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Os navios da classe
Os navios da classe
“Andrómeda”
“Andrómeda”
INTRODUÇÃO – Equipamentos de comunicações Os navios estão preparados para a re-
s Transreceptor VHF Sailor; cepção e instalação de equipamentos
Os navios da classe “Andrómeda” são s DSC VHF Sailor; científicos portáteis que servem de apoio
lanchas hidrográficas concebidas para a s Transreceptor HF/MF Skanti 7000 e às diversas actividades de hidrografia,
actividade de investigação nas áreas da DSC HF/MF Skanti 9000, com capa- oceanografia e geofísica.
hidrografia e O navio está
oceanografia, equipado com
em estuários um labora-
e zonas cos- tório, que de
teiras. Estas acordo com
lanchas, de a especifici-
construção dade da mis-
nacional, fo- são, pode ser
ram construi- do tipo seco
dos no Arse- ou húmido.
nal do Alfeite Como labo-
na segunda ratório seco é
metade da dé- normalmen-
cada de 80, de te usado pe-
acordo com las equipas
um projecto técnicas para
desenvolvido instalação de
no Gabinete sistemas de
de Estudos da controlo de
Direcção-Ge- equipamentos
ral do Mate- científicos e
rial Naval sob aquisição de
a orientação dados. Como
do CMG ECN laboratório
José Baião do NRP “Andrómeda”. húmido desti-
Nascimento. na-se à prepa-
Iniciaram a sua actividade operacional no cidade GMDSS (Global Maritime Dis- ração das amostras recolhidas, de água ou
âmbito das missões da Marinha de Guerra tress Safety System); sedimentos, para posterior análise em labo-
e particularmente, do Instituto Hidrográfi- s Transreceptor HF RF2301; ratórios em terra.
co e da comunidade científica nacional. s Sistemas de comunicações VHF por-
Os N.R.P. “Andrómeda” e “Auriga” são táteis. CAPACIDADES HIDROGRÁFICAS
navios de 31,5 metros de comprimen-
to, dispõem de 2 sistemas de propulsão, – Equipamentos de hidrografia Estes navios têm capacidade para efectuar
diesel e eléctrico, que proporcionam 12 s Sondador feixe simples Atlas Deso 20 levantamentos hidrográficos expeditos com
e 5 nós de velocidade máxima respecti- de dupla frequência (33 e 210KHz) e recurso a 2 sondadores acústicos de feixe
vamente e têm uma autonomia de 1980 adaptação para grandes fundos; simples permanentemente instalados a bor-
milhas a 10 nós. Os navios dispõem ain- s Sondador feixe simples Atlas Deso 25 do, um ligado aos transdutores de 210 e 33
da de energia estabilizada para alimen- de dupla frequência (33 e 210KHz) e KHz e o outro ligado ao transdutor de 33
tação de equipamentos científicos (24 e adaptação para grandes fundos. KHz com adaptação para grandes fundos.
220 volts). Os dados adquiridos são de fácil e rápi-
– Equipamentos de oceanografia do processamento, podendo ser utilizados
EQUIPAMENTOS ESPECÍFICOS s Grua hidráulica com lança telescópi- para apoio a operações oceanográficas (por
ca de 3,5 ton; exemplo: fundeamento de bóias ondógrafo
Como equipamentos específicos, das s Guincho oceanográfico de duplo ou amarrações correntométricas).
várias áreas operacionais, os navios dis- tambor;
põem de: s Pórtico de 2 ton; CAPACIDADES
– Equipamentos de navegação s Base de multi-adaptação para guin- OCEANOGRÁFICAS
s Girobússola; chos oceanográficos;
s Odómetro; s Sistema de fixação para estrutura de Dentro dos equipamentos oceanográ-
s Radiogoniómetro; apoio à operação de colhedor do ficos utilizados a bordo desta classe de
s Radar Koden; tipo Vibrocorer (disponível apenas navios salientam-se, a título de exemplo,
s Giropiloto; no N.R.P. “Auriga”. os seguintes:
s Receptor DGPS; s Sistema de planeamento, aquisição e Sonda multi-parâmetro CTD (Conduti-
s Receptor NAVTEX Trimble; processamento de dados hidro-ocea- vity, Temperature, Depth), que é um sis-
s Agulha magnética. nográficos Hypack Max. tema dotado de vários sensores que per-
6 ABRIL 2005 U REVISTA DA ARMADA