Page 260 - Revista da Armada
P. 260
O N.R.P. “Corte-Real” na Standing Nato
O N.R.P. “Corte-Real” na Standing Nato
Maritime Group 1
Maritime Group 1
Na Zona de Acção 4 … 6ª PARTE
pós a passagem da Linha do Equador, assolando este país, em guerra civil há cerca manecem a bordo em difíceis condições
no dia 31 de Maio, a fragata “Corte- de vinte anos, considerado neste momento, de vida, desnutridas e psicologicamente
A-Real”, em trânsito para sul, atracou a nível internacional, como o mais perigoso abaladas, a aguardarem, com desespero, o
no dia 2 de Junho no porto de Mombaça, do mundo. Face a este cenário de profun- dia da sua libertação! “Esta foi a pior expe-
Quénia. Eram 0940h locais quando lançan- da crise humanitária, a WFP vem respon- riência da minha vida. Nunca vi nada assim!
tes, regeiras e contra-regeiras alcançaram dendo através do envio de ajuda alimen- Não sei como ainda estou vivo”, dizia o co-
terra no maior porto de África mandante do navio “Yenegoa
Oriental, antigo território por- Ocean”, recentemente liber-
tuguês durante o séc. XVII. A tado, após ter recebido apoio
estadia da “Corte-Rea l” neste do navio da SNMG1, HNLMS
porto no hemisfério sul pos- “De Zeven Provincien”.
sibilitou o descanso da guar- Nessa navegação rumo a
nição e proporcionou um norte, durante a manhã do dia
conhecimento mais pormeno- 13 de Junho, pouco tempo de-
rizado das exóticas paisagens pois do final de uma operação
africanas, incluindo a reali- de reabastecimento de com-
zação de um safari, aventura bustível no mar entre a “Cor-
inédita e única para muitos te-Real” e o reabastecedor ale-
dos marinheiros portugueses. mão FGS “Berlin”, os sensores
No dia da largada, foi ao NRP da fragata portuguesa detecta-
”Corte-Real” atribuída a nobre ram uma Dhow de carga que
tarefa de escoltar dois navios pelo seu comportamento le-
da UN WFP (United Nations vantou suspeitas. Encontrava-
World Food Program). Vigia atento ao MV “Bright Star” durante a escolta dos navios do WFP até Mogadíscio. -se a cerca de 20 milhas da
A fragata portuguesa integrada na ope- tar, 95 por cento da qual transportada por costa da Somália, num mar deserto, sem se-
ração Allied Protector da NATO, largou na via marítima. guimento, ao sabor da forte corrente e des-
chuvosa tarde do dia 5 de Junho e aguar- No final da tarde do dia 10 de Junho, a concertante ondulação, numa zona onde
dou ao largo de Mombaça pela chegada dos fragata “Corte-Real” iniciou o trânsito para a Monção é rainha até Outubro. Após inú-
navios contratados pela UN WFP. Entre 6 e norte, a apenas algumas milhas da costa da meras tentativas, sem sucesso, para entrar
10 de Junho, efectuou a escolta aos navios Somália, em missão de reconhecimento e em contacto via rádio com esta embarcação
mercantes “Marwan H” e “Bright Star”, que recolha de informação. Durante sete dias, típica do Índico, a semi-rígida da “Corte-
haviam largado, respectivamente, dos por- a “Corte-Real” e o seu helicóptero, Daxter, -Rea l”, foi lançada à água. Cautelosamente,
tos de Mombaça, no Quénia, e de Dar Es compilaram várias centenas de fotografias e com a cobertura do seu navio-mãe, diri-
Salaam, na Tanzânia, com destino ao pe- que, após árduo e minucioso trabalho, per- giu-se com a equipa de segurança compos-
rigoso porto de Mogadíscio, ta por Fuzileiros, em direcção
na Somália. A tarefa atribuída à Dhow que, repentinamente,
tinha implícita a necessidade pareceu acordar do desespero
de proteger ambos os navios dos últimos dias! Elementos
mercantes, nas ameaçadoras da tripulação saltaram para o
águas que banham a costa convés e, com furor, agitaram
Leste da Somália, de possí- os braços, em sinal de eviden-
veis ataques de piratas até à te pedido de auxílio aos por-
sua chegada, em segurança, tugueses. A Dhow de nome
a Mogadíscio. O Hand-over “Vishvakalyan”, de pavilhão
dos MV’s “Marwan H” e “Bri- indiano, encontrava-se no
ght Star” para a WFP Organi- mar, à deriva, após dez dias de
zation, deu-se durante a tarde sequestro por piratas Somalis.
do dia 10 de Junho, com os Libertada há três dias, a tripu-
navios fundeados à entrada do lação constituída por catorze
porto de Mogadíscio, de forma marinheiros de nacionalidade
a poderem descarregar, em se- Indiana, encontrava-se sem
gurança, a sua valiosa carga. “Corte-Real” e a Dhow Indiana. combustível, sem comunica-
A ajuda alimentar transportada pelos na- mitiu disponibilizar à NATO informações ções rádio, sem alimentos e praticamente
vios mercantes, destina-se a uma popula- preciosas, para serem usadas no combate sem água potável, queixando-se de dores
ção de cerca de 3,2 milhões de Somalis, à pirataria. Neste reconhecimento, foram no corpo devido a maus tratos físicos infli-
carenciados e a necessitarem de urgente positivamente identificados quatro navios gidos pelos piratas que, cumulativamente,
apoio humanitário, muitos deles em fuga alvo de sequestro, neste momento ainda haviam roubado todos os seus pertences e
para campos apinhados de refugiados, que sob controlo dos piratas Somalis, a aguar- partiram, deixando-os à mercê da sua sorte.
se vêm concentrando junto à fronteira com dar resgates de avultadíssimas quantias de E foi efectivamente muita sorte terem sido
o Quénia e a Etiópia. A fome e a morte vêm dinheiro. As tripulações, regra geral, per- encontrados!
6 AGOSTO 2009 U REVISTA DA ARMADA