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A “Sagres” e os seus Irmãos
A “Sagres” e os seus Irmãos
6. 1ª Parte – Albert Leo Schlageter
à proa. O oficial imediato apercebendo-se do
perigo, deu ordem para que toda a guarnição
subisse imediatamente para o convés e o Co-
mandante Rogge mandou colocar a máquina
a ré devagar, tendo o motor arrancado imedia-
tamente. Com uma visibilidade inferior a 200
metros o navio encontrava-se a navegar roda-
a-roda com um outro, cujo ruído se foi inten-
sificando. Por isso, entre o avistamento do va-
por inglês Trojan Star e a colisão não passaram
mais de 30 segundos. O gurupés do Albert Leo
Schlageter partiu-se, tendo-se ainda registado
muitas outras avarias no casco e no aparelho
do navio. Foi então rebocado para Dover e daí
seguiu, pelos seus próprios meios, para Ham-
burgo, onde foi reparado.
No dia 11 de Abril, dois dias depois de ter-
minadas as reparações nos estaleiros da Blöhm
O Albert Leo Schlageter navegando à vela. & Voss, o navio largou de Hamburgo para a pri-
Albert Leo Schlageter (actual navio- na que se foi agravando
escola Sagres) é o terceiro navio da à medida que o navio Comandantes do Albert Leo Schlageter
O classe Gorch Fock. Foi encomen- se aproximava do estrei- Fregattenkapitän Bernhard Rogge FEV1938 – DEZ1939
dado ao estaleiro Blöhm & Voss no dia 2 de to de Dover. Navegando Fregattenkapitän Joachim Asmus JAN 1944 – NOV1944
Dezembro de 1936 e a sua construção teve à vela a uma velocidade Kapitänleutenant Johann Reckoff ABR 1945 – MAI 1945
início, com o assentamento da quilha, a 15 entre os 0,8 e os 3,8 nós,
de Julho de 1937. em função do vento e da
De acordo com as exigências do projecto, o corrente, e com a máquina pronta a arrancar meira viagem de instrução. Visitou nesta via-
casco do navio foi construído com chapas de em caso de necessidade, facilmente a bordo gem os portos de Santa Cruz de Tenerife e Port
aço de 10 milímetros de espessura, rebitadas e se percebiam todos os ruídos provocados pe- of Spain, antes de regressar à Alemanha, pelo
parcialmente soldadas. Inicialmente equipado los outros navios. No dia 23, pelas 19h35, o norte da Escócia.
com um motor diesel da marca MAN (Machi- navio atravessou a linha Dover/Calais e pouco No dia 5 de Abril de 1939 deixou Wilhel-
nenfabrik Augsburg-Nürnberg), com uma po- depois das 20h00 foram ouvidos sinais sonoros mshaven para a sua última grande viagem
tência de 750 Hp, acoplado a um hélice de
passo direito com quatro pás, permitia ao navio
atingir uma velocidade máxima de 11 nós. Albert Leo Schlageter
No dia 30 de Outubro, três meses e meio de- Albert Leo Schlageter nasceu no dia 12 de Agosto de 1894 em
pois de assentada a quilha, o navio foi lançado Schönau, no sul da Alemanha. Em 1909, depois de uma educa-
à água, ainda sem mastaréus nem vergas, na ção católica, mudou-se para Freiburg, tornando-se aluno interno
presença de muitos convidados da hierarquia no Seminário local. Em Agosto de 1914, durante a Grande Guer-
política e militar alemã. Atracado ao cais do ra, alistou-se, como voluntário, no 76º Regimento de Artilharia.
estaleiro até ao início de Fevereiro de 1938, o Nos anos seguintes, 1915-1916, combateu na primeira linha das
Albert Leo Schlageter foi acabado no que res- batalhas da Flandres, Somme e Verdun. Fruto do seu desempenho
peita à instalação de equipamentos e apron- em combate foi promovido a Tenente, em 1917.
tamento do aparelho. Em 1918, ainda antes de terminar a Guerra, foi condeco-
Entre os dias 10 e 12 de Fevereiro o Albert rado com a 1ª Cruz de Ferro Alemã. Em Dezembro do mes-
mo ano deixou o exército.
Leo Schlageter efectuou no rio Weser, em Pouco tempo depois, em 1919, entrou para a Faculdade de
Hamburgo, as primeiras provas de mar, tendo Albert Leo Schlageter (1894-1923). Economia Política da Universidade de Freiburg. No entanto
então sido aumentado ao efectivo dos navios o seu patriotismo levou-o mais uma vez a alistar-se no Corpo
da Kriegsmarine. O seu primeiro comandante de Voluntários, que combateu os soviéticos na região do Báltico. Corria o ano de 1921 quando
foi o Fregattenkapitän Bernhard Rogge, tendo Albert Leo Schlageter se alistou novamente como voluntário para defender a sua pátria. Desta vez
como oficial imediato o Kapitanleutenant Wol- no Corpo de Voluntários de Hauenstein, da Alta Silésia. Combateu então contra os polacos, na
fgang Erhardt. Curiosamente, o primeiro oficial batalha de Freischärler. No ano seguinte, em 1922, tornou-se membro do partido Nacional So-
imediato do Albert Leo Schlageter viria a ser o cialista Alemão (NSDAP – Nationalsozialisttischen Deutschen Arbeiterpartei).
primeiro Comandante do actual Gorch Fock, Em 1923 organizou a operação de sabotagem da linha de caminho de ferro que era utilizada para
navio-escola alemão, construído em 1958. levar o carvão do sul da Alemanha para França. Esta cedência de carvão, considerada lesiva para o
desenvolvimento económico da Alemanha, havia ficado acordada no final da Guerra, como contra-
O Albert Leo Schlageter largou de Bruns- partida pelos danos causados pelos alemães à indústria francesa.
büttel para a sua primeira viagem de instru- No dia 7 de Abril, como consequência do acto de sabotagem, Albert Leo Schlageter foi preso em
ção com cadetes e sargentos da Kriegsmarine, Essen. No dia 7 de Maio, e na sua ausência, um tribunal militar francês condenou-o à morte. Foi
no dia 20 de Março de 1938. No dia 22, pela executado no dia 26 de Maio de 1923, em Dusseldorf.
manhã, começou a formar-se alguma nebli-
14 SETEMBRO/OUTUBRO 2004 U REVISTA DA ARMADA