verificação e controlo da   ções,  está prevista a emissào
                                                             validade dos cartões  passará a   trimestral de um  resumo das
       qualidade e eficiência.                               ser verificada  informaticamen-  mesmas.
                                                                                           Para além do que  foi  refe-
                                                                                         rido e que se julga ser do inte-
             ADMA  está em  movi-
                                                                                         resse dos leitores, na sua maio-
             mento e em transfor-
                                            \1I\1'/IR/lIlJ\  1I111~,                     ria  beneficiá rios actuais ou
       A  mação. O significativo
                                                 \  I( 10\ 1/                            potenciais da  ADMA,  outra
       crescimento da utilização dos                                                     alteração está  em  vista, dizen-
       seus serviços.  verificado nos   \  ......  i ...  'ência  na  nnl'n~'a           do respeito à organização da
       últimos anos, associado a uma
                                             \  o...  \1 i I i I a  r l' ...   MARtNHA   Marinha e que resulta  da en-
       enorme sobrecarga administra-                                                     trada  em  vigor  da  sua  Lei
       tiva, sem que, paralelamente,                                                     Orgânica.
       tenha  havido o reforço ou a                                                        A ADMA  constitui actual-
       necessária  adaptação  dos                                                        mente uma  secção da 5·  Re-
       meios existentes, ditou essa                                                      partição da  Direcçào do Ser-
       inadiável transformação.                                                          viço do Pessoal.  Porém,  ainda
        De facto, a racionalização de   VAUOADE :           SITUAÇAo :                   durante o ano de 1993, aquela
       procedimentos poderá condu-                                                       repartição passará a designar-
       zir a  uma  maior eficiência do                                                   se por Direcção do Apoio So-
       sistema, com  evidentes vanta-                                                    dai,  mantendo igual  funciona-
       gens para  os utentes e cam   E.stt i o lIOtV arrtã:l de bowfit:.,., di! ADMA, lfIIt SRbstillmtl os ozrt4ts IJW Ilm tsIado   mento e  responsabilidades,
       maior eficácia na utilização dos   DIII1I'p.                                      mas dependendo directamente
                                   A $l1li tm~ por N  iJtp "ilflicw til _  dtstribttiQlo _  bO:II.fi;& im jí jnm ilfndls.
       recursos disponibilizados  pela   ~aJmtQIdPpdos~tmi1dMt$~. mdlfmdoosmptdir05"K1f"   do VALM Superintendente dos
       organização.                pieis {IImilJl1't$., lfW ft stguinklOf rESt.m/.t$ bawfUbim.   Serviços do  Pessoa l da  Ar-
        A enorme procura dos servi-  Os lIIltU cm&. 5Ifo mt.Wos por t:III"Irio _  btr.ejicidl im tllIII ~ in '" Gnrrdt   mada.
       ços da  ADMA, como aliás de   úsMI. 4tmrdo os (IIt TrSldtm ntSbI dntJ ~ fIO $til ImmIDmmID IIQS ~
                                   doi ADMA, si/lI .. ". j;\c, Arstnrd. DllLisbOII.        Estas  alterações,  numa  área
       Qutros subsistemas idênticos,
                                   Ao distriblliçafcl do:f lIIIt'Qf am&. aos btntficiii"os probI8'lffl por alguJt$ 1IItStS.   de serviços que tem um impor-
       quer no meio militar (ADME e
                                                                                         tante significado p<1ra o pesso.:1l
       ADMFA), quer no  meio civil                                                       da  Marinha,  trazem consigo
       (ADSE e SAMS, por exemplo),
                                                                                         implicações directas sobre os
       é devida a factores bem conhe-  factores que evidenciaram a   te, o que obrigou à preparação
                                                                                         utentes e,  naturalmente, sobre
       cidos.  Por um lado, os custos   necessidade de modernização   de um  novo tipo de cartão de
                                                                                         quem tem a  responsabilidade
       com a saúde têm aumentado a   de todo o sistema, por forma  a   beneficiário, a  produzir por   pela sua execução. Não faltarão
       um  ritmo  superior  ao  das   apoiar mais eficientemente os   meios informáticos e com  me-  esforços nem vontades, para
       remunerações dos utentes, o   seus 50 <XX> beneficiários.   nores custos, conforme deter-  que os passos de modernização
       que gera  uma  maior  procura   Tornava-se necessário,  por   minação do Ministério da De-  referidos, e outros, sc}ilm  bem
       na  recuperação desses custos,   isso, repensar todo O sistema   fesa  Nacional, que começará a   sucedidos. Os benefícios  não
       resultante de uma  maior cons-  numa óptica de optimização,   ser distribuído nos  primeiros   tardarão a aparecer: os utentes
       ciencialização social quanto à   que garantisse maximização de   meses de 1993.
                                                                                         serão melhor servidos, os ser-
       vantagem de os  utilizar, e,  por   benefícios  para os utentes e   Uma outra alteração signifi-
                                                                                         viços terão melhores condições
       outro lado,  tem  aumentado,   minimização de custos para a   cativa  para os beneficiários   de atendimento e trabalho, a
       naturalmente, o  número de   organização. A título de exem-  será o meio de pagamento das   gestão do sistema será  mais
       indivfduos com  idades mais   pio, tornava-se necessário um   comparticipações, que deixará   efectiva. Ganharemos todos.  1
       avançadas,  para  os quais o   mais eficaz controlo dos custos   de ser feito  ao balcão, quer na
       recurso à assistência na doença   envolvidos, quer os que estão   sede em  Lisboa  (Rua do Arse-
       é mais frequente.          ligados a cada  um dos utiliza-  nal), quer  nas grandes unida-
                                                                         ll
                                                                              ll
         Paralelamente ao aumento   dores, quer os que se ligam a   des (Grupos n I e n 2 de  Es-
       da procura de serviços,  tam-  cada entidade prestadora de   colas da Armada,  Base Naval
       bém a modificação nas tabelas   serviço (hospita is, clínicas,   de  Lisboa,  Departamentos
       de comparticipação, resultante   laboratórios, farmácias, etc.), e,   Marítimos, etd, para  passar a
       de uma  actualização tão neces-  para além disso, havia também   ser fcito através  de transferên-
       sMia,  pois que já  se não fazia   que controlar a validade dos   cia  bancária  para a conta  dos
       hã  cerca  de seis anos, e a mo-  ca rtões dos utilizadores da   beneficiários. Considerando   J. M. Oliveira Monteiro
       dernização  do sistema  infor-  ADMA, de forma  mais expedi-  que esta modalidade poderia               CMG
       mático de apoio à ADMA, que   ta e racional.           provocar atrasos significativos
       já tinha cerca de 10 anos, foram   Como resposta à evolução   aos utilizadores, previu-se que
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