Page 332 - Revista da Armada
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trução, o que permitiria a preparação das réplicas pretendidas.  Cruz” deveria ser restaurado, tendo sido definidos como
         Foi encarregada desse trabalho a empresa inglesa “Historical  critérios: manter e preservar os materiais primitivos na maior
         Flights”, associada a outra empresa, a IMC Aerospace, que se  extensão possível; utilizar novos materiais em tudo idênticos aos
         encarrega dos aspectos técnicos e industriais. E assim foram  primitivos; realizar os trabalhos de restauro no próprio Museu,
         desmontados o hélice e o motor, retiradas as asas do lado direito  para permitir a continuação das visitas.
         e a tela que cobria todo o lado direito da fuselagem.  Prevê-se que os trabalhos da restauro da estrutura do avião
           Entretanto, os apoios verbais das entidades oficiais não se  terminem durante o mês de Novembro de 1998, estando ainda
         concretizaram, ficando o Director do Museu da Marinha sem  por definir a data de aprontamento do motor.
         meios para concluir os trabalhos e a empresa inglesa com encar-  Resta dizer que o objectivo final do restauro é o de conservar
         gos e sem cobertura para eles.                       por tempo indefinido  o “Santa Cruz”, como peça de Museu.
           Entretanto, surgiu um “grupo de boa vontade” disposto a aju-  Não se trata, portanto, de o fazer voar de novo, embora se admi-
         dar o Museu na recuperação do “Santa Cruz”, tendo o Grupo de  ta que o motor possa, excepcionalmente, ser posto a trabalhar.
         Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) assumido a respon-  Para fazer face aos elevados encargos deste restauro são
         sabilidade de apoiar o Museu no restauro do avião.   necessárias mais contribuições financeiras.
           No dia 19 de Fevereiro foi assinado um Acordo entre o Museu  Serão, pois, bem acolhidos todos os donativos daqueles que
         e a IMC Aerospace, com o GAMMA como apoiante, destinado a  queiram associar-se ao trabalho meritório que está a ser levado a
         regular o restauro do “Santa Cruz” pela IMC, pelo custo total de  cabo pelo Museu de Marinha, na preservação de um hidroavião
         30 000 contos, no prazo de 1 ano.                    que significa a gesta gloriosa de tão ilustres marinheiros.
           Foram efectuados contactos com diversas entidades pelo
         GAMMA para obtenção de apoio financeiro ao restauro do
         avião.
                                                                                                        Cruz Júnior
           Os trabalhos de restauro iniciaram-se em 9 de Março findo,                                  VALM  Pil. Av.
         pelo pessoal contratado pela IMC, tendo-se constituído um
         grupo de apoio técnico aos trabalhos de restauro, que aconselha
         a Direcção do Museu quanto à orientação dos trabalhos.   NO CASO DE DESEJAR ENVIAR PELO CORREIO
           Verificou-se que o mau estado de conservação de algumas  A SUA CONTRIBUIÇÃO, PODE FAZÊ-LO PARA:
         partes do aparelho poderia pôr em risco a sua integridade.        Almirante Fausto Brito e Abreu
         Particularmente preocupante o estado da tela, das madeiras das  Presidente da Direcção do Grupo de Amigos
         estruturas principais, em parte carunchosa e em parte esmagada       do Museu de Marinha
         e a oxidação da maior parte dos elementos metálicos.
           O motor era outra preocupação, mas a “Rolls Royce”, seu fa-  Fábrica Nacional de Cordoaria – Rua da Junqueira
         bricante, veio assegurar a sua recuperação.                              1300 LISBOA
           Face à situação descrita, não restavam dúvidas que o “Santa
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