Page 54 - Revista da Armada
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Na esteira dos
                                     Na esteira dos


                desembarques de Cook no
                 desembarques de Cook no

                    Continente Australiano
                    Continente Australiano




         O leitor de assuntos marítimos                 James Cook e o seu “Endeavour”
         tem uma ideia detalhada da
         modernidade científica, rela-         Cook nasce em Ingla-                            de desinteria e malária
         tivamente à época, das viagens      terra a 27 de Outubro de                          que grassavam nesta
                                             1728, filho de um cam-
                                                                                               cidade.
         portuguesas dos Séc. XV e XVI.      ponês do Yorkshire. Os                            “East-coast collier” de três
                                                                                                 O “Endeavour”, um
                                             seus primeiros contactos
         A anexação pela Espanha em          com as fainas marítimas                           mastros e de 368 tons,
         1580, e as dificuldades e mu-       desenvolvem-se a bordo                            105´de comprimento fora
                                             das barcas de transporte
                                                                                               a fora, 29´e 3´´de boca
         danças daí decorrentes, gera-       de carvão na zona de                              máxima, 11´de pontal no
                                                                                               porão e cerca de 14´´de
                                             Whitby. Aos vinte e seis
         ram um certo alheamento no          anos entra como volun-                            calado carregado, anteri-
         que concerne a viagens poste-       tário para a Marinha                              ormente denominado
                                                                                               “Earl of Pembroke”, que a
                                             Inglesa, tendo tomado
         riores, nacionais e estrangeiras,   parte nas campanhas do                            Marinha Britânica com-
                                                                                               prou para a expedição
                                             Quebeque, de onde volta
         especialmente na área do Pací-      em Outubro de 1762.                               patrocinada pela Royal
         fico, imensa zona geográfica        Concluída a Guerra dos                            Society of London, era
                                                                                               uma embarcação lenta e
                                             Sete Anos é nomeado
         em que os nossos interesses se      cartógrafo na Terra Nova.                         robusta, de pouco calado,
                                             Aí, em 5 de Agosto de
                                                                                               utilizada no transporte de
         foram reduzindo, ficando prati-     1766, observa um eclipse                          carvão nas costas ingle-
         camente limitados a Macau e         do Sol. Regressa definitivamente a Inglaterra neste  sas. Cook, que entretanto seria escolhido para seu
                                                                               comandante, era favorável a este tipo de navio que
                                             mesmo ano. Os conhecimentos adquiridos nesta ac-
         Timor, até ao Séc. XX.              tividade serão fundamentais na elaboração dos traba-  lhe era familiar e que tinha muito melhores facili-
                                             lhos hidrográficos posteriormente efectuados durante
                                                                               dades de se safar de encalhes dada a forma da care-
         Estes apontamentos de viagens       as suas viagens no Pacífico. Em 1768 é promovido a  na. Depois de sofrer no Deptford Naval Yard as alte-
         à Austrália e Nova Zelândia         oficial e nomeado comandante do “Endeavour”,  rações necessárias para alojar os seus tripulantes e
                                                                               cientistas, largou para esta primeira viagem à volta do
                                             partindo para a sua primeira viagem nestas funções.
                                               Os seus cuidados com a alimentação e higiene da
         têm o fim de despertar um inte-     tripulação, por vezes impostos de maneira violenta,  Mundo, a única sob o comando de Cook. No regres-
                                                                               so a Inglaterra, após uma viagem de cerca de três
         resse um pouco mais profundo,       permitiram evitar as enormes baixas devidas ao  anos, fez três viagens às Malvinas, retornando às suas
         para além do relacionado com o      escorbuto, frequentes em longas viagens nesta época.  origens i. e. ao transporte de carvão, O “Endeavour”
                                             No entanto, quando foi obrigado arribar a Batávia em
                                                                               comprado por um armador de Massachusetts acabou
         acompanhamento das múltiplas        Novembro de 1770, após ter passado por Timor,  os seus dias desmantelado, após um encalhe em
                                                                               Newport em 1793.
                                             houve numerosas baixas causadas pelas epidemias
         regatas que aí se correm.
                                            como “Van Diemen´s Land”, nome do  a Batávia (hoje Jakarta). Após ter concluído
         AS DESCOBERTAS DO SÉC. XVIII       Governador-Geral das Índias Ocidentais de  o seu diário desta longa viagem com “Que
                                            então, sem avistar as costas australianas,  Deus seja louvado por esta feliz viagem.
               os meados do Séc. XVIII começava a  navega na costa ocidental da Nova  Amen”, foi criticado por não ter encontrado
               delinear-se uma revolução nas prin-  Zelândia, onde tem contactos inamistosos  uma passagem do Índico ao “Mar do Sul”,
        Ncipais facetas da actividade humana  com os Maoris e efectua numerosos dese-  que permitisse a ligação fácil ao Chile, nem
         a que não poderiam ficar indiferentes os  nhos, e nas ilhas Fidji, regressando finalmente  trazer notícias promissoras sobre trocas
         aspectos científicos e técnicos ligados ao
         mar. Depois das hegemonias portuguesa e
         espanhola dos séculos anteriores surgiram,
         entre outros, os navios holandeses, franceses
         e ingleses interessados no domínio e ex-
         ploração dos comércios marítimos do
         Pacífico. Estas viagens enquadravam-se
         basicamente nos esquemas precedentes, no
         que tocava a conhecimentos náuticos,
         financiamentos privados e protecção militar.
           A viagem de 1642 do navegador holan-
         dês Abel Janzsoon Tasman, ao serviço da
         Companhia das Índias Ocidentais, é bem
         um paradigma desta situação: Parte das
         Ilhas Maurícias, com dois navios e víveres
         para um ano; passa pela Tasmânia, que hoje
         tem o seu nome após ter sido conhecida  Ópera de Sydney mostrando à direita o local "The Rocks" onde se estabeleceram os primeiros europeus.
         16 FEVEREIRO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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