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A Participação Açoreana na Guerra
Civil Americana: o “Alabama”
O C.S.S: “ALABAMA”
No início da Guerra de Secessão Norte-
-Americana (1861-1865), uma das primeiras
medidas tomadas pelas autoridades da
União foi o bloqueio aos portos confedera-
dos (medida integrada no plano “Ana-
conda”, que visava garantir o cerco e a
gradual asfixia do Sul). Sendo essencial-
mente uma nação de agricultores, pouco
industrializada e carente de matérias-pri-
mas (ao contrário dos estados nortistas), a
Confederação estava totalmente depen-
dente dos abastecimentos a partir do exteri-
or, contudo não dispunha de uma marinha
forte que lhe permitisse enfrentar as forças
de bloqueio. As soluções que se lhe
depararam foram o recurso a audazes con-
trabandistas que, com grande risco pessoal,
furavam o bloqueio para abastecer o Sul
das matérias e produtos de que tanto ne- O C.S.S. “Alabama”.
cessitava (os célebres blockade runners), o
emprego da arma submarina (o ataque do Construído em Liverpool, sob a super- quando teve de se deslocar aos estaleiros de
submersível “Hunley” à fragata nortista visão do representante da Confederação em Cherbourg para reparações. Tendo a sua
“Housatonic” foi o primeiro deste tipo a ter Inglaterra, o “Alabama” foi lançado à água presença no porto francês sido detectada
sucesso, embora à custa das vidas dos seus a 15 de Maio de 1862, sob o falso nome de pelo diplomata nortista Charles Adams,
oito tripulantes) e, por fim, o contra-ataque, “Enrica” e com uma tripulação civil, de teria em breve a aguardá-lo à saída do porto
através de navios corsários que flagelavam modo a dar a aparência de um navio mer- o U.S.S. “Kearsarge”. Não lhe restando
a navegação mercante federal, dando a cante (apesar de simpatizar com a causa outra alternativa, pois permanecer no porto
provar aos yankees uma dose do seu próprio confederada, a Inglaterra assumia oficial- poderia significar a vinda de mais navios da
remédio e garantindo o empenhamento de mente uma postura neutral). Ao longo da União, o Comandante Semmes respondeu
algumas das suas mais valiosas unidades sua curta carreira jamais tocaria solo norte- ao desafio. No dia 19 de Junho de 1864,
combatentes. O C.S.S. “Alabama” foi o mais -americano. enfrentando um inimigo com costado
célebre desses corsários. O navio dirigiu-se, então para os Açores, reforçado e uma capacidade artilheira
onde recebeu o armamento e embarcou muito superior, o C.S.S. “Alabama” foi
carvão e provisões. Também aí recebeu a afundado à vista da costa francesa. Alguns
sua nova guarnição (parte da qual já tinha dos sobreviventes foram recolhidos pelas
servido sob as ordens do seu Comandante, embarcações do “Kearsarge” e aprisiona-
Raphael Semmes, a bordo de outro navio dos, enquanto outros, cerca de 40, entre os
confederado, o C.S.S. “Sumter”). Quando quais se encontrava o Comandante
deixou águas portuguesas foi lido o acto de Semmes, encontraram a protecção da ban-
armamento e arvorada a bandeira da deira britânica do iate “Deerhound”, que
Confederação, passando, então, a ser oficial- navegava nas redondezas.
mente considerado um navio de guerra dos
Estados Confederados. O ENVOLVIMENTO AÇORIANO
Nos 22 meses seguintes, este cruzador
com armação de bergantim cruzou as rotas Embora nenhuma nação europeia se
baleeiras em torno dos Açores e as linhas de tenha envolvido directamente no conflito (a
navegação da costa Leste dos Estados Inglaterra, porém, esteve prestes a intervir
Unidos, Caraíbas, costa do Brasil, África do nele por ocasião do caso Trenton , são co-
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Sul, Índico, Mar da China e Baía de nhecidas as simpatias da Inglaterra e da
Bengala, tendo abordado 447 navios, cap- França pela causa sulista . Quanto a
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turado 65 navios mercantes da União e Portugal, embora tivesse já abolido total-
afundando um navio de guerra federal, o mente a escravatura (o que só se efectivaria,
U.S.S. “Hatteras”. Fez cerca de 2000 pri- definitivamente em 1869) e simpatizasse,
sioneiros, sem que houvesse perda de vidas provavelmente, com a causa abolicionista,
e nunca perdeu um só membro da sua não deixou de se solidarizar com a posição
Passageiros de um navio mercante assistem, aterrados, à guarnição por acidente ou doença. das restantes potências europeias, entre as
aproximação do “Alabama”. A carreira do “Alabama” viria a terminar quais a Espanha e a Holanda, que, tendo
8 SETEMBRO/OUTUBRO 2001 • REVISTA DA ARMADA