Page 298 - Revista da Armada
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A Participação Açoreana na Guerra



                   Civil Americana: o “Alabama”






         O C.S.S: “ALABAMA”

           No início da Guerra de Secessão Norte-
         -Americana (1861-1865), uma das primeiras
         medidas tomadas pelas autoridades da
         União foi o bloqueio aos portos confedera-
         dos (medida integrada no plano “Ana-
         conda”, que visava garantir o cerco e a
         gradual asfixia do Sul). Sendo essencial-
         mente uma nação de agricultores, pouco
         industrializada e carente de matérias-pri-
         mas (ao contrário dos estados nortistas), a
         Confederação estava totalmente depen-
         dente dos abastecimentos a partir do exteri-
         or, contudo não dispunha de uma marinha
         forte que lhe permitisse enfrentar as forças
         de bloqueio. As soluções que se lhe
         depararam foram o recurso a audazes con-
         trabandistas que, com grande risco pessoal,
         furavam o bloqueio para abastecer o Sul
         das matérias e produtos de que tanto ne-  O C.S.S. “Alabama”.
         cessitava (os célebres blockade runners), o
         emprego da arma submarina (o ataque do  Construído em Liverpool, sob a super-  quando teve de se deslocar aos estaleiros de
         submersível “Hunley” à fragata nortista  visão do representante da Confederação em  Cherbourg para reparações. Tendo a sua
         “Housatonic” foi o primeiro deste tipo a ter  Inglaterra, o “Alabama” foi lançado à água  presença no porto francês sido detectada
         sucesso, embora à custa das vidas dos seus  a 15 de Maio de 1862, sob o falso nome de  pelo diplomata nortista Charles Adams,
         oito tripulantes) e, por fim, o contra-ataque,  “Enrica” e com uma tripulação civil, de  teria em breve a aguardá-lo à saída do porto
         através de navios corsários que flagelavam  modo a dar a aparência de um navio mer-  o U.S.S. “Kearsarge”. Não lhe restando
         a navegação mercante federal, dando a  cante (apesar de simpatizar com a causa  outra alternativa, pois permanecer no porto
         provar aos yankees uma dose do seu próprio  confederada, a Inglaterra assumia oficial-  poderia significar a vinda de mais navios da
         remédio e garantindo o empenhamento de  mente uma postura neutral). Ao longo da  União, o Comandante Semmes respondeu
         algumas das suas mais valiosas unidades  sua curta carreira jamais tocaria solo norte-  ao desafio. No dia 19 de Junho de 1864,
         combatentes. O C.S.S. “Alabama” foi o mais  -americano.               enfrentando um inimigo com costado
         célebre desses corsários.            O navio dirigiu-se, então para os Açores,  reforçado e uma capacidade artilheira
                                            onde recebeu o armamento e embarcou  muito superior, o C.S.S. “Alabama” foi
                                            carvão e provisões. Também aí recebeu a  afundado à vista da costa francesa. Alguns
                                            sua nova guarnição (parte da qual já tinha  dos sobreviventes foram recolhidos pelas
                                            servido sob as ordens do seu Comandante,  embarcações do “Kearsarge” e aprisiona-
                                            Raphael Semmes, a bordo de outro navio  dos, enquanto outros, cerca de 40, entre os
                                            confederado, o C.S.S. “Sumter”). Quando  quais se encontrava o Comandante
                                            deixou águas portuguesas foi lido o acto de  Semmes, encontraram a protecção da ban-
                                            armamento e arvorada a bandeira da  deira britânica do iate “Deerhound”, que
                                            Confederação, passando, então, a ser oficial-  navegava nas redondezas.
                                            mente considerado um navio de guerra dos
                                            Estados Confederados.              O ENVOLVIMENTO AÇORIANO
                                              Nos 22 meses seguintes, este cruzador
                                            com armação de bergantim cruzou as rotas  Embora nenhuma nação europeia se
                                            baleeiras em torno dos Açores e as linhas de  tenha envolvido directamente no conflito (a
                                            navegação da costa Leste dos Estados  Inglaterra, porém, esteve prestes a intervir
                                            Unidos, Caraíbas, costa do Brasil, África do  nele por ocasião do caso Trenton , são co-
                                                                                                         (1)
                                            Sul, Índico, Mar da China e Baía de  nhecidas as simpatias da Inglaterra e da
                                            Bengala, tendo abordado 447 navios, cap-  França pela causa sulista . Quanto a
                                                                                                      (2)
                                            turado 65 navios mercantes da União e  Portugal, embora tivesse já abolido total-
                                            afundando um navio de guerra federal, o  mente a escravatura (o que só se efectivaria,
                                            U.S.S. “Hatteras”. Fez cerca de 2000 pri-  definitivamente em 1869) e simpatizasse,
                                            sioneiros, sem que houvesse perda de vidas  provavelmente, com a causa abolicionista,
                                            e nunca perdeu um só membro da sua  não deixou de se solidarizar com a posição
         Passageiros de um navio mercante assistem, aterrados, à  guarnição por acidente ou doença.  das restantes potências europeias, entre as
         aproximação do “Alabama”.            A carreira do “Alabama” viria a terminar  quais a Espanha e a Holanda, que, tendo
         8 SETEMBRO/OUTUBRO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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