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ACOPLAMENTO COM O VEÍCULO
                           ACOPLAMENTO COM O VEÍCULO

                                       DE SALVAMENTO LR5
                                       DE SALVAMENTO LR5


               o fim de 33 anos de serviço, o  Working Group” e que
               submarino “Delfim” realizou um  culminou com o exercício
         Aacoplamento com o veiculo sub-    realizado a 11 de Junho.
         mersível de salvamento LR5, na área de  Às 12 horas e 25 min,
         operações de Raasay na Escócia.    do dia 11 de Junho de
                                                  2001, ocorre um
                                                  momento histó-
                                                  rico na nossa
                                                  longa história de
                                                  Submersíveis e
                                                  Submarinos - a
                                                  abertura da esco-
                                                  tilha de salva-
                                                  mento em imer-
                                                  são, a uma pro-
                                                  fundidade de
                                                  146 metros, ten-
                                                  do o “Delfim”
                                                  ficado em con-
                                                  tacto directo com
         Submersível de Salvamento LR5 a bordo do navio de apoio sueco  o interior do
         “Belos”.                                 LR5. Após este
                                                  momento transi-
           Em 1983, o Arsenal do Alfeite montou  taram elementos entre os
         e ajustou uma nova passagem de casco  dois submarinos.
         na zona da escotilha de embarque a ré  Da superfície, a partir
         dos submarinos da classe “ALBACORA”,  do navio de apoio sueco
         a fim de permitir realizar uma alteração  “Belos”, chegava aquele a
         importante que possibilitasse um hipo-  quem chamámos – “A
         tético salvamento - a montagem de uma  nossa esperança” – veicu-
         escotilha e base de assentamento viabi-  lo submersível de salva-
         lizando o acoplamento de um veículo de  mento com 9.5 mts de comprimento que  mais uma viagem no LR5 com elementos
         salvamento submersível. Assim, passa-  poderia resgatar até 15 indivíduos.   do “Delfim”, mais um acoplamento e por
         dos 18 anos surgiu finalmente a possibili-  A bordo do “Delfim”, a manobra de  fim uma viagem de regresso à superfície,
         dade de tornar este acopla-                                                    no LR5 com outros volun-
         mento uma realidade.                                                           tários de bordo.
           Esta operação surge na                                                         A abertura da escotilha de
         sequência de um relacionamen-                                                  salvamento à profundidade
         to privilegiado entre as duas                                                  de 146 metros, a passagem de
         Marinhas (Inglesa e Portu-                                                     17 elementos da guarnição por
         guesa), face a uma cooperação                                                  essa escotilha, 3 viagens no
         naval que já decorre desde 1991                                                LR5 e 2 acoplamentos, foram
         com as participações em exercí-                                                os resultados de um grande
         cios de treino de navios de                                                    passo para a confiança daque-
         guerra anti-submarina (OST                                                     les que têm nesta plataforma a
         –Operational Sea Training).                                                    sua segunda casa.
           Sendo a busca, localização e
         salvamento de submarinos sinis-                                                    (Colaboração do N.R.P. “Delfim”)
         trados, uma preocupação cons-
         tante da nossa Marinha houve o                                                 Notas
                                                                                          a) O NRP “Delfim” encontra-se sob o
         entendimento de desenvolver as  Primeira equipa a bordo do veículo de salvamento LR5 pronta para o transbordo para  Comando do CTEN Silva de Pinho, que
         diligências necessárias a efectuar  o NRP Delfim. Da esquerda para a direita: 1MAR CM Gonçalves, 1MAR E Gago,  assumiu funções em 11 de Janeiro de
         um exercício de acoplamento  1SAR E Calisto e CTEN Gouveia e Melo.             2001, depois de ter terminado o Curso
         com um submersível de salva-                                                   de Comandantes para Submarinos.
         mento e desta forma certificar as escotilhas  assentamento do LR5 foi atentamente  b) Passaram a escotilha a 146 mts e navegaram no
         dos submarinos classe “ALBACORA”.   seguida, sendo o silêncio e a expectativa  LR5 os seguintes elementos:
                                                                                 1ª equipa - Cten Gouveia e Melo (teve a honra da 1ª
           O planeamento desta operação teve iní-  de tal forma que permitiram escutar, sem  passagem), 1 Ten M Ribeiro, 1 Sar E Calisto, 1 Mar CM
         cio há cerca de dois anos na Esquadrilha  a ajuda de equipamento, os ruídos provo-  Gonçalves, 1 Mar E Gago.
         de Submarinos, tendo sido estabelecidos  cados pelos jactos de água  enviados pelo  2ª equipa - 1 Ten EN-AEL Sousa, 1 Ten M Teles, 1
         contactos com responsáveis do “UK  LR5 na manobra de acoplamento.     Sar HE Azevedo, 1 Sar T Santos, 1 Mar CM Rolo.
                                                                                 3ª equipa - 1 Ten Lucena, 2 Ten EN-AEL Pica, 1 Sar
         Rescue Service” durante as reuniões anu-  Após a passagem do primeiro grupo  MQ Gomes, 1 Sar MQ Cerqueira, 2 Sar MQ Ferreira,
         ais do “Submarine Escape and Rescue  para o interior do “Delfim”, seguiram-se:  Cab R Fernandes, 1 Mar CM Santos
                                                                              REVISTA DA ARMADA • SETEMBRO/OUTUBRO 2001  13
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