Page 154 - Revista da Armada
P. 154

Um dia com…
          Um dia com…
              A Banda da Armada
              A Banda da Armada



         Na Praça da Armada, entrados no    montados os instrumentos e colocadas as  que chega atrasado e aguarda uma oportunida-
                                            partituras, entre um dedo de conversa mais ou  de para pedir autorização para ocupar o seu lu-
         antigo Quartel de Marinheiros de   menos animada, um gesto de saudação mais  gar, que a disciplina tem sempre a dos músicos
         Alcântara, atravessada a espaçosa  longe, posicionadas as cadeiras e ajustadas as  como exemplo. Enfim, o próprio do dia a dia.
                                            estantes, aproxima-se a hora do ensaio.  A um sinal do maestro, todos se concentram
         parada em direcção à porta do cor-
                                              À chegada do maestro, que na primeira ses-  e sob o seu varrer de olhos vão, num aceno,
         redor que, ao fundo, se abre para  são é o Sub-chefe da banda, levantam-se e à voz  confirmando a sua prontidão e a um bater da
         sul, não nos foi difícil dar com   de «Sentido!» já todos estavam perfilados. Cum-  batuta, uma pausa e inicia-se a «The Phantom
                                            primentados, sentam-se e surpreendentemente  Menace» de «A Guerra das Estrelas».
         o edifício que aloja                                                               A sala, parcialmente in-
         a Banda da  Arma-                                                                 sonorizada, sob o comando
                                                                                           da batuta, na mão direita do
         da. De lá, pela por-                                                              maestro, e o «apelo» da sua
         ta entreaberta, che-                                                              mão esquerda, enche-se de
                                                                                           sons que se encadeiam uns nos
           ga vam-nos acordes                                                              outros formando um conjunto
         des garrados.                                                                     harmonioso em que a indivi-
                                                                                           dualidade só sobressai se não
                                                                                           cumprir. Mas em que cumprir é
              quela hora, quem tinha                                                       ainda um convite à criatividade
              chegado mais cedo,                                                           para que a música seja arte, seja
         Àpodia entregar-se a um                                                           emoção, seja libertação.
         dedo de conversa, a afinar o                                                        Uma primeira pausa. «Agora,
         seu instrumento ou a ensaiar                                                      só madeiras!» ... «Outra vez!» ...
         um específico trecho da par-                                                       «Antes do 20, alternância das
         titura que no ensaio diário lhe                                                   notas em semicolcheias bem
         compete executar, como sem-                                                       me didas, não fazer trilo» ... são
         pre se deseja, na perfeição.  A “Casa da Música” da Banda da Armada.              orientações do maestro para que
           A toda a largura dum edi-                                                       se alcance o apuro pretendido.
         fício especialmente concebido para a Banda  surgem-nos, conforme intuíramos, arrumados   Durante a execução muitos dos músicos só
         da Armada em 1922, a sala de ensaio tem um  em semi círculos, por naipes e famílias (1) de  aparentemente estão inactivos. De facto todos
         varandim à volta, ao nível dum primeiro andar  instrumentos, a Banda, instrumentos de sopro,  seguem o desenrolar da execução pois as en-
         com um pé direito que faz juz à época em que  madeiras e metais, e de percussão, que habitu-  tradas têm que ter uma precisão cronométrica
         foi construído.                    almente vemos em formatura de desfile.  para que o fluir da música não seja perturbado.
           Para este amplo espaço dão, em topos opos-  São nove horas e trinta. O ensaio de tutti (2)  Fazem-no de ouvido quando a familiaridade
         tos dos dois pisos, algumas salas onde se desen-  durará até ao meio dia.   com a partitura está conquistada.
         volve o trabalho de bastidor                                                       É assim que no movimento

         que só os da casa conhecem.                                                       «Ominous and Deliberate(3)»,
           A meio de um dos dois lados                                                     entram os 1ºs clarinetes enquan-
         dotados de janelas, o estrado e                                                   to os 2ºs e 3ºs fazem uma espera
         estante de regência, indicam o                                                    de 6 mais 10 compassos.
         lugar que será ocupado pelo                                                        Mais adiante, um compasso
         maestro. Ao longo da parede                                                       antes do 122, vimos entrar em
         oposta, num estrado, os instru-                                                   acção o oboé e a flauta a solo.
         mentos mais volumosos aguar-                                                       O rigor da execução não
         dam quem lhes dará vida.                                                          impede, entre os executantes,
           Ao centro e aos olhos de                                                        a comunicação visual onde,
         leigos como nós, cadeiras e                                                       a um deslize, subjaz na troca
         estantes a esmo deixam-nos                                                        de olhares a ironia sem malícia
         perdidos. Aqui e ali, com-                                                        que faz parte da sã emulação.
         pletamente absortos, uns                                                           E o ensaio prossegue com
         quantos instrumentistas ex-                                                       repetições, todos juntos ou,
         traem, desencontradamen-                                                          na circunstância, alguns naipes
         te, dos seus metais ou das   Ensaio geral.                                        só, e, claro, quando a peça é
         suas madeiras sons que só                                                         inteiramente executada já se
         eles reconhecem a quem pertencem e lhes    Com os olhos no maestro, ajustadas as po-  está numa fase adiantada.
         sugerem ou a afinação do seu instrumen-  sições, dá-se conta da situação; uma peça que   Uma breve pausa para descontrair os mús-
         to ou a repetição do trecho que tocavam.  acabara de se partir põe um oboé de baixa, um  culos, mudar as partituras, uma para cada
         Tudo, sem interferirem uns com os outros.  sargento que tem um tratamento a fazer, uma  instrumento dentro de cada família, e ajustar
           A sala vai-se compondo. Abertos os estojos,  dispensa por uma razão especial e um elemento  a afinação pelo oboé, que se vai seguir outro

         8  MAIO 2003 U REVISTA DA ARMADA
   149   150   151   152   153   154   155   156   157   158   159