Page 332 - Revista da Armada
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trução, o que permitiria a preparação das réplicas pretendidas. Cruz” deveria ser restaurado, tendo sido definidos como
Foi encarregada desse trabalho a empresa inglesa “Historical critérios: manter e preservar os materiais primitivos na maior
Flights”, associada a outra empresa, a IMC Aerospace, que se extensão possível; utilizar novos materiais em tudo idênticos aos
encarrega dos aspectos técnicos e industriais. E assim foram primitivos; realizar os trabalhos de restauro no próprio Museu,
desmontados o hélice e o motor, retiradas as asas do lado direito para permitir a continuação das visitas.
e a tela que cobria todo o lado direito da fuselagem. Prevê-se que os trabalhos da restauro da estrutura do avião
Entretanto, os apoios verbais das entidades oficiais não se terminem durante o mês de Novembro de 1998, estando ainda
concretizaram, ficando o Director do Museu da Marinha sem por definir a data de aprontamento do motor.
meios para concluir os trabalhos e a empresa inglesa com encar- Resta dizer que o objectivo final do restauro é o de conservar
gos e sem cobertura para eles. por tempo indefinido o “Santa Cruz”, como peça de Museu.
Entretanto, surgiu um “grupo de boa vontade” disposto a aju- Não se trata, portanto, de o fazer voar de novo, embora se admi-
dar o Museu na recuperação do “Santa Cruz”, tendo o Grupo de ta que o motor possa, excepcionalmente, ser posto a trabalhar.
Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) assumido a respon- Para fazer face aos elevados encargos deste restauro são
sabilidade de apoiar o Museu no restauro do avião. necessárias mais contribuições financeiras.
No dia 19 de Fevereiro foi assinado um Acordo entre o Museu Serão, pois, bem acolhidos todos os donativos daqueles que
e a IMC Aerospace, com o GAMMA como apoiante, destinado a queiram associar-se ao trabalho meritório que está a ser levado a
regular o restauro do “Santa Cruz” pela IMC, pelo custo total de cabo pelo Museu de Marinha, na preservação de um hidroavião
30 000 contos, no prazo de 1 ano. que significa a gesta gloriosa de tão ilustres marinheiros.
Foram efectuados contactos com diversas entidades pelo
GAMMA para obtenção de apoio financeiro ao restauro do
avião.
Cruz Júnior
Os trabalhos de restauro iniciaram-se em 9 de Março findo, VALM Pil. Av.
pelo pessoal contratado pela IMC, tendo-se constituído um
grupo de apoio técnico aos trabalhos de restauro, que aconselha
a Direcção do Museu quanto à orientação dos trabalhos. NO CASO DE DESEJAR ENVIAR PELO CORREIO
Verificou-se que o mau estado de conservação de algumas A SUA CONTRIBUIÇÃO, PODE FAZÊ-LO PARA:
partes do aparelho poderia pôr em risco a sua integridade. Almirante Fausto Brito e Abreu
Particularmente preocupante o estado da tela, das madeiras das Presidente da Direcção do Grupo de Amigos
estruturas principais, em parte carunchosa e em parte esmagada do Museu de Marinha
e a oxidação da maior parte dos elementos metálicos.
O motor era outra preocupação, mas a “Rolls Royce”, seu fa- Fábrica Nacional de Cordoaria – Rua da Junqueira
bricante, veio assegurar a sua recuperação. 1300 LISBOA
Face à situação descrita, não restavam dúvidas que o “Santa