Page 337 - Revista da Armada
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faróis ser por mar, foi neces- lização de soluções alternati-
sário recorrer ao aluguer de vas para a obtenção das res-
embarcações particulares, uma pectivas coordenadas.
vez que a embarcação semi- Os marcos geodésicos, duma
-rígida disponibilizada pelo forma geral, estão preservados
Ministério da Defesa da RDSTP mas, apesar disso, as observa-
se mostrou em alguns casos ções efectuadas revestiram-se
inadequada, criando riscos ele- de grandes dificuldades, em
vados, pois os desembarques alguns casos inultrapassáveis
eram efectuados em zonas de para as observações clássicas,
rochas vulcânicas. devido à inacessibilidade a
No período em que se dispôs alguns marcos, e pela sua não
de embarcação, as más condi- intervisibilidade noutros casos,
ções de mar encontradas não devido à densa vegetação que
permitiram o acesso a duas das os rodeia.
estruturas, o que obrigou à uti- Com o suporte financeiro de
Marco geodésico envolvido por densa vegetação.
Portugal, e o empenho e a ac- vai permitir a actualização das
ção da Cooperação Técnico- CNO e de outras publicações
-Militar Portuguesa, foi possível internacionais, alargando assim
estabelecer a nova rede de o conhecimento destas ajudas
Ajudas à Navegação da RDSTP, na comunidade marítima
sendo indiscutível que esta rede nacional e internacional, o que
constitui um assinalável factor constituirá um factor de prestí-
de desenvolvimento local, que gio para S. Tomé e Príncipe e
vem contribuir para que as Portugal.
comunicações por via marítima
sejam mais seguras.
A realização desta missão,
para a obtenção de coorde- Moreira Pinto
Acesso ao farolim do ilhéu Santana. nadas das ajudas à navegação, 1TEN