Page 303 - Revista da Armada
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que se chega a um porto. minerais, por parte de vários países
Depois do almoço, deu-se outra (fictícios). Diariamente eram divulga-
efeméride importante – a fotografia da dos artigos publicados por um grupo
5ª guarnição. 194 elementos posaram de imprensa, organizado especifica-
para uma série de fotografias únicas mente para o exercício (SIMPRESS),
tendo na ilha de Corfu um excelente podendo-se acompanhar toda a evo-
pano de fundo. De seguida deu-se o lução do conflito.
que se pode chamar, uma autêntica Chegando ao fim do exercício,
“faina geral de fotografia”. Fotogra- a força dirigiu-se novamente para
fias por departamento, por serviços, Leith, para o debriefing final sobre
formais ou engraçadas, foram aos mi- o exercício. A estadia em Leith de-
lhares, cada um procurando em si a correu entre 1 e 5JUL.
sua “costela” de fotógrafo, uns mais
profissionais, outros mais descontraí- DE LEITH A LISBOA – EXERCÍCIO
dos. Estas serão as fotografias que nos Preparando para vistoriar. MAJESTIC EAGLE 04
irão fazer relembrar para sempre este Terminado que estava o exercício
dia, que dificilmente iremos esquecer. o resto da força, que regressava de Barcelo- JMC 042, o navio deslocou-se para uma nova
Para os festejos, foram convidados 10 elemen- na. Rumando para águas escocesas, até ao área de operações onde se desenrolaria o
tos do FGS “Köln” que em breve destacaria da porto de Leith, situado no interior da cida- novo exercício, o Majestic Eagle 04 (ME04),
STANAVFORLANT 2004 e regressaria à Alema- de de Edimburgo onde chegámos no dia ao largo da costa Marroquina, ligeiramente
nha. As comemorações iniciaram-se com a ceri- 16JUN. Esta estadia teve como finalidade a a Norte das ilhas Canárias.
mónia de imposição de condecorações a alguns preparação na participação no JMC 042, ten- No dia 08JUL ocorreu o encontro entre a
elementos da guarnição. De seguida o Coman- do as reuniões sectoriais de preparação sido SNFL e o grupo de combate do porta-aviões
dante, acompanhado do sargento e da praça efectuadas na localidade de Faslane. USS ´´ENTERPRISE’’, passando a integrar o
mais antigas, inaugurou a placa da 5ª guarnição. O exercício JMC 042 contou com a par- grupo de escoltas já em preparação para o
Seguiu-se um jantar de convívio. ticipação de um grande número de navios exercício. O ME04 decorreu no período de
Este aniversário foi comemorado em plena de diversas nacionalidades e teve como ob- 11 a 15JUL em duas fases: uma de prepara-
missão “Active Endeavour”, mas a camarada- jectivo principal, fornecer treino conjunto, ção com exercícios seriados e outra de ope-
gem que sentimos durante todo o dia, fez-nos num ambiente de multiameaça a unidades rações denominada “livex”. Salienta-se a
esquecer por momentos que estavamos longe (e staffs) do Reino Unido, NATO e Nações participação de 4 porta-aviões (2 dos EUA,
dos nossos entes mais próximos, dos nossos cos- Aliadas, permitindo-lhes operar em forma- 1 de Itália, 1 de Espanha) e respectivos gru-
tumes, enfim, do nosso país. ções tácticas, como preparação para o seu pos escolta.
emprego numa componente de uma Força O Majestic Eagle teve como objectivos:
DE CORFU A LISBOA Tarefa Combinada (CTF). Particularmente: s CONDUZIR OPERA ÜES MULTINACIONAIS UTI-
No dia 28MAI largamos de Corfu e desloca- s FACILITAR A VALIDA ÎO DAS UNIDADES DA lizando doutrina NATO (participaram países
mo-nos para a área de patrulha situada a Norte “NATO Reacion Force” 3 (NRF 3); não Nato – e.g. Marrocos);
do Canal do Suez. Esta foi sem dúvida a área com s POSSIBILITAR O TREINO DE hBATTLE MANAGE- s AVALIAR O APOIO LOGÓSTICO EM TERMOS DE MU-
mais elevado tráfego marítimo e consequente- ment” para o Comandante e staff embarca- nições, pessoal, abastecimento e reparações;
mente a que obrigou a uma atenção redobrada do no USS “Enterprise” e para a Força Tarefa s EXECUTAR O COMANDO E CONTROLO DE FOR-
devido à quantidade de navegação que se encon- Combinada Belga e Holandesa (COMBNL- ças de uma coligação de Países;
trava a entrar ou a sair, o Canal do Suez. TG) embarcada no HNLMS “Rottterdam”; Aproveitando a quantidade e qualidade de
Após a patrulha, o navio dirigiu-se para o s E FACILITAR O !#4 n h!REA #APABILITY 4RAI- navios existentes no exercício, foi realizado
porto de Lisboa, enquanto o resto da força ru- ning” (ASW e AAW) dos HMS “Manchester” um PHOTOEX tendo os navios sido dispostos
mou a Barcelona em Espanha, tendo termina- e HMS “Southampton”. em formatura de forma a criar uma boa ima-
do a participação na operação “Active Endea- Houve ainda tempo para visitar a bela ci- gem para a fotografia. Foi uma oportunidade
vour” a 2JUN. A visita a Lisboa foi meramente dade de Edimburgo. Sempre com ameaça de de ver os mais diversos tipos de navios, a evo-
logística, tendo-se efectuado a manutenção chuva, Edimburgo está situada em redor do luir a pequena distância, incluindo o maior
correctiva de alguns equipamentos de forma seu castelo, seu ex-libris. porta-aviões do mundo, o USS “Enterprise”.
a preparar o navio para os exercícios interna- O exercício decorreu de 20JUN a 1JUL, O exercício terminava a 15 JUL, e termi-
cionais que se avizinhavam. numa área de operações a Oeste da costa nava também a nossa integração na STA-
No decurso da operação o navio, efectuou o escocesa. NAVFORLANT 2004. Nesse mesmo dia,
controlo de 414 navios mercantes (26 pelo he- Foi criado um cenário baseado em disputas despedimo-nos dos restantes navios, nome-
licóptero orgânico), tendo vistoriado um navio, territoriais e étnicas e no controlo de riquezas adamente o HNLMS “Jacob van Heemsker-
através da inserção de duas equipas: ck”, FGS “Rhön” e FGS “Niedersa-
uma de segurança e uma de inspec- chsen”, num pequeno e simbólico
ção. A equipa de segurança, composta cerimonial denominado Sail Past.
por Fuzileiros Navais especificamen- Em 17JUL atracávamos definiti-
te treinados para actuação em navios vamente no Cais 2 da B.N.L.. Era
mercantes, foi introduzida em simultâ- o fim de uma longa viagem e tem-
neo por embarcação e helicóptero. O po de reencontro com familiares e
navio navegou 862 horas, o que cor- amigos. No fim a sensação de dever
respondeu a uma taxa de navegação cumprido e o brio de termos contri-
de 73 % e percorreu um total de 10 buído para o bom-nome da nossa
872 milhas náuticas. Marinha e de Portugal, fazendo jus
ao nosso lema: “PRONTOS PARA
DE LISBOA A LEITH – EXERCÍCIO COMBATER E VENCER”…
JOINT MARITIME COURSE 042 Z
O navio largou da B.N.L no dia (Colaboração do Comando
12JUN a fim de se reencontrar com Fotografia da 5ºguarnição. do NRP “Álvares Cabral”)
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2004 13