Page 37 - Revista da Armada
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Setting Sail
                                   Setting Sail








              9. PANO LATINO


              No denominado pano latino encontramos velas das mais variadas for-  Contra-estai – Cabo idêntico ao estai, que encapela por cima e em re-
            mas, podendo a respectiva manobra de içar, caçar e arriar apresentar-se   forço deste, podendo servir para envergar uma vela de estai.
            de maneira muito distinta. Neste artigo vamos deter-nos naquelas mais
                                                               Envergadura (20) – Conjunto de envergues de uma vela, ou ainda o lado
            comummente utilizadas a bordo de grandes veleiros, seguindo notação   mais largo de uma vela e por onde esta se encontra envergada.
            idêntica à referida no número anterior para os cabos do pano redondo.
            Assim, os cabos com que se entra para carregar a vela surgem a rosa (–),   Escota (21) – Cabo de laborar que fixo no punho com o mesmo nome
            servindo a cor azul (–) para identificar aqueles dos quais dependem as   tem a finalidade de caçar ou folgar o pano.
            manobras de içar e caçar.
                                                               Estai (22) – Cabo que encapelado no mastro serve para o aguentar para
              Adriça (1) – Cabo que tem a finalidade de içar a vela latina triangular   vante. Toma o nome do ponto onde faz arreigada (entremastros), ou da
            ao longo do estai onde esta se encontra envergada, tomando o nome da   vela que nele é içada (estais de proa).
            respectiva vela.
                                                               Extênsula – Vela de entremastro não envergada em estai, regra geral
              Adriça da boca (2) – Cabo utilizado para içar a boca da carangueja, nas   quadrangular, que é içada com ventos fracos acima das caranguejas do
            situações em que esta é de arriar. O mesmo que adriça da boca da caran-  traquete, grande, etc.
            gueja. Na carangueja fixa recebe a designação de boça da carangueja.
                                                               Gavetope (23) – Nome dado ao mastaréu que espiga num mastro real
              Adriça da escota (3) – Cabo que caça o punho da escota para o lais da   dispondo de carangueja, sendo que a vela que aí enverga recebe igual
            retranca ou carangueja.                           designação. O mesmo que gafetope.
              Adriça do pique (4) – Cabo cuja função é içar o penol da carangueja   Guardim (24) – Existindo aos pares, um para cada bordo, estes cabos
            de arriar, operação essa que decorre em simultâneo com a manobra da   fazem arreigada no penol da carangueja. Servem para aguentar para a
            adriça da boca. Tanto esta como a adriça da boca são folgadas sob vol-  borda as caranguejas das velas latinas quadrangulares, permitindo opti-
            ta de forma coordenada, aquando da manobra de arriar a carangueja e   mizar a respectiva mareação.
            carregar a vela.
                                                               Guinda – Altura tomada na valuma da vela latina quadrangular, ou no
              Adriça da pena (5) – Cabo que caça o punho da pena para o penol   gurutil da vela latina triangular. No pano redondo representa também a
            da carangueja.                                    respectiva altura tomada a meio. Este termo é no entanto mais conhecido
                                                              e empregue como sinónimo da altura de um mastro ou mastaréu.
              Amantilho – Cabo que habitualmente associado a um aparelho de for-
            ça tem como principal função permitir o movimento vertical da retranca   Lados da vela – gurutil – lado de vante (25) ou superior (26) –, esteira
            (6), ou da carangueja (7), permitindo regular o ensacar ou enfunamento   (27) – lado inferior –, valuma (28) – lado de ré – e testa (29) – lado de van-
            da vela em função da intensidade do vento e respectiva marcação, opti-  te da vela que enverga no mastro.
            mizando o seu rendimento.
                                                               Mezena (30) – Designação do mastro situado mais a ré, desde que en-
              Boças da carangueja – Cabos que sustêm a carangueja fixa, constituí-  vergue pano latino. A vela envergada entre a respectiva retranca e a ca-
            dos pela boça da boca e pela boça do pique.       rangueja recebe igual nome.
              Brandal volante (8) – Brandal móvel cuja função é reforçar a acção dos   Mezena de tempo – Vela de menores dimensões e tecido mais resistente
            brandais fixos que sustentam o mastro. Como tal é tesado a barlavento e   do que a vela habitualmente envergada, podendo o respectivo gurutil chegar
            para ré, dependendo o ponto de arreigada da marcação e intensidade do   só até meia-carangueja, ou optar-se ainda por uma vela triangular. É enver-
            vento. Também é apelidado de brandal solteiro.    gada em substituição da vela de mezena quando se navega com vento forte
                                                              ou mau tempo, sendo também conhecida como mezena de capa.
              Burro (9) – Cabo ou talha que faz arreigada na parte inferior próximo
            do lais da retranca, dizendo para baixo e para a borda, de forma a aguen-  Penol (31) – Lais de uma carangueja, também chamado de pique ou lais
            tá-la, uma para barlavento e outra para sotavento. Surgem ainda como   da pena. A expressão «muito penol» significa que a carangueja é compri-
            sinónimos os termos escota da retranca, bolina da mezena, talha de fora   da, podendo «pouco penol» ser utilizada com sentido contrário.
            ou talha da retranca. Por vezes o termo contra-burro é utilizado para de-
            signar o burro de barlavento.                      Punho – Nome atribuído a cada um dos cantos de uma vela, surgindo
                                                              a sua denominação dependente da posição e/ou função concretas – pu-
              Carangueja – Tipo de verga cuja extremidade de vante trabalha encos-  nho da boca (32), punho da amura (33), punho da pena (34) e punho da
            tada por ante a ré de um mastro e onde enverga o gurutil da respectiva   escota (35).
            vela latina quadrangular. Pode ser fixa (10) ou de arriar (11).
                                                               Retranca (36) – Verga que se articula pela extremidade por ante a ré de
              Carregadeira – Cabo utilizado para carregar a vela latina. Recebe o nome   um mastro. A sua existência justifica-se pela necessidade de manter esti-
            do lugar da vela onde trabalha, sendo que no pano quadrangular há a con-  cada a esteira da vela latina, seja ela triangular ou quadrangular.
            siderar as seguintes possibilidades: carregadeira da pena (12), carregadeira
            do meio da pena (13), carregadeira da cruz (14), carregadeira do meio da   Vela de estai (37) – Vela latina que enverga num estai, podendo a sua
            saia (15), carregadeira da saia (16) e carregadeira do punho da escota (17).   denominação ser refinada sob as designações de vela de proa – se envergar
            Se para além das carregadeiras da pena e da escota existir apenas uma outra   num dos estais de proa –, ou vela de entremastro, se por seu turno correr
            entre elas, esta habitualmente toma a designação de carregadeira da valu-  ao longo de um estai situado entre dois mastros que não o gurupés.
            ma (18). Já nas velas de proa ou de entremastro, no máximo existirão duas   Vela latina – Nome pelo qual é conhecida qualquer vela triangular (38)
            carregadeiras. Uma delas pode inclusivamente desempenhar duas funções,   ou quadrangular (39) que envergue no sentido longitudinal do navio.
            carregando em simultâneo o punho da pena e o punho da escota (19).
              Carregar – Tirar o pano da acção do vento, sendo que no pano latino       António Manuel Gonçalves
            se utilizam as carregadeiras com esta finalidade.                                             CTEN
                                                                                              am.sailing@hotmail.com
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