Page 24 - Revista da Armada
P. 24

Õ}ÀiÃÊ`œÊ iœ]Ê ˆÃ˜iÃÊ`œÃÊ"Vi>˜œÃ
            Õ}ÀiÃÊ`œÊ iœ]Ê ˆÃ˜iÃÊ`œÃÊ"Vi>˜œÃ


         0ORTUGAL  QUE INICIOU A PESCA DO BACALHAU NO lNAL DO SÏCULO 86  NOS BANCOS DA 4ERRA .OVA  ACABOU  FRUTO DE MUITAS CONDICIONANTES
         POLÓTICAS  POR SE VER AFASTADO DESTA ACTIVIDADE  .O ENTANTO  O CONSUMO DE BACALHAU CONTINUOU A SER IMPORTANTE NA DIETA ALIMENTAR
         NACIONAL  3Ø MAIS TARDE  NO TERCEIRO QUARTEL DO SÏCULO 8)8  OS NAVIOS PORTUGUESES REGRESSARAM  DE FORMA REGULAR  AOS BANCOS
         %M       QUANDO JÉ TODOS OS OUTROS PAÓSES DETINHAM NAVIOS MODERNOS  E BEM EQUIPADOS  0ORTUGAL  FRUTO DA CONJUNTURA POLÓTICO ECO
         NØMICA INTERNA  LEVA A CABO A ÞLTIMA CAMPANHA COM UM VELEIRO
         $E UMA EXTENSA FROTA DE VELEIROS BACALHOEIROS  QUE CHEGOU A TOTALIZAR MAIS DE    NAVIOS  NAVEGAM HOJE APENAS TRÐS  O 'AZELA 0RIMEIRO
         REBAPTIZADO 'AZELA OF 0HILADELPHIA  PROPRIEDADE DA 0HILADELPHIA 3HIP 0RESERVATION 'UILD  O #REOULA  ADQUIRIDO PELO %STADO 0ORTUGUÐS
         NA TUTELA DO -INISTÏRIO DA $EFESA E OPERADO PELA -ARINHA  E O !RGUS  AGORA COM O NOME 0OLYNESIA ))  PERTENCENTE Ì 7INDJAMMER "ARE
         FOOT #RUISES ,TD   #URIOSAMENTE TODOS ESTES NAVIOS PERTENCIAM AO MESMO ARMADOR  A 0ARCERIA 'ERAL DE 0ESCARIAS  HOJE "ENSA¢DE 3!

                                             '!:%,! 02)-%)2/


              ÉRIOS AUTORES DEFENDEM QUE                                              VIO DISPOR DE FRIGORÓlCA PARA CONSERVA
              O 'AZELA 0RIMEIRO FOI CONS                                               ÎO DO ISCO E  CONSEQUENTEMENTE  ESTAR
         6TRUÓDO EM #ACILHAS  EM                                                      MENOS DEPENDENTE DO REABASTECIMENTO
         .O -USEU -ARÓTIMO DE ·LHAVO  APØS                                           !RQUIVO #4%. !NT˜NIO 'ON½ALVES  NOS PORTOS DO #ANADÉ  OU DA SORTE DOS
         CONSULTA DE UM DOS SEUS DIÉRIOS  VE                                          PESCADORES QUE  Ì NOITE  TERMINADA A
         RIlCÉMOS QUE  NO ANO DE       SETE                                           FAINA DE ARRANJAR O BACALHAU PESCADO
         ANOS ANTES  JÉ O NAVIO ERA PROPRIEDA                                         TENTAVAM APANHAR LULA Ì TONEIRA
         DE DA "ENSA¢DE   #Š   %M NOSSA OPI                                            %M      A POPA DO NAVIO FOI REFOR
         NIÎO  TAMBÏM ALICER ADA NOUTRA DO                                             ADA PARA PODER RECEBER O PRIMEIRO
         CUMENTA ÎO  A CONSTRU ÎO DO NAVIO                                            MOTOR  TENDO  PARA ISSO  SIDO APLICADO
         TERÉ SIDO LEVADA A CABO EM )NGLATER                                          UM NOVO CADASTE EXTERIOR  $ESTA FORMA
         RA  ALGUNS ANOS ANTES  E A SUA AQUISI                                        PASSOU A ESTAR MENOS DEPENDENTE DO
          ÎO  POR PARTE DO ARMADOR PORTUGUÐS                                          VENTO NAS VIAGENS Ì 4ERRA .OVA E  ACI
         DEU SE  POSSIVELMENTE  AQUANDO DO                                            MA DE TUDO  DISPUNHA DE MAIOR CAPACI
         REGRESSO AOS BANCOS DOS NAVIOS POR                                           DADE PARA APOIAR OS PESCADORES QUE SE
         TUGUESES  EM       /S INDÓCIOS RELA                                          AFASTAVAM PARA PESCAR  NOS SEUS DØRIS
         TIVOS Ì SUA CONSTRU ÎO EM #ACILHAS                                           #OM A VANTAGEM DE TER MAIS FACILIDA
         NOS ESTALEIROS DE *  !  DE 3AMPAIO    /S BACALHOEIROS #REOULA  !RGUS E 'AZELA 0RIMEIRO FUNDEADOS NO RIO #OINA   DE EM MUDAR DE PESQUEIRO E PRATICAR
         NÎO TERÎO PASSADO DE UMA RECONS                                              OS PORTOS  EM MAIOR SEGURAN A  COM
         TRU ÎO EFECTUADA  APROVEITANDO PARTE DO NAVIO  DATA ARMAVA EM PATACHO E TINHA O NOME 'AZELA   QUAISQUER CONDI ÜES DE VENTO E MARÏ
         EXISTENTE  POR FORMA A ULTRAPASSAR A PROIBI ÎO DE  !PØS A RECONSTRU ÎO  COM MAIS UM MASTRO  PAS   $EVIDO Ì NECESSIDADE DE UMA REPARA ÎO GE
         CONSTRUIR NAVIOS NOVOS             SOU A ARMAR EM LUGRE PATACHO     E O SEU NOME  RAL  O NAVIO NÎO FOI AOS BANCOS EM       1UAN
           5MA VEZ QUE A CONCESSÎO DE ALVARÉS PARA A  FOI ALTERADO PARA 'AZELA 0RIMEIRO  4ORNANDO SE O  DO VISTORIADO EM DOCA SECA  PELO ENGENHEIRO DA
         CONSTRU ÎO DE NAVIOS SE MANTEVE SUSPENSA  EM  MAIOR NAVIO BACALHOEIRO  ERA CONHECIDO ENTRE OS  #APITANIA DO 0ORTO DE ,ISBOA  O NAVIO FOI DADO
              TERÉ SIDO UTILIZADA UMA PARTE DA QUILHA DO  PESCADORES POR iGAZELÎOw   COMO CONDENADO  *É NO ESTALEIRO DA 'AFANHA
         ANTIGO NAVIO NA CONSTRU ÎO DE UM NOVO  NOS ES   %FECTUOU A PRIMEI
         TALEIROS DE *  -  -ENDES  EM 3ETÞBAL  DE QUE RE   RA CAMPANHA DE PES   #ARACTERÓSTICAS  !TÏ       $EPOIS DE
         SULTOU O NAVIO QUE AINDA HOJE NAVEGA NOS %STADOS  CA DE BACALHAU EM   !RMA ÎO  0ATACHO  ,UGRE PATACHO
         5NIDOS  ! PROVA DE QUE SE CONSTRUIU UM NAVIO       E ATÏ       ANO   !RQUEA ÎO BRUTA      TONELADAS      TONELADAS
         NOVO Ï A ALTERA ÎO PROFUNDA DAS SUAS PRINCIPAIS  EM QUE PESCOU PELA
         CARACTERÓSTICAS E DIMENSÜES  $EMASIADO PEQUENO  ÞLTIMA VEZ  APENAS   #OMPRIMENTO       METROS       METROS
         PARA JUSTIlCAR AS CAMPANHAS DE PESCA NOS BANCOS  NÎO FOI AOS BANCOS   "OCA      METROS      METROS
         DA 4ERRA .OVA  DEVIDO Ì SUA LIMITADA CAPACIDADE  NOS ANOS DE      E   0ONTAL      METROS       METROS
         DE CARGA  FOI SUBSTANCIALMENTE ALTERADO  !TÏ ESTA        %M      O
                                                                                         #APITáO  IMEDIATO  MOTORISTAS
                                                                4RIPULA ÎO            COZINHEIRO E AJUDANTE     PESCADORES
                                                                                                MO½OS DE CONV£S
                                                             CAPITÎO 0AULO "AGÎO l   DA .AZARÏ FORAM COLOCADOS PICADEIROS NO LOCAL
                                                             COU SEM TRÐS PESCADO   ONDE DEVERIA ASSENTAR UMA NOVA QUILHA  NÎO AL
                                                             RES  DEVIDO AO NEVOEIRO   QUEBRADA  0ARA QUE NÎO HOUVESSE DANOS NO TA
                                                             E EM      FOI A VEZ DO  BUADO DO CONVÏS  QUANDO O NAVIO PERDESSE O
                                                             CAPITÎO 3ÓLVIO 2AMALHEI   ALQUEBRAMENTO  DA UNIÎO DOS TOPOS DAS SUAS TÉ
                                                             RA PERDER DOIS HOMENS E  BUAS FOI RETIRADO O RESPECTIVO CALAFETO  / TALABAR
      !RQUIVO #4%. !NT˜NIO 'ON½ALVES
                                                             OS RESPECTIVOS DØRIS   DÎO E A BORDA FALSA FORAM TAMBÏM SECCIONADOS
                                                              1UANDO COME OU A  EM AMBOS OS BORDOS  EM DOIS LOCAIS  0ARA PÙR O
                                                             PESCAR NA 'RONELÊNDIA   NAVIO DIREITO ERA NECESSÉRIO  SEGUNDO O MESTRE
                                                             EM       FOI INSTALADO A  -ØNICA  iESTICAR PELO FUNDO  OU ENCOLHER PELO
                                                             BORDO UM GERADOR ELÏC   CONVÏSw  -AS NO FUNDO NÎO SE PODIA MEXER  !
                                                             TRICO E MOTORIZADO O  lM DE PERMITIR A DIFÓCIL REPARA ÎO  A ÉGUA DA DOCA
                                                             MOLINETE DA AMARRA  /  FOI ESGOTADA  CERCA DE    CENTÓMETROS POR DIA
         / 'AZELA 0RIMEIRO NO IN¤CIO DA 'UERRA AINDA COM A COR ORIGINAL  MAS COM O
         NOME E BANDEIRA DE 0ORTUGAL INSCRITOS NOS COSTADO   GERADOR PERMITIA AO NA   2ETIRAR A SOBREQUILHA IMPLICOU LEVANTAR OS MAS
         ÓÓÊÊ     ,"ÊÓääxÊUÊ2%6)34! $! !2-!$!
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29