Page 160 - Revista da Armada
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que ainda não dispõem  inercial de navegação, pelo que é de admitir
                                                          dessa capacidade estão a  que elas possam estar a ser afectadas pe-
                                                          ser convertidos. Um dos  los empasteladores que as forças iraquia-
                                                          programas que se iniciou,  nas eventualmente possuam. Nesse caso, o
                                                          recentemente, visa moder-  resultado do empastelamento poderá ser a
                                                          nizar o sistema de nave-  munição acertar numa posição diferente da
                                                          gação dos mísseis HARM  prevista e, eventualmente, contribuir para
                                                          (High speed Anti-Radiation  o aumento dos danos colaterais.
                                                          Missile), que equipam os   A propósito de danos colaterais, gostaria
                                                          aviões F-16, F-18 e Tor-  de referir, antes de terminar, que apesar de
                                                          nado, com a instalação  tecnologicamente muito avançadas as bom-
                                                          de um receptor GPS mi-  bas / mísseis continuam a ser constituídas
                                                          litar integrado com um  por grandes quantidades de explosivos. E
                                                          sistema inercial, baseado  apesar da sua precisão cirúrgica, com erros
                                                          em micro-acelerómetros e  que podem não ultrapassar o metro, as ex-
                                                          girobússolas de fibra óp-  plosões por si provocadas devastam áreas
         Figura 3 - Empastelador portátil de GPS apresentado pela firma Russa Aviacon-
         versiya Ltd em Paris, em 1999.                   tica (12).           que não se circunscrevem a valores dessa
                                                                               ordem de grandeza, pelo que por mais pre-
         ter os sinais para o domínio do tempo e   CONCLUSÃO                   cisas que sejam as armas continuará sempre
         trabalhar nesse domínio.                                              a haver danos colaterais (sobretudo se os
           Apesar do grande esforço que tem vin-  “A revolução nos assuntos militares está a conduzir   alvos militares estiverem colocados junto
         do a ser feito no sentido de desenvolver   a um tipo de guerra em que a distância não oferece   a áreas residenciais ou comerciais...).
                                            protecção, em que qualquer alvo, se for encontrado,
         antenas, filtros e circuitos anti-empaste-  será destruído” (13)         De qualquer maneira, não tenhamos dú-
         lamento, a melhor solução para manter a   Ian McLachlan (ex-Ministro da defesa da Austrália)  vidas de que neste jogo do gato e do rato,
         operacionalidade no ambiente saturado e                               em que um contendor procura optimizar a
         hostil de um teatro de operações consiste   Face ao que já foi dito, admite-se que as  precisão do guiamento das suas armas e o
         num sistema integrado que combine um  Forças Armadas iraquianas estejam a usar  outro contendor tenta confundir as bombas
         receptor GPS e um sistema de navegação  empasteladores de GPS para dificultar o guia-  inteligentes e os mísseis inimigos, se está
         inercial. A combinação desses dois sistemas  mento preciso de munições e armas. No en-  a jogar muito do sucesso/insucesso nesta
         de navegação é efectuada de tal forma que  tanto, a grande largura de banda do código  segunda guerra do golfo.
         quando o GPS estiver a fornecer informação  militar garante aos receptores instalados nes-            Z
         de confiança, a plataforma utiliza a solução  sas armas uma boa imunidade ao empastela-  L. Sardinha Monteiro
         de navegação determinada pelo receptor  mento, a qual ainda poderá aumentar com a                  CTEN
         GPS, quando este estiver a ser empastela-  adição de filtros ou circuitos anti-empastela-
         do, a navegação ficará a cargo do sistema  mento. Se, além de tudo isto, o receptor GPS   Referências
                                                                                 (1) BILLIÈRE, Gen. Sir Peter de la, “Storm Com-
         de navegação inercial.             do projéctil ou míssil estiver integrado com   mand: A Personal Account of the Gulf War”, Harper
           No caso do GPS, o erro da posição é in-  um sistema inercial de navegação, então as   Collins, 1992, p. 348.
         dependente da duração da missão, isto é,  probabilidades de haver problemas serão ain-  (2) HOFFMAN, Tech. Sgt T., “Vice Chief Cites Im-
         mesmo que a missão seja bastante longa  da mais reduzidas. Desta forma, será muito   portance of Space”, Air Force Space Command Public
         os erros cometidos pelo GPS mantêm-se  difícil que um empastelador seja eficaz contra   Affairs, 1 September 1999.
                                                                                 (3) HASIK, James, RIP, Michael, “GPS at war: A ten-
         dentro da mesma ordem de grandeza. Já  um míssil Tomahawk e, mesmo que o seja, o   year retrospective”, Proceedings of ION GPS 2001 Tech-
         no sistema de navegação inercial, os er-  que poderá acontecer é o guiamento rever-  nical Meeting, Salt Lake City, 11-14 September 2001.
         ros tendem a aumentar, tanto com o mo-  ter para o sistema inercial, levando o míssil   (4) “Smart weapons”, The Quarterly Newsletter of
         vimento do utilizador como com a du-  a acertar a uma dezena ou vintena de metros   The Institute of Navigation, Volume 10, Number 1,
         ração da missão. No entanto, o sistema  de distância da posição prevista.  Spring 2000, p. 7.
                                                                                 (5) MORGAN, Tom, “GPS and the revolution in
         inercial tem sobre o GPS a vantagem de   Já no tocante às bombas inteligentes, ain-  military affairs”, Janes Defence Weekly, Vol. 37, Issue
         ser completamente imune a qualquer for-  da são poucas as que possuem um sistema   n.º 10, 6 March 2002.
         ma de empastelamento, pois trata-se de                                  (6) WELLS, Lawrence L., “The Projectile Challenge
         um sistema de navegação autónomo. A                                   For GPS Guidance”, Proceedings of ION GPS 2001 Tech-
                                                                               nical Meeting, Salt Lake City, 11-14 September 2001.
         integração dos dois resulta num sistema                                 (7) HERSKOVITZ, Don, “GPS Insurance – Antijam-
         de navegação eficaz em qualquer situação                               ming the system”, Journal of Electronic Defense, De-
         e capaz de garantir um rigor bastante su-                             cember 2000, p.p. 41-45.
         perior ao conseguido com cada um deles                                  (8) RITTER, Scott, “Endgame: Solving the Iraqui pro-
         separada e individualmente. Desta forma,                              blem – once and for all”, Simon & Schuster, p.141.
                                                                                 (9) JOHN A. VOLPE NATIONAL TRANSPORTA-
         podemos dizer que estes dois sistemas se                              TION SYSTEMS CENTER, “Vulnerability assessment
         complementam quase na perfeição: aqui-                                of the transport infrastructure relying on the Global Po-
         lo em que o GPS é mais vulnerável (em-                                sitioning System – Final report”, 29 August 2001.
                                                                                 (10) GERSHANOFF, H., “Russian GPS Jam-
         pastelamento), não afecta minimamente                                 mer Introduced”, Journal of Electronic Defense
         o sistema de navegação inercial, enquan-                              (www.jedonline.com), August 1999.
         to que o maior problema deste (degrada-                                 (11) CASABONA, Mario M., ROSEN, Mur-
         ção do rigor posicional com o tempo) não                              ray W., “Discussion of GPS Anti-jam Technology”,
         afecta, de modo algum, o GPS.                                         www.ericorp.com, 18/11/1999.
                                                                                 (12) LOFFLER, Thomas, NIELSON, John, “Interna-
           Atentas a esta realidade, as Forças Armadas                         tional HARM Precision Navigation Upgrade – A GPS/
         norte-americanas têm vindo a equipar os seus                          INS Application to Improve Missile Effectiveness and
         mísseis e projécteis com sistemas integrados                          Minimize the Possibility of Fratricide”, Proceedings of
         (GPS mais sistema inercial de navegação).                             ION GPS 2001 Technical Meeting, Salt Lake City, 11-
         Por exemplo, os mísseis Tomahawk possuem                              14 September 2001.
                                                                                 (13) “Interview: Ian McLachlan,  Australian Mi-
         todos, além do guiamento por GPS, um sis-  Figura 4 – Kit para bombas inteligentes de 5 polegadas   nister for Defence”, Jane’s Defence Weekly, 7 August
         tema inercial complementar. Outros mísseis   (fonte: American Nucleonics Corporation)  1996, p. 40.
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