Page 154 - Revista da Armada
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Um dia com…
Um dia com…
A Banda da Armada
A Banda da Armada
Na Praça da Armada, entrados no montados os instrumentos e colocadas as que chega atrasado e aguarda uma oportunida-
partituras, entre um dedo de conversa mais ou de para pedir autorização para ocupar o seu lu-
antigo Quartel de Marinheiros de menos animada, um gesto de saudação mais gar, que a disciplina tem sempre a dos músicos
Alcântara, atravessada a espaçosa longe, posicionadas as cadeiras e ajustadas as como exemplo. Enfim, o próprio do dia a dia.
estantes, aproxima-se a hora do ensaio. A um sinal do maestro, todos se concentram
parada em direcção à porta do cor-
À chegada do maestro, que na primeira ses- e sob o seu varrer de olhos vão, num aceno,
redor que, ao fundo, se abre para são é o Sub-chefe da banda, levantam-se e à voz confirmando a sua prontidão e a um bater da
sul, não nos foi difícil dar com de «Sentido!» já todos estavam perfilados. Cum- batuta, uma pausa e inicia-se a «The Phantom
primentados, sentam-se e surpreendentemente Menace» de «A Guerra das Estrelas».
o edifício que aloja A sala, parcialmente in-
a Banda da Arma- sonorizada, sob o comando
da batuta, na mão direita do
da. De lá, pela por- maestro, e o «apelo» da sua
ta entreaberta, che- mão esquerda, enche-se de
sons que se encadeiam uns nos
ga vam-nos acordes outros formando um conjunto
des garrados. harmonioso em que a indivi-
dualidade só sobressai se não
cumprir. Mas em que cumprir é
quela hora, quem tinha ainda um convite à criatividade
chegado mais cedo, para que a música seja arte, seja
Àpodia entregar-se a um emoção, seja libertação.
dedo de conversa, a afinar o Uma primeira pausa. «Agora,
seu instrumento ou a ensaiar só madeiras!» ... «Outra vez!» ...
um específico trecho da par- «Antes do 20, alternância das
titura que no ensaio diário lhe notas em semicolcheias bem
compete executar, como sem- me didas, não fazer trilo» ... são
pre se deseja, na perfeição. A “Casa da Música” da Banda da Armada. orientações do maestro para que
A toda a largura dum edi- se alcance o apuro pretendido.
fício especialmente concebido para a Banda surgem-nos, conforme intuíramos, arrumados Durante a execução muitos dos músicos só
da Armada em 1922, a sala de ensaio tem um em semi círculos, por naipes e famílias (1) de aparentemente estão inactivos. De facto todos
varandim à volta, ao nível dum primeiro andar instrumentos, a Banda, instrumentos de sopro, seguem o desenrolar da execução pois as en-
com um pé direito que faz juz à época em que madeiras e metais, e de percussão, que habitu- tradas têm que ter uma precisão cronométrica
foi construído. almente vemos em formatura de desfile. para que o fluir da música não seja perturbado.
Para este amplo espaço dão, em topos opos- São nove horas e trinta. O ensaio de tutti (2) Fazem-no de ouvido quando a familiaridade
tos dos dois pisos, algumas salas onde se desen- durará até ao meio dia. com a partitura está conquistada.
volve o trabalho de bastidor É assim que no movimento
que só os da casa conhecem. «Ominous and Deliberate(3)»,
A meio de um dos dois lados entram os 1ºs clarinetes enquan-
dotados de janelas, o estrado e to os 2ºs e 3ºs fazem uma espera
estante de regência, indicam o de 6 mais 10 compassos.
lugar que será ocupado pelo Mais adiante, um compasso
maestro. Ao longo da parede antes do 122, vimos entrar em
oposta, num estrado, os instru- acção o oboé e a flauta a solo.
mentos mais volumosos aguar- O rigor da execução não
dam quem lhes dará vida. impede, entre os executantes,
Ao centro e aos olhos de a comunicação visual onde,
leigos como nós, cadeiras e a um deslize, subjaz na troca
estantes a esmo deixam-nos de olhares a ironia sem malícia
perdidos. Aqui e ali, com- que faz parte da sã emulação.
pletamente absortos, uns E o ensaio prossegue com
quantos instrumentistas ex- repetições, todos juntos ou,
traem, desencontradamen- na circunstância, alguns naipes
te, dos seus metais ou das Ensaio geral. só, e, claro, quando a peça é
suas madeiras sons que só inteiramente executada já se
eles reconhecem a quem pertencem e lhes Com os olhos no maestro, ajustadas as po- está numa fase adiantada.
sugerem ou a afinação do seu instrumen- sições, dá-se conta da situação; uma peça que Uma breve pausa para descontrair os mús-
to ou a repetição do trecho que tocavam. acabara de se partir põe um oboé de baixa, um culos, mudar as partituras, uma para cada
Tudo, sem interferirem uns com os outros. sargento que tem um tratamento a fazer, uma instrumento dentro de cada família, e ajustar
A sala vai-se compondo. Abertos os estojos, dispensa por uma razão especial e um elemento a afinação pelo oboé, que se vai seguir outro
8 MAIO 2003 U REVISTA DA ARMADA