Page 54 - Revista da Armada
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Na esteira dos
Na esteira dos
desembarques de Cook no
desembarques de Cook no
Continente Australiano
Continente Australiano
O leitor de assuntos marítimos James Cook e o seu “Endeavour”
tem uma ideia detalhada da
modernidade científica, rela- Cook nasce em Ingla- de desinteria e malária
tivamente à época, das viagens terra a 27 de Outubro de que grassavam nesta
1728, filho de um cam-
cidade.
portuguesas dos Séc. XV e XVI. ponês do Yorkshire. Os “East-coast collier” de três
O “Endeavour”, um
seus primeiros contactos
A anexação pela Espanha em com as fainas marítimas mastros e de 368 tons,
1580, e as dificuldades e mu- desenvolvem-se a bordo 105´de comprimento fora
das barcas de transporte
a fora, 29´e 3´´de boca
danças daí decorrentes, gera- de carvão na zona de máxima, 11´de pontal no
porão e cerca de 14´´de
Whitby. Aos vinte e seis
ram um certo alheamento no anos entra como volun- calado carregado, anteri-
que concerne a viagens poste- tário para a Marinha ormente denominado
“Earl of Pembroke”, que a
Inglesa, tendo tomado
riores, nacionais e estrangeiras, parte nas campanhas do Marinha Britânica com-
prou para a expedição
Quebeque, de onde volta
especialmente na área do Pací- em Outubro de 1762. patrocinada pela Royal
fico, imensa zona geográfica Concluída a Guerra dos Society of London, era
uma embarcação lenta e
Sete Anos é nomeado
em que os nossos interesses se cartógrafo na Terra Nova. robusta, de pouco calado,
Aí, em 5 de Agosto de
utilizada no transporte de
foram reduzindo, ficando prati- 1766, observa um eclipse carvão nas costas ingle-
camente limitados a Macau e do Sol. Regressa definitivamente a Inglaterra neste sas. Cook, que entretanto seria escolhido para seu
comandante, era favorável a este tipo de navio que
mesmo ano. Os conhecimentos adquiridos nesta ac-
Timor, até ao Séc. XX. tividade serão fundamentais na elaboração dos traba- lhe era familiar e que tinha muito melhores facili-
lhos hidrográficos posteriormente efectuados durante
dades de se safar de encalhes dada a forma da care-
Estes apontamentos de viagens as suas viagens no Pacífico. Em 1768 é promovido a na. Depois de sofrer no Deptford Naval Yard as alte-
à Austrália e Nova Zelândia oficial e nomeado comandante do “Endeavour”, rações necessárias para alojar os seus tripulantes e
cientistas, largou para esta primeira viagem à volta do
partindo para a sua primeira viagem nestas funções.
Os seus cuidados com a alimentação e higiene da
têm o fim de despertar um inte- tripulação, por vezes impostos de maneira violenta, Mundo, a única sob o comando de Cook. No regres-
so a Inglaterra, após uma viagem de cerca de três
resse um pouco mais profundo, permitiram evitar as enormes baixas devidas ao anos, fez três viagens às Malvinas, retornando às suas
para além do relacionado com o escorbuto, frequentes em longas viagens nesta época. origens i. e. ao transporte de carvão, O “Endeavour”
No entanto, quando foi obrigado arribar a Batávia em
comprado por um armador de Massachusetts acabou
acompanhamento das múltiplas Novembro de 1770, após ter passado por Timor, os seus dias desmantelado, após um encalhe em
Newport em 1793.
houve numerosas baixas causadas pelas epidemias
regatas que aí se correm.
como “Van Diemen´s Land”, nome do a Batávia (hoje Jakarta). Após ter concluído
AS DESCOBERTAS DO SÉC. XVIII Governador-Geral das Índias Ocidentais de o seu diário desta longa viagem com “Que
então, sem avistar as costas australianas, Deus seja louvado por esta feliz viagem.
os meados do Séc. XVIII começava a navega na costa ocidental da Nova Amen”, foi criticado por não ter encontrado
delinear-se uma revolução nas prin- Zelândia, onde tem contactos inamistosos uma passagem do Índico ao “Mar do Sul”,
Ncipais facetas da actividade humana com os Maoris e efectua numerosos dese- que permitisse a ligação fácil ao Chile, nem
a que não poderiam ficar indiferentes os nhos, e nas ilhas Fidji, regressando finalmente trazer notícias promissoras sobre trocas
aspectos científicos e técnicos ligados ao
mar. Depois das hegemonias portuguesa e
espanhola dos séculos anteriores surgiram,
entre outros, os navios holandeses, franceses
e ingleses interessados no domínio e ex-
ploração dos comércios marítimos do
Pacífico. Estas viagens enquadravam-se
basicamente nos esquemas precedentes, no
que tocava a conhecimentos náuticos,
financiamentos privados e protecção militar.
A viagem de 1642 do navegador holan-
dês Abel Janzsoon Tasman, ao serviço da
Companhia das Índias Ocidentais, é bem
um paradigma desta situação: Parte das
Ilhas Maurícias, com dois navios e víveres
para um ano; passa pela Tasmânia, que hoje
tem o seu nome após ter sido conhecida Ópera de Sydney mostrando à direita o local "The Rocks" onde se estabeleceram os primeiros europeus.
16 FEVEREIRO 2001 • REVISTA DA ARMADA